O jogo na perspectiva da teoria histórico-cultural na educação infantil de Cuba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edilson Azevedo da [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90196
Resumo: A presente pesquisa apresenta os resultados acerca da investigação sobre O Jogo na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil de Cuba. Vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores e teve origem no conhecimento empírico de que os docentes brasileiros, em geral, parecem apresentar dificuldades de conceber o jogo e a brincadeira como atividade principal da criança, capaz de promover desenvolvimento das capacidades superiores de pensamento; na inquietação provocada pela utilização de jogos, pelas Instituições de Educação Infantil do Brasil, como meio didático para ensino de conteúdos específicos, o que reduz o ato de brincar a um fim utilitarista; e no modo como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) concebe o brincar. Optou-se pela análise do Sistema Nacional de Educação de Cuba, enfatizando o subsistema da educação Pré-escolar. O objeto do trabalho se constituiu no estudo do jogo relacionado à criança pequena, no contexto da Educação Infantil em Cuba, iluminado pela Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e seguidores, com base nos seguintes pressupostos: o conceito de jogo (principalmente o de papéis) como atividade principal, os conceitos de mediação, de zona de desenvolvimento proximal e de atividade principal. A investigação ocorreu com base na análise dos Documentos Normativos para a Educação Infantil de Cuba, a partir dos objetivos: caracterização do contexto sociocultural de Cuba; mapeamento da situação escolar no país, com ênfase na educação pré-escolar, e análise do currículo dos programas destinados a essa faixa...
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