Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Juliana Aparecida de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-04122018-145246/
Resumo: Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, discutimos o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino em Matemática numa Perspectiva Metodológica a alunos do Ensino Médio. Tendo por objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem em Matemática. Durante três bimestres foram desenvolvidas atividades em três turmas da 2° série de uma escola publica da Rede Estadual de Ensino no município de Tremembé-SP. Essas atividades focalizavam os seguintes tópicos: as habilidades em que os alunos apresentavam defasagem, os diferentes tipos de problemas matemáticos sugeridos por Smole e Diniz (2001), a relação entre a Matemática e a Língua Materna e os processos cognitivos e metacognitivos. A coleta de dados deu-se por meio do diário de campo da professora-pesquisadora e dos registros produzidos pelos alunos ao longo das aulas. A análise dos dados aponta que na prática pedagógica, trabalhar com diferentes tipos de problemas aproxima a Matemática e a Língua Materna, ampliando a compreensão dos alunos, como também formular problemas ou parte dele embora se constitua uma tarefa desafiadora, contribui positivamente com o processo de resolução além de propiciar o início de reflexões de ordem metacognitiva.
id USP_a8e95693c6d52ff3efa894a183513628
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122018-145246
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médioLearning of Mathematics through the application of the methodological perspective of Problem Solving to high school studentsAprendizagem de MatemáticaMathematics LearningMethodologyMetodologiaProblem SolvingResolução de ProblemasNesta pesquisa, de abordagem qualitativa, discutimos o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino em Matemática numa Perspectiva Metodológica a alunos do Ensino Médio. Tendo por objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem em Matemática. Durante três bimestres foram desenvolvidas atividades em três turmas da 2° série de uma escola publica da Rede Estadual de Ensino no município de Tremembé-SP. Essas atividades focalizavam os seguintes tópicos: as habilidades em que os alunos apresentavam defasagem, os diferentes tipos de problemas matemáticos sugeridos por Smole e Diniz (2001), a relação entre a Matemática e a Língua Materna e os processos cognitivos e metacognitivos. A coleta de dados deu-se por meio do diário de campo da professora-pesquisadora e dos registros produzidos pelos alunos ao longo das aulas. A análise dos dados aponta que na prática pedagógica, trabalhar com diferentes tipos de problemas aproxima a Matemática e a Língua Materna, ampliando a compreensão dos alunos, como também formular problemas ou parte dele embora se constitua uma tarefa desafiadora, contribui positivamente com o processo de resolução além de propiciar o início de reflexões de ordem metacognitiva.In this qualitative research, we discuss the use of problems solving as a methodology of mathematics teaching in a methodologic perspective to high school students. With the general goal of contributing to the improvement of teaching-learning in mathematics, were developed activities in three classes of the second grade of a Public School of the State Teaching Network in the municipality of Tremembé-SP during three bimester. These activities focused on the following topics: the abilities in which the students presented lags, the different types of mathematical problems suggested by Smole and Diniz (2001), the relation between Mathematics and the Mother Language and the cognitive and metacognitive processes. The data collection was done through the teacher-researcher\'s field diary and the records produced by the students throughout the classes. The analysis of the data points out that in pedagogical practice, working with different types of problems brings the Mathematics and Mother Language closer, broadening the students comprehension, and formulating problems or part of it, although it is a challenging task, positively contributes to the resolution process beyond of propitiating the beginning of reflections of metacognitive order.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZamponi, GrazielaFreitas, Juliana Aparecida de2018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-04122018-145246/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-04122018-145246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio
Learning of Mathematics through the application of the methodological perspective of Problem Solving to high school students
title Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio
spellingShingle Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio
Freitas, Juliana Aparecida de
Aprendizagem de Matemática
Mathematics Learning
Methodology
Metodologia
Problem Solving
Resolução de Problemas
title_short Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio
title_full Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio
title_fullStr Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio
title_sort Aprendizagem de Matemática por meio da aplicação da perspectiva metodológica da resolução de problemas a alunos do ensino médio
author Freitas, Juliana Aparecida de
author_facet Freitas, Juliana Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zamponi, Graziela
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Juliana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de Matemática
Mathematics Learning
Methodology
Metodologia
Problem Solving
Resolução de Problemas
topic Aprendizagem de Matemática
Mathematics Learning
Methodology
Metodologia
Problem Solving
Resolução de Problemas
description Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, discutimos o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino em Matemática numa Perspectiva Metodológica a alunos do Ensino Médio. Tendo por objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem em Matemática. Durante três bimestres foram desenvolvidas atividades em três turmas da 2° série de uma escola publica da Rede Estadual de Ensino no município de Tremembé-SP. Essas atividades focalizavam os seguintes tópicos: as habilidades em que os alunos apresentavam defasagem, os diferentes tipos de problemas matemáticos sugeridos por Smole e Diniz (2001), a relação entre a Matemática e a Língua Materna e os processos cognitivos e metacognitivos. A coleta de dados deu-se por meio do diário de campo da professora-pesquisadora e dos registros produzidos pelos alunos ao longo das aulas. A análise dos dados aponta que na prática pedagógica, trabalhar com diferentes tipos de problemas aproxima a Matemática e a Língua Materna, ampliando a compreensão dos alunos, como também formular problemas ou parte dele embora se constitua uma tarefa desafiadora, contribui positivamente com o processo de resolução além de propiciar o início de reflexões de ordem metacognitiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-04122018-145246/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-04122018-145246/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090392331649024