A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180981 |
Resumo: | O presente estudo, inscrito no campo da História da Educação Matemática, tem como tema central a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) em suas diferentes frentes de atuação, que visavam à criação de um novo modelo de professor Secundário no período de sua vigência, as décadas de 1950 e 1960. Considerando a criação de tal modelo como uma estratégia do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o trabalho, como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pretende investigar as táticas mobilizadas pela Cades tendo como objetivo essa intenção. Para isso, analisa, especialmente, os Cursos de Orientação aos Exames de Suficiência, a revista Escola Secundária, o Concurso Dia do Professor e os livros por ela publicados como táticas, e, por meio das táticas ali percebidas, defende-se a criação de um novo modelo de professor secundário, amparado principalmente nos ideais da Escola Nova. |
id |
UNSP_43ca326ab84fdd99912775cc30ae7565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/180981 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960The Cades and a new model of teacher for the secondary education along the Fifties and SixtiesCampanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino SecundárioFormação de professores de MatemáticaEnsino SecundárioHistória da Educação MatemáticaHistória da EducaçãoCampaign for the improvement and diffusion of Secondary Education (Cades)Math teachers formationSecondary Education in BrazilHistory of Mathematics EducationHistory of EducationO presente estudo, inscrito no campo da História da Educação Matemática, tem como tema central a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) em suas diferentes frentes de atuação, que visavam à criação de um novo modelo de professor Secundário no período de sua vigência, as décadas de 1950 e 1960. Considerando a criação de tal modelo como uma estratégia do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o trabalho, como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pretende investigar as táticas mobilizadas pela Cades tendo como objetivo essa intenção. Para isso, analisa, especialmente, os Cursos de Orientação aos Exames de Suficiência, a revista Escola Secundária, o Concurso Dia do Professor e os livros por ela publicados como táticas, e, por meio das táticas ali percebidas, defende-se a criação de um novo modelo de professor secundário, amparado principalmente nos ideais da Escola Nova.This thesis, developed according to an historiographical, qualitative and bibliographic approach, has as its main objective to study Cades-Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Campaign for the Improvement and Diffusion of Secondary Education), created by the Brazilian federal government, in 1953, to disseminate and improve higher education. Cades developed many different actions, all of them implemented aiming the creation of a new model of teacher for the secondary education. The intention of Cades, here, is taken as a strategy, while its actions developed along the Fifties and Sixteth are taken as tatics. With this, we analyze, in particular, the courses of Orientation to Examination of Sufficiency, the magazine Secondary School, the Teacher's Day Contest and the books published by the Campaign as tactics, and, through the tactics perceived there, defends the creation of a new model of secondary teacher, supported mainly in the ideals of the New School.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Bruna Camila Both [UNESP]2019-03-11T19:44:32Z2019-03-11T19:44:32Z2019-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18098100091360833004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:24:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:59:19.140491Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960 The Cades and a new model of teacher for the secondary education along the Fifties and Sixties |
title |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960 |
spellingShingle |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960 Miranda, Bruna Camila Both [UNESP] Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário Formação de professores de Matemática Ensino Secundário História da Educação Matemática História da Educação Campaign for the improvement and diffusion of Secondary Education (Cades) Math teachers formation Secondary Education in Brazil History of Mathematics Education History of Education |
title_short |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960 |
title_full |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960 |
title_fullStr |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960 |
title_full_unstemmed |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960 |
title_sort |
A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960 |
author |
Miranda, Bruna Camila Both [UNESP] |
author_facet |
Miranda, Bruna Camila Both [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baraldi, Ivete Maria [UNESP] Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Bruna Camila Both [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário Formação de professores de Matemática Ensino Secundário História da Educação Matemática História da Educação Campaign for the improvement and diffusion of Secondary Education (Cades) Math teachers formation Secondary Education in Brazil History of Mathematics Education History of Education |
topic |
Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário Formação de professores de Matemática Ensino Secundário História da Educação Matemática História da Educação Campaign for the improvement and diffusion of Secondary Education (Cades) Math teachers formation Secondary Education in Brazil History of Mathematics Education History of Education |
description |
O presente estudo, inscrito no campo da História da Educação Matemática, tem como tema central a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) em suas diferentes frentes de atuação, que visavam à criação de um novo modelo de professor Secundário no período de sua vigência, as décadas de 1950 e 1960. Considerando a criação de tal modelo como uma estratégia do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o trabalho, como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pretende investigar as táticas mobilizadas pela Cades tendo como objetivo essa intenção. Para isso, analisa, especialmente, os Cursos de Orientação aos Exames de Suficiência, a revista Escola Secundária, o Concurso Dia do Professor e os livros por ela publicados como táticas, e, por meio das táticas ali percebidas, defende-se a criação de um novo modelo de professor secundário, amparado principalmente nos ideais da Escola Nova. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11T19:44:32Z 2019-03-11T19:44:32Z 2019-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/180981 000913608 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/180981 |
identifier_str_mv |
000913608 33004137031P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129479074119680 |