Metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem: considerações teóricas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252507 |
Resumo: | As Metodologias Ativas, nos últimos anos, passaram a serem estudadas e aplicadas em diferentes contextos escolares, tendo em vista a importância da aprendizagem significativa e o preparo dos alunos para os desafios do século XXI. Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso de Pedagogia caracterizou-se como descritiva, qualitativa e bibliográfica, e teve como objetivo realizar uma revisão das produções científicas sobre Metodologias Ativas no Brasil, considerando artigos da área educacional publicados na base de dados Scielo entre 2013 e 2023. Dentre os resultados obtidos, constatou-se principalmente o grande volume de publicações sobre o Ensino Superior na área da Saúde. Dentre as Metodologias Ativas mais populares verificou-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Sala de Aula Invertida são aquelas com maior recorrência. Entretanto, considerando que a ABP é mais antiga e apareceu com maior incidência em artigos voltados à área da Saúde, constatou-se que a Sala de Aula Invertida é uma das Metodologias Ativas mais populares na Educação. Inferiu-se que as Metodologias Ativas de Aprendizagem são importantes no processo ao colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado. Ainda há muito a ser discutido nesta área e as escolas precisam equipar-se para que as Metodologias Ativas sejam aplicadas de maneira satisfatória. Ademais, os professores ao utilizar as Metodologias Ativas precisam atentar-se ao contexto e a realidade do ambiente escolar, visando como objetivo final a formação integral dos estudantes. |
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Metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem: considerações teóricasActive methodologies and the teaching-learning process: theoretical considerationsMetodologias AtivasRevisão BibliográficaEducaçãoActive MethodologiesLiterature ReviewEducationAs Metodologias Ativas, nos últimos anos, passaram a serem estudadas e aplicadas em diferentes contextos escolares, tendo em vista a importância da aprendizagem significativa e o preparo dos alunos para os desafios do século XXI. Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso de Pedagogia caracterizou-se como descritiva, qualitativa e bibliográfica, e teve como objetivo realizar uma revisão das produções científicas sobre Metodologias Ativas no Brasil, considerando artigos da área educacional publicados na base de dados Scielo entre 2013 e 2023. Dentre os resultados obtidos, constatou-se principalmente o grande volume de publicações sobre o Ensino Superior na área da Saúde. Dentre as Metodologias Ativas mais populares verificou-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Sala de Aula Invertida são aquelas com maior recorrência. Entretanto, considerando que a ABP é mais antiga e apareceu com maior incidência em artigos voltados à área da Saúde, constatou-se que a Sala de Aula Invertida é uma das Metodologias Ativas mais populares na Educação. Inferiu-se que as Metodologias Ativas de Aprendizagem são importantes no processo ao colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado. Ainda há muito a ser discutido nesta área e as escolas precisam equipar-se para que as Metodologias Ativas sejam aplicadas de maneira satisfatória. Ademais, os professores ao utilizar as Metodologias Ativas precisam atentar-se ao contexto e a realidade do ambiente escolar, visando como objetivo final a formação integral dos estudantes.Active Methodologies, in recent years, have started to be studied and applied in different school contexts, considering the importance of meaningful learning and preparing students for the challenges of the 21st century. This Pedagogy course completion work research was characterized as descriptive, qualitative and bibliographic and aimed to carry out a review of scientific productions on Active Methodologies in Brazil, considering articles in the educational area published in the Scielo database between 2013 and 2023. Among the results obtained, it was mainly noted the large volume of publications on Higher Education in the area of Health. Among the most popular Active Methodologies, it was found that Problem-Based Learning (PBL) and the Flipped Classroom are those with greater recurrence. However, considering that PBL is older and appeared more frequently in articles focused on the area of Health, it was found that the Flipped Classroom is one of the most popular Active Methodologies in Education. It was inferred that Active Learning Methodologies are important in the process by placing the student as the protagonist of their learning. There is still a lot to be discussed in this area and schools need equipping themselves so that Active Methodologies can be applied satisfactorily. Furthermore, when using Active Methodologies, teachers need to consider both the context and reality of the school, aiming at the comprehensive training of students as their ultimate objective.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]Imbriani, Maria Gabriela Pinheiro2024-01-08T18:59:44Z2024-01-08T18:59:44Z2023-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfIMBRIANI, Maria Gabriela Pinheiro. Metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem: considerações teóricas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:22:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252507Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:17.153940Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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