Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vívian Húngaro [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256648
Resumo: Aulas de Educação Física para as crianças da Educação Infantil são motivos de dúvidas para os professores quanto aos seus objetivos e conteúdo. Dificuldades estas geradas por ser uma discussão ainda recente, pela produção científica a respeito ainda ser escassa ou até mesmo por falta de diretrizes claras quanto ao que se espera da Educação Física para as crianças pequenas nos documentos norteadores, em especial, o que vigora atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo teve como objetivo investigar a partir da visão dos profissionais de Educação Física como ocorre o planejamento dos conteúdos, objetivos e estratégias de ensino, para as crianças da Educação Infantil no município de Macatuba-SP, bem como, investigar quais os referenciais utilizados por professores de Educação Física no planejamento de atividades na Educação Infantil. Além disso, verificar a opinião dos professores de Educação Física do município de a respeito dos documentos norteadores da Educação Infantil. O estudo foi realizado em caráter qualitativo exploratório através de entrevista semiestruturada com os três professores de Educação Física que ministram aulas para alunos da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Macatuba-SP. Nas entrevistas os professores foram questionados sobre sua formação, experiência profissional enquanto professor de Educação Física na escola, os motivos de atuar com a Educação Infantil, como é realizado o planejamento na rede de ensino de Macatuba-SP e quais os referenciais que utilizam para este fim. Para a discussão se utilizou da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de Bronfenbrenner como base para a compreensão sobre respostas dos professores em relação aos questionamentos feitos durante as entrevistas. Ao final do estudo conclui-se que o planejamento na cidade de Macatuba é realizado de forma individual. A compreensão dos professores de Educação Física a respeito da BNCC é que ela trata a disciplina como interdisciplinar ou como um apêndice para objetivos e conteúdos de outras disciplinas, mas apesar disso a utilizam como um guia inicial para o planejamento, embora os objetivos sejam definidos a partir de seus próprios conhecimentos e experiências.
id UNSP_43c3d0402160166598b770038dbfab34
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256648
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamentoPhysical Education in Early Childhood Education: reflections on planningEducação FísicaEducação InfantilPlanejamentoBNCCTeoria bioecológica do desenvolvimento humanoBronfenbrennerPhysical EducationEarly Childhood EducationPlanningBioecological Theory of Human DevelopmentAulas de Educação Física para as crianças da Educação Infantil são motivos de dúvidas para os professores quanto aos seus objetivos e conteúdo. Dificuldades estas geradas por ser uma discussão ainda recente, pela produção científica a respeito ainda ser escassa ou até mesmo por falta de diretrizes claras quanto ao que se espera da Educação Física para as crianças pequenas nos documentos norteadores, em especial, o que vigora atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo teve como objetivo investigar a partir da visão dos profissionais de Educação Física como ocorre o planejamento dos conteúdos, objetivos e estratégias de ensino, para as crianças da Educação Infantil no município de Macatuba-SP, bem como, investigar quais os referenciais utilizados por professores de Educação Física no planejamento de atividades na Educação Infantil. Além disso, verificar a opinião dos professores de Educação Física do município de a respeito dos documentos norteadores da Educação Infantil. O estudo foi realizado em caráter qualitativo exploratório através de entrevista semiestruturada com os três professores de Educação Física que ministram aulas para alunos da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Macatuba-SP. Nas entrevistas os professores foram questionados sobre sua formação, experiência profissional enquanto professor de Educação Física na escola, os motivos de atuar com a Educação Infantil, como é realizado o planejamento na rede de ensino de Macatuba-SP e quais os referenciais que utilizam para este fim. Para a discussão se utilizou da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de Bronfenbrenner como base para a compreensão sobre respostas dos professores em relação aos questionamentos feitos durante as entrevistas. Ao final do estudo conclui-se que o planejamento na cidade de Macatuba é realizado de forma individual. A compreensão dos professores de Educação Física a respeito da BNCC é que ela trata a disciplina como interdisciplinar ou como um apêndice para objetivos e conteúdos de outras disciplinas, mas apesar disso a utilizam como um guia inicial para o planejamento, embora os objetivos sejam definidos a partir de seus próprios conhecimentos e experiências.Physical Education classes for Early Childhood Education children are a source of doubt for teachers regarding their objectives and contents. These difficulties are generated because it is still a recent discussion, because scientific production on the subject is still scarce or even because of the lack of clear guidelines regarding what is expected from Physical Education for young children in the guiding documents, especially the one currently in force, the National Common Curricular Base (BNCC). The present study had the general objective of investigating, from the perspective of Physical Education professionals, how the planning of content, objectives and teaching strategies occurs for children in Early Childhood Education in the city of Macatuba-SP, as well as Investigating which references used by Physical Education teachers in planning activities in Early Childhood Education and verify the opinion of Physical Education teachers in the municipality of Macatuba-SP regarding the guiding documents for Early Childhood Education. The study was carried out on an exploratory qualitative basis through semi-structured interviews with three Physical Education teachers who teach classes to Early Childhood Education students in the municipal education network of Macatuba-SP. In the interviews, teachers were asked about their training, professional experience as a Physical Education teacher at school, the reasons for working with Early Childhood Education, how planning is carried out in the Macatuba-SP education network and what references they use for this. end. For the discussion, Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development (TBDH) was used as a basis for understanding teachers' responses to the questions asked during the interviews. At the end of the study, it is concluded that planning in the city of Macatuba is carried out on an individual basis. Physical Education teachers' understanding of the BNCC is that it treats the discipline as interdisciplinary or as an appendix to classroom objectives and contents, but despite this they use it as an initial guide for planning, although the objectives are defined based on their own knowledge and experiences.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado Júnior, Milton Vieira do [UNESP]Costa, Vívian Húngaro [UNESP]2024-07-17T19:12:54Z2024-07-17T19:12:54Z2024-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, V. H. Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento. 2024. 160 f. Orientador: Milton Vieira do Prado Júnior. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25664833004137068P86400392034448667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-18T06:30:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:33.002936Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
Physical Education in Early Childhood Education: reflections on planning
title Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
spellingShingle Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
Costa, Vívian Húngaro [UNESP]
Educação Física
Educação Infantil
Planejamento
BNCC
Teoria bioecológica do desenvolvimento humano
Bronfenbrenner
Physical Education
Early Childhood Education
Planning
Bioecological Theory of Human Development
title_short Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
title_full Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
title_fullStr Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
title_full_unstemmed Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
title_sort Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento
author Costa, Vívian Húngaro [UNESP]
author_facet Costa, Vívian Húngaro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado Júnior, Milton Vieira do [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vívian Húngaro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação Infantil
Planejamento
BNCC
Teoria bioecológica do desenvolvimento humano
Bronfenbrenner
Physical Education
Early Childhood Education
Planning
Bioecological Theory of Human Development
topic Educação Física
Educação Infantil
Planejamento
BNCC
Teoria bioecológica do desenvolvimento humano
Bronfenbrenner
Physical Education
Early Childhood Education
Planning
Bioecological Theory of Human Development
description Aulas de Educação Física para as crianças da Educação Infantil são motivos de dúvidas para os professores quanto aos seus objetivos e conteúdo. Dificuldades estas geradas por ser uma discussão ainda recente, pela produção científica a respeito ainda ser escassa ou até mesmo por falta de diretrizes claras quanto ao que se espera da Educação Física para as crianças pequenas nos documentos norteadores, em especial, o que vigora atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo teve como objetivo investigar a partir da visão dos profissionais de Educação Física como ocorre o planejamento dos conteúdos, objetivos e estratégias de ensino, para as crianças da Educação Infantil no município de Macatuba-SP, bem como, investigar quais os referenciais utilizados por professores de Educação Física no planejamento de atividades na Educação Infantil. Além disso, verificar a opinião dos professores de Educação Física do município de a respeito dos documentos norteadores da Educação Infantil. O estudo foi realizado em caráter qualitativo exploratório através de entrevista semiestruturada com os três professores de Educação Física que ministram aulas para alunos da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Macatuba-SP. Nas entrevistas os professores foram questionados sobre sua formação, experiência profissional enquanto professor de Educação Física na escola, os motivos de atuar com a Educação Infantil, como é realizado o planejamento na rede de ensino de Macatuba-SP e quais os referenciais que utilizam para este fim. Para a discussão se utilizou da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de Bronfenbrenner como base para a compreensão sobre respostas dos professores em relação aos questionamentos feitos durante as entrevistas. Ao final do estudo conclui-se que o planejamento na cidade de Macatuba é realizado de forma individual. A compreensão dos professores de Educação Física a respeito da BNCC é que ela trata a disciplina como interdisciplinar ou como um apêndice para objetivos e conteúdos de outras disciplinas, mas apesar disso a utilizam como um guia inicial para o planejamento, embora os objetivos sejam definidos a partir de seus próprios conhecimentos e experiências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-17T19:12:54Z
2024-07-17T19:12:54Z
2024-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa, V. H. Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento. 2024. 160 f. Orientador: Milton Vieira do Prado Júnior. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/256648
33004137068P8
6400392034448667
identifier_str_mv Costa, V. H. Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o planejamento. 2024. 160 f. Orientador: Milton Vieira do Prado Júnior. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
33004137068P8
6400392034448667
url https://hdl.handle.net/11449/256648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129572133142528