Metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem: considerações teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imbriani, Maria Gabriela Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252507
Resumo: As Metodologias Ativas, nos últimos anos, passaram a serem estudadas e aplicadas em diferentes contextos escolares, tendo em vista a importância da aprendizagem significativa e o preparo dos alunos para os desafios do século XXI. Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso de Pedagogia caracterizou-se como descritiva, qualitativa e bibliográfica, e teve como objetivo realizar uma revisão das produções científicas sobre Metodologias Ativas no Brasil, considerando artigos da área educacional publicados na base de dados Scielo entre 2013 e 2023. Dentre os resultados obtidos, constatou-se principalmente o grande volume de publicações sobre o Ensino Superior na área da Saúde. Dentre as Metodologias Ativas mais populares verificou-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Sala de Aula Invertida são aquelas com maior recorrência. Entretanto, considerando que a ABP é mais antiga e apareceu com maior incidência em artigos voltados à área da Saúde, constatou-se que a Sala de Aula Invertida é uma das Metodologias Ativas mais populares na Educação. Inferiu-se que as Metodologias Ativas de Aprendizagem são importantes no processo ao colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado. Ainda há muito a ser discutido nesta área e as escolas precisam equipar-se para que as Metodologias Ativas sejam aplicadas de maneira satisfatória. Ademais, os professores ao utilizar as Metodologias Ativas precisam atentar-se ao contexto e a realidade do ambiente escolar, visando como objetivo final a formação integral dos estudantes.
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