Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Ana Paula Franzini [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144365
Resumo: A gestão democrática na educação teve início na década de 1980, mas ganhou força a partir de 1990, com a participação popular na administração pública do país, quando se incitou debates sobre a qualidade da escola pública. O objeto de estudo é os Conselhos Escolares no município de Araraquara, Estado de São Paulo, que são previstos por lei (Constituição Federal de 1988 e Lei no9.394/96). O objetivo é analisar os motivos pelos quais a gestão democrática não se realiza em função dos entraves que a comunidade escolar encontra para uma participação efetiva. Apesar dos ideários de gestão democrática que permearam as discussões de educadores e da comunidade, não houve democratização efetiva da gestão escolar, devido à ausência de cultura participativa, problemas na implementação de políticas públicas, burocracia e problemas estruturais da própria educação.
id UNSP_43c1d46d0cab9e8352cb8219c8067ad8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144365
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SPDemocratic management and school boards the municipality of Araraquara/SPConselho EscolarGestão democráticaParticipação popularEscolaComunidade escolarA gestão democrática na educação teve início na década de 1980, mas ganhou força a partir de 1990, com a participação popular na administração pública do país, quando se incitou debates sobre a qualidade da escola pública. O objeto de estudo é os Conselhos Escolares no município de Araraquara, Estado de São Paulo, que são previstos por lei (Constituição Federal de 1988 e Lei no9.394/96). O objetivo é analisar os motivos pelos quais a gestão democrática não se realiza em função dos entraves que a comunidade escolar encontra para uma participação efetiva. Apesar dos ideários de gestão democrática que permearam as discussões de educadores e da comunidade, não houve democratização efetiva da gestão escolar, devido à ausência de cultura participativa, problemas na implementação de políticas públicas, burocracia e problemas estruturais da própria educação.The democratic management in education began in the 1980s, but gained momentum from 1990 with the popular participation in the public administration of the country, when prompted debates about the quality of public school. The object of study is the School Councils in the city of Araraquara, São Paulo, which are provided by law (Federal Constitution of 1988 and Law 9.394/96). The objective is to analyze the reasons why the democratic management is not carried out due to the obstacles that the school community is for effective participation. Despite the democratic management of ideals that permeated discussions of educators and the community, there was no effective democratization of school management, due to lack of participative culture, problems in the implementation of public policies, bureaucracy and structural problems of education itself.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peres, Ana Paula Franzini [UNESP]2016-10-17T16:29:31Z2016-10-17T16:29:31Z2016-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14436500087424033004030079P24762029784021248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144365Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:56.657476Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP
Democratic management and school boards the municipality of Araraquara/SP
title Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP
spellingShingle Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP
Peres, Ana Paula Franzini [UNESP]
Conselho Escolar
Gestão democrática
Participação popular
Escola
Comunidade escolar
title_short Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP
title_full Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP
title_fullStr Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP
title_full_unstemmed Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP
title_sort Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara/SP
author Peres, Ana Paula Franzini [UNESP]
author_facet Peres, Ana Paula Franzini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Ana Paula Franzini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho Escolar
Gestão democrática
Participação popular
Escola
Comunidade escolar
topic Conselho Escolar
Gestão democrática
Participação popular
Escola
Comunidade escolar
description A gestão democrática na educação teve início na década de 1980, mas ganhou força a partir de 1990, com a participação popular na administração pública do país, quando se incitou debates sobre a qualidade da escola pública. O objeto de estudo é os Conselhos Escolares no município de Araraquara, Estado de São Paulo, que são previstos por lei (Constituição Federal de 1988 e Lei no9.394/96). O objetivo é analisar os motivos pelos quais a gestão democrática não se realiza em função dos entraves que a comunidade escolar encontra para uma participação efetiva. Apesar dos ideários de gestão democrática que permearam as discussões de educadores e da comunidade, não houve democratização efetiva da gestão escolar, devido à ausência de cultura participativa, problemas na implementação de políticas públicas, burocracia e problemas estruturais da própria educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17T16:29:31Z
2016-10-17T16:29:31Z
2016-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144365
000874240
33004030079P2
4762029784021248
url http://hdl.handle.net/11449/144365
identifier_str_mv 000874240
33004030079P2
4762029784021248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129547275599872