A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Bruna Camila Both [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180981
Resumo: O presente estudo, inscrito no campo da História da Educação Matemática, tem como tema central a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) em suas diferentes frentes de atuação, que visavam à criação de um novo modelo de professor Secundário no período de sua vigência, as décadas de 1950 e 1960. Considerando a criação de tal modelo como uma estratégia do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o trabalho, como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pretende investigar as táticas mobilizadas pela Cades tendo como objetivo essa intenção. Para isso, analisa, especialmente, os Cursos de Orientação aos Exames de Suficiência, a revista Escola Secundária, o Concurso Dia do Professor e os livros por ela publicados como táticas, e, por meio das táticas ali percebidas, defende-se a criação de um novo modelo de professor secundário, amparado principalmente nos ideais da Escola Nova.
id UNSP_43ca326ab84fdd99912775cc30ae7565
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180981
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960The Cades and a new model of teacher for the secondary education along the Fifties and SixtiesCampanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino SecundárioFormação de professores de MatemáticaEnsino SecundárioHistória da Educação MatemáticaHistória da EducaçãoCampaign for the improvement and diffusion of Secondary Education (Cades)Math teachers formationSecondary Education in BrazilHistory of Mathematics EducationHistory of EducationO presente estudo, inscrito no campo da História da Educação Matemática, tem como tema central a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) em suas diferentes frentes de atuação, que visavam à criação de um novo modelo de professor Secundário no período de sua vigência, as décadas de 1950 e 1960. Considerando a criação de tal modelo como uma estratégia do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o trabalho, como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pretende investigar as táticas mobilizadas pela Cades tendo como objetivo essa intenção. Para isso, analisa, especialmente, os Cursos de Orientação aos Exames de Suficiência, a revista Escola Secundária, o Concurso Dia do Professor e os livros por ela publicados como táticas, e, por meio das táticas ali percebidas, defende-se a criação de um novo modelo de professor secundário, amparado principalmente nos ideais da Escola Nova.This thesis, developed according to an historiographical, qualitative and bibliographic approach, has as its main objective to study Cades-Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Campaign for the Improvement and Diffusion of Secondary Education), created by the Brazilian federal government, in 1953, to disseminate and improve higher education. Cades developed many different actions, all of them implemented aiming the creation of a new model of teacher for the secondary education. The intention of Cades, here, is taken as a strategy, while its actions developed along the Fifties and Sixteth are taken as tatics. With this, we analyze, in particular, the courses of Orientation to Examination of Sufficiency, the magazine Secondary School, the Teacher's Day Contest and the books published by the Campaign as tactics, and, through the tactics perceived there, defends the creation of a new model of secondary teacher, supported mainly in the ideals of the New School.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Bruna Camila Both [UNESP]2019-03-11T19:44:32Z2019-03-11T19:44:32Z2019-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18098100091360833004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:24:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:59:19.140491Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
The Cades and a new model of teacher for the secondary education along the Fifties and Sixties
title A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
spellingShingle A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
Miranda, Bruna Camila Both [UNESP]
Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário
Formação de professores de Matemática
Ensino Secundário
História da Educação Matemática
História da Educação
Campaign for the improvement and diffusion of Secondary Education (Cades)
Math teachers formation
Secondary Education in Brazil
History of Mathematics Education
History of Education
title_short A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
title_full A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
title_fullStr A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
title_full_unstemmed A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
title_sort A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960
author Miranda, Bruna Camila Both [UNESP]
author_facet Miranda, Bruna Camila Both [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Bruna Camila Both [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário
Formação de professores de Matemática
Ensino Secundário
História da Educação Matemática
História da Educação
Campaign for the improvement and diffusion of Secondary Education (Cades)
Math teachers formation
Secondary Education in Brazil
History of Mathematics Education
History of Education
topic Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário
Formação de professores de Matemática
Ensino Secundário
História da Educação Matemática
História da Educação
Campaign for the improvement and diffusion of Secondary Education (Cades)
Math teachers formation
Secondary Education in Brazil
History of Mathematics Education
History of Education
description O presente estudo, inscrito no campo da História da Educação Matemática, tem como tema central a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) em suas diferentes frentes de atuação, que visavam à criação de um novo modelo de professor Secundário no período de sua vigência, as décadas de 1950 e 1960. Considerando a criação de tal modelo como uma estratégia do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o trabalho, como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pretende investigar as táticas mobilizadas pela Cades tendo como objetivo essa intenção. Para isso, analisa, especialmente, os Cursos de Orientação aos Exames de Suficiência, a revista Escola Secundária, o Concurso Dia do Professor e os livros por ela publicados como táticas, e, por meio das táticas ali percebidas, defende-se a criação de um novo modelo de professor secundário, amparado principalmente nos ideais da Escola Nova.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11T19:44:32Z
2019-03-11T19:44:32Z
2019-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180981
000913608
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/180981
identifier_str_mv 000913608
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129479074119680