Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pironel, Márcio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191112
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi entender como a Avaliação para a Aprendizagem acontece, ou poderia acontecer, na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Nossa pesquisa foi amparada pelo Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic e possui um viés qualitativo. Para alcançar o nosso objetivo, criamos um Projeto de aplicação dessa Metodologia, que fora desenvolvido no sétimo ano da Educação Básica de um colégio privado da cidade de Lisboa, em Portugal, com 24 alunos com idades entre 12 e 14 anos. O Projeto, com cinco problemas geradores, foi implementado durante o terceiro trimestre do ano letivo de 2017/2018, entre os meses de março e junho. Esses problemas foram trabalhados segundo a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. O registro das aulas foi realizado através da gravação de áudios (distribuídos entre os grupos de alunos), de anotações do pesquisador em diário de campo, pelo recolhimento da produção dos alunos e pelo registro de aula produzido pela lousa eletrônica. Além disso, a pesquisa contou com o registro de algumas aulas, também por áudio, anotações e registros da lousa, e com os depoimentos espontâneos da professora titular da turma e de alguns alunos. Nossa pesquisa revelou que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode ser utilizada como um instrumento de Avaliação para a Aprendizagem, segundo os princípios do Assessment Reform Group (ARG). Essa avaliação acontece naturalmente durante a aula que utiliza essa metodologia, através do feedback oral do professor e das intervenções que são realizadas desde o início da atividade até a formalização do conteúdo trabalhado.
id UNSP_4416152db5470d0b7ddc7ead461c65cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191112
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em açãoAssessment for learning: the methodology of teaching-learning-assessment of mathematics through problem solving in actionEvaluación para el aprendizaje: la metodología de enseñanza-aprendizaje-evaluación de las matemáticas a través de la resolución de problemas en acciónAvaliação para a aprendizagemResolução de problemasEnsino-aprendizagem-avaliaçãoAprendizagem matemáticaTeaching-learning-assessmentProblem solvingAssessment for learningMathematics learningO principal objetivo deste trabalho foi entender como a Avaliação para a Aprendizagem acontece, ou poderia acontecer, na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Nossa pesquisa foi amparada pelo Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic e possui um viés qualitativo. Para alcançar o nosso objetivo, criamos um Projeto de aplicação dessa Metodologia, que fora desenvolvido no sétimo ano da Educação Básica de um colégio privado da cidade de Lisboa, em Portugal, com 24 alunos com idades entre 12 e 14 anos. O Projeto, com cinco problemas geradores, foi implementado durante o terceiro trimestre do ano letivo de 2017/2018, entre os meses de março e junho. Esses problemas foram trabalhados segundo a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. O registro das aulas foi realizado através da gravação de áudios (distribuídos entre os grupos de alunos), de anotações do pesquisador em diário de campo, pelo recolhimento da produção dos alunos e pelo registro de aula produzido pela lousa eletrônica. Além disso, a pesquisa contou com o registro de algumas aulas, também por áudio, anotações e registros da lousa, e com os depoimentos espontâneos da professora titular da turma e de alguns alunos. Nossa pesquisa revelou que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode ser utilizada como um instrumento de Avaliação para a Aprendizagem, segundo os princípios do Assessment Reform Group (ARG). Essa avaliação acontece naturalmente durante a aula que utiliza essa metodologia, através do feedback oral do professor e das intervenções que são realizadas desde o início da atividade até a formalização do conteúdo trabalhado.The main objective of this study was to understand how the Assessment for Learning happens, or could happen, in Methodology of Teaching-Learning- Assessment of Mathematics through Problem Solving. Our research was supported by the Romberg-Onuchic Methodological Model and has a qualitative bias. To achieve our goal, we created a Project to apply this Methodology, which was developed in the seventh year of Basic Education of a private school in the city of Lisbon, in Portugal, with 24 students aged 12 to 14 years. The project, with five generating problems, was implemented during the third quarter of the 2017/2018 school year, between March and June. These problems were worked according to the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving. Classes were recorded by recording audios (distributed among student groups), notes by the researcher in a field diary, collecting student production and by the class record, produced by the electronic whiteboard. In addition, the research included the recording of some lessons, also by audio, notes and whiteboard records and with the spontaneous testimonials of the head teacher and some students. Our research revealed that the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving can be used as an Assessment for Learning tool, according to the principles of the Assessment Reform Group - ARG. This assessment happens naturally during the class that uses this methodology, through oral feedback from the teacher and interventions that are made from the beginning of the activity until the formalization of the content worked.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pironel, Márcio2019-11-27T12:03:28Z2019-11-27T12:03:28Z2019-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19111200092736533004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:30:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191112Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:24:42.698500Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação
Assessment for learning: the methodology of teaching-learning-assessment of mathematics through problem solving in action
Evaluación para el aprendizaje: la metodología de enseñanza-aprendizaje-evaluación de las matemáticas a través de la resolución de problemas en acción
title Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação
spellingShingle Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação
Pironel, Márcio
Avaliação para a aprendizagem
Resolução de problemas
Ensino-aprendizagem-avaliação
Aprendizagem matemática
Teaching-learning-assessment
Problem solving
Assessment for learning
Mathematics learning
title_short Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação
title_full Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação
title_fullStr Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação
title_full_unstemmed Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação
title_sort Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação
author Pironel, Márcio
author_facet Pironel, Márcio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pironel, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação para a aprendizagem
Resolução de problemas
Ensino-aprendizagem-avaliação
Aprendizagem matemática
Teaching-learning-assessment
Problem solving
Assessment for learning
Mathematics learning
topic Avaliação para a aprendizagem
Resolução de problemas
Ensino-aprendizagem-avaliação
Aprendizagem matemática
Teaching-learning-assessment
Problem solving
Assessment for learning
Mathematics learning
description O principal objetivo deste trabalho foi entender como a Avaliação para a Aprendizagem acontece, ou poderia acontecer, na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Nossa pesquisa foi amparada pelo Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic e possui um viés qualitativo. Para alcançar o nosso objetivo, criamos um Projeto de aplicação dessa Metodologia, que fora desenvolvido no sétimo ano da Educação Básica de um colégio privado da cidade de Lisboa, em Portugal, com 24 alunos com idades entre 12 e 14 anos. O Projeto, com cinco problemas geradores, foi implementado durante o terceiro trimestre do ano letivo de 2017/2018, entre os meses de março e junho. Esses problemas foram trabalhados segundo a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. O registro das aulas foi realizado através da gravação de áudios (distribuídos entre os grupos de alunos), de anotações do pesquisador em diário de campo, pelo recolhimento da produção dos alunos e pelo registro de aula produzido pela lousa eletrônica. Além disso, a pesquisa contou com o registro de algumas aulas, também por áudio, anotações e registros da lousa, e com os depoimentos espontâneos da professora titular da turma e de alguns alunos. Nossa pesquisa revelou que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode ser utilizada como um instrumento de Avaliação para a Aprendizagem, segundo os princípios do Assessment Reform Group (ARG). Essa avaliação acontece naturalmente durante a aula que utiliza essa metodologia, através do feedback oral do professor e das intervenções que são realizadas desde o início da atividade até a formalização do conteúdo trabalhado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27T12:03:28Z
2019-11-27T12:03:28Z
2019-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191112
000927365
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/191112
identifier_str_mv 000927365
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129517886111744