Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256648 |
Resumo: | Aulas de Educação Física para as crianças da Educação Infantil são motivos de dúvidas para os professores quanto aos seus objetivos e conteúdo. Dificuldades estas geradas por ser uma discussão ainda recente, pela produção científica a respeito ainda ser escassa ou até mesmo por falta de diretrizes claras quanto ao que se espera da Educação Física para as crianças pequenas nos documentos norteadores, em especial, o que vigora atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo teve como objetivo investigar a partir da visão dos profissionais de Educação Física como ocorre o planejamento dos conteúdos, objetivos e estratégias de ensino, para as crianças da Educação Infantil no município de Macatuba-SP, bem como, investigar quais os referenciais utilizados por professores de Educação Física no planejamento de atividades na Educação Infantil. Além disso, verificar a opinião dos professores de Educação Física do município de a respeito dos documentos norteadores da Educação Infantil. O estudo foi realizado em caráter qualitativo exploratório através de entrevista semiestruturada com os três professores de Educação Física que ministram aulas para alunos da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Macatuba-SP. Nas entrevistas os professores foram questionados sobre sua formação, experiência profissional enquanto professor de Educação Física na escola, os motivos de atuar com a Educação Infantil, como é realizado o planejamento na rede de ensino de Macatuba-SP e quais os referenciais que utilizam para este fim. Para a discussão se utilizou da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de Bronfenbrenner como base para a compreensão sobre respostas dos professores em relação aos questionamentos feitos durante as entrevistas. Ao final do estudo conclui-se que o planejamento na cidade de Macatuba é realizado de forma individual. A compreensão dos professores de Educação Física a respeito da BNCC é que ela trata a disciplina como interdisciplinar ou como um apêndice para objetivos e conteúdos de outras disciplinas, mas apesar disso a utilizam como um guia inicial para o planejamento, embora os objetivos sejam definidos a partir de seus próprios conhecimentos e experiências. |
id |
UNSP_43c3d0402160166598b770038dbfab34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/256648 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamentoPhysical Education in Early Childhood Education: reflections on planningEducação FísicaEducação InfantilPlanejamentoBNCCTeoria bioecológica do desenvolvimento humanoBronfenbrennerPhysical EducationEarly Childhood EducationPlanningBioecological Theory of Human DevelopmentAulas de Educação Física para as crianças da Educação Infantil são motivos de dúvidas para os professores quanto aos seus objetivos e conteúdo. Dificuldades estas geradas por ser uma discussão ainda recente, pela produção científica a respeito ainda ser escassa ou até mesmo por falta de diretrizes claras quanto ao que se espera da Educação Física para as crianças pequenas nos documentos norteadores, em especial, o que vigora atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo teve como objetivo investigar a partir da visão dos profissionais de Educação Física como ocorre o planejamento dos conteúdos, objetivos e estratégias de ensino, para as crianças da Educação Infantil no município de Macatuba-SP, bem como, investigar quais os referenciais utilizados por professores de Educação Física no planejamento de atividades na Educação Infantil. Além disso, verificar a opinião dos professores de Educação Física do município de a respeito dos documentos norteadores da Educação Infantil. O estudo foi realizado em caráter qualitativo exploratório através de entrevista semiestruturada com os três professores de Educação Física que ministram aulas para alunos da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Macatuba-SP. Nas entrevistas os professores foram questionados sobre sua formação, experiência profissional enquanto professor de Educação Física na escola, os motivos de atuar com a Educação Infantil, como é realizado o planejamento na rede de ensino de Macatuba-SP e quais os referenciais que utilizam para este fim. Para a discussão se utilizou da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de Bronfenbrenner como base para a compreensão sobre respostas dos professores em relação aos questionamentos feitos durante as entrevistas. Ao final do estudo conclui-se que o planejamento na cidade de Macatuba é realizado de forma individual. A compreensão dos professores de Educação Física a respeito da BNCC é que ela trata a disciplina como interdisciplinar ou como um apêndice para objetivos e conteúdos de outras disciplinas, mas apesar disso a utilizam como um guia inicial para o planejamento, embora os objetivos sejam definidos a partir de seus próprios conhecimentos e experiências.Physical Education classes for Early Childhood Education children are a source of doubt for teachers regarding their objectives and contents. These difficulties are generated because it is still a recent discussion, because scientific production on the subject is still scarce or even because of the lack of clear guidelines regarding what is expected from Physical Education for young children in the guiding documents, especially the one currently in force, the National Common Curricular Base (BNCC). The present study had the general objective of investigating, from the perspective of Physical Education professionals, how the planning of content, objectives and teaching strategies occurs for children in Early Childhood Education in the city of Macatuba-SP, as well as Investigating which references used by Physical Education teachers in planning activities in Early Childhood Education and verify the opinion of Physical Education teachers in the municipality of Macatuba-SP regarding the guiding documents for Early Childhood Education. The study was carried out on an exploratory qualitative basis through semi-structured interviews with three Physical Education teachers who teach classes to Early Childhood Education students in the municipal education network of Macatuba-SP. In the interviews, teachers were asked about their training, professional experience as a Physical Education teacher at school, the reasons for working with Early Childhood Education, how planning is carried out in the Macatuba-SP education network and what references they use for this. end. For the discussion, Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development (TBDH) was used as a basis for understanding teachers' responses to the questions asked during the interviews. At the end of the study, it is concluded that planning in the city of Macatuba is carried out on an individual basis. Physical Education teachers' understanding of the BNCC is that it treats the discipline as interdisciplinary or as an appendix to classroom objectives and contents, but despite this they use it as an initial guide for planning, although the objectives are defined based on their own knowledge and experiences.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado Júnior, Milton Vieira do [UNESP]Costa, Vívian Húngaro [UNESP]2024-07-17T19:12:54Z2024-07-17T19:12:54Z2024-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, V. H. Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento. 2024. 160 f. Orientador: Milton Vieira do Prado Júnior. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25664833004137068P86400392034448667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-18T06:30:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:33.002936Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento Physical Education in Early Childhood Education: reflections on planning |
title |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento |
spellingShingle |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento Costa, Vívian Húngaro [UNESP] Educação Física Educação Infantil Planejamento BNCC Teoria bioecológica do desenvolvimento humano Bronfenbrenner Physical Education Early Childhood Education Planning Bioecological Theory of Human Development |
title_short |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento |
title_full |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento |
title_fullStr |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento |
title_full_unstemmed |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento |
title_sort |
Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento |
author |
Costa, Vívian Húngaro [UNESP] |
author_facet |
Costa, Vívian Húngaro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado Júnior, Milton Vieira do [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Vívian Húngaro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação Infantil Planejamento BNCC Teoria bioecológica do desenvolvimento humano Bronfenbrenner Physical Education Early Childhood Education Planning Bioecological Theory of Human Development |
topic |
Educação Física Educação Infantil Planejamento BNCC Teoria bioecológica do desenvolvimento humano Bronfenbrenner Physical Education Early Childhood Education Planning Bioecological Theory of Human Development |
description |
Aulas de Educação Física para as crianças da Educação Infantil são motivos de dúvidas para os professores quanto aos seus objetivos e conteúdo. Dificuldades estas geradas por ser uma discussão ainda recente, pela produção científica a respeito ainda ser escassa ou até mesmo por falta de diretrizes claras quanto ao que se espera da Educação Física para as crianças pequenas nos documentos norteadores, em especial, o que vigora atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo teve como objetivo investigar a partir da visão dos profissionais de Educação Física como ocorre o planejamento dos conteúdos, objetivos e estratégias de ensino, para as crianças da Educação Infantil no município de Macatuba-SP, bem como, investigar quais os referenciais utilizados por professores de Educação Física no planejamento de atividades na Educação Infantil. Além disso, verificar a opinião dos professores de Educação Física do município de a respeito dos documentos norteadores da Educação Infantil. O estudo foi realizado em caráter qualitativo exploratório através de entrevista semiestruturada com os três professores de Educação Física que ministram aulas para alunos da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Macatuba-SP. Nas entrevistas os professores foram questionados sobre sua formação, experiência profissional enquanto professor de Educação Física na escola, os motivos de atuar com a Educação Infantil, como é realizado o planejamento na rede de ensino de Macatuba-SP e quais os referenciais que utilizam para este fim. Para a discussão se utilizou da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de Bronfenbrenner como base para a compreensão sobre respostas dos professores em relação aos questionamentos feitos durante as entrevistas. Ao final do estudo conclui-se que o planejamento na cidade de Macatuba é realizado de forma individual. A compreensão dos professores de Educação Física a respeito da BNCC é que ela trata a disciplina como interdisciplinar ou como um apêndice para objetivos e conteúdos de outras disciplinas, mas apesar disso a utilizam como um guia inicial para o planejamento, embora os objetivos sejam definidos a partir de seus próprios conhecimentos e experiências. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-17T19:12:54Z 2024-07-17T19:12:54Z 2024-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Costa, V. H. Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento. 2024. 160 f. Orientador: Milton Vieira do Prado Júnior. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. https://hdl.handle.net/11449/256648 33004137068P8 6400392034448667 |
identifier_str_mv |
Costa, V. H. Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento. 2024. 160 f. Orientador: Milton Vieira do Prado Júnior. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. 33004137068P8 6400392034448667 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/256648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129572133142528 |