Desvelando o uso da simulação nos cursos de graduação em enfermagem no brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazañas, Eduardo Fuzetto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192404
Resumo: Introdução: Aos cursos de graduação em enfermagem vem sendo propostas mudanças substanciais no modelo de ensino, com vistas a atender a necessidade de formação de um profissional reflexivo e capaz de transformar a sua realidade de trabalho. Neste contexto, as diferentes formas de ensino pautadas na simulação da prática profissional são desenvolvidas. Objetivo: analisar os avanços e desafios no desenvolvimento da simulação da prática profissional de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem. Método: Estudo transversal, exploratório, desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira delas uma pesquisa com abordagem quantitativa, realizada entre os meses de fevereiro de 2018 a março de 2019. Participaram do primeiro estudo 91 coordenadores de cursos de graduação de instituições públicas e privadas do Brasil, os quais responderam a um questionário on-line autoaplicável. Os dados obtidos foram codificados em planilha eletrônica Microsoft Office Excel® versão 2010, submetidos à análise estatística descritiva e apresentados na forma de frequência absoluta e relativa médias, conforme a natureza da variável. A segunda etapa estudo de natureza qualitativa, realizado entre os meses de maio de 2018 a março de 2019 e o cenário está representado por 15 coordenadores e 15 professores de cursos de graduação em enfermagem de todo o território nacional. Foi realizada entrevista com questões semiestruturadas. Os dados foram tratados por meio da análise temática. Resultados: A primeira fase do estudo revelou que a modalidade de simulação mais utilizada foi a de Habilidades Específicas. Cursos privados e os cursos com currículos integrados utilizam com maior frequência a Simulação de Alta Fidelidade. A compreensão sobre a mobilização dos atributos afetivos ainda é insuficiente. Na segunda fase do estudo foram encontrados sete temas: a) inserção no currículo; b) modalidades de simulação empregadas; c) o desenvolvimento da simulação; d) avaliação na simulação, envolvendo os aspectos formativos, somativos e do processo educativo em si; e) aproximação da prática clínica em ambiente protegido; f) Desenvolvimento de competência atitudinal para o trabalho no coletivo e em situações delicadas e g) recursos e formação docente. Considerações finais: É importante que os gestores dos cursos de graduação sejam sensibilizados e apropriem-se dos elementos que permeiam a realização da simulação, e invistam para oportunizar um ambiente favorável para sua efetivação. A simulação é uma estratégia valorizada, independentemente de modalidade e tipo de organização curricular, tendo reconhecimento, devido à sua importância como estratégia de ensino, de avaliação educativa, sistemática e de processos. O desenvolvimento dos cenários possibilita a aprendizagem articulada dos atributos cognitivos, afetivos e psicomotores, bem como trabalhar com ênfase em algum dos atributos de simulação. A utilização de escalas de avaliação contribui para aprimoramento na elaboração dos cenários de simulação. A simulação é uma estratégia potente para a formação do enfermeiro, mas é preciso que a instituição ofereça formação docente de forma contínua.
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Participaram do primeiro estudo 91 coordenadores de cursos de graduação de instituições públicas e privadas do Brasil, os quais responderam a um questionário on-line autoaplicável. Os dados obtidos foram codificados em planilha eletrônica Microsoft Office Excel® versão 2010, submetidos à análise estatística descritiva e apresentados na forma de frequência absoluta e relativa médias, conforme a natureza da variável. A segunda etapa estudo de natureza qualitativa, realizado entre os meses de maio de 2018 a março de 2019 e o cenário está representado por 15 coordenadores e 15 professores de cursos de graduação em enfermagem de todo o território nacional. Foi realizada entrevista com questões semiestruturadas. Os dados foram tratados por meio da análise temática. Resultados: A primeira fase do estudo revelou que a modalidade de simulação mais utilizada foi a de Habilidades Específicas. Cursos privados e os cursos com currículos integrados utilizam com maior frequência a Simulação de Alta Fidelidade. A compreensão sobre a mobilização dos atributos afetivos ainda é insuficiente. Na segunda fase do estudo foram encontrados sete temas: a) inserção no currículo; b) modalidades de simulação empregadas; c) o desenvolvimento da simulação; d) avaliação na simulação, envolvendo os aspectos formativos, somativos e do processo educativo em si; e) aproximação da prática clínica em ambiente protegido; f) Desenvolvimento de competência atitudinal para o trabalho no coletivo e em situações delicadas e g) recursos e formação docente. Considerações finais: É importante que os gestores dos cursos de graduação sejam sensibilizados e apropriem-se dos elementos que permeiam a realização da simulação, e invistam para oportunizar um ambiente favorável para sua efetivação. A simulação é uma estratégia valorizada, independentemente de modalidade e tipo de organização curricular, tendo reconhecimento, devido à sua importância como estratégia de ensino, de avaliação educativa, sistemática e de processos. O desenvolvimento dos cenários possibilita a aprendizagem articulada dos atributos cognitivos, afetivos e psicomotores, bem como trabalhar com ênfase em algum dos atributos de simulação. A utilização de escalas de avaliação contribui para aprimoramento na elaboração dos cenários de simulação. A simulação é uma estratégia potente para a formação do enfermeiro, mas é preciso que a instituição ofereça formação docente de forma contínua.Introduction: substantial changes in the teaching model have been proposed for undergraduate nursing courses, in order to meet the need for training reflective health professionals capable of transforming their work reality. Different teaching models, based on the simulation of professional practice, have been applied in this context. Objective: to analyze the advances and challenges of the simulation of professional practice in undergraduate nursing students. Method: cross-sectional exploratory study conducted in two stages, the first being a research based on a quantitative approach, carried out between February 2018 and March 2019. Ninety-one coordinators of undergraduate courses from Brazilian public and private institutions participated in the first study, answering an online self-administered questionnaire. The data obtained were coded using Microsoft Office Excel® 2010, submitted to descriptive statistical analysis, and presented in the form of absolute and relative frequency means, according to the nature of the variable. The second was a qualitative study, conducted between May 2018 and March 2019. The scenario was composed of fifteen coordinators and fifteen professors of undergraduate nursing courses from all over the national territory. Interviews were conducted using semistructured questions, and the data were submitted to thematic analysis. Results: the first stage of the study indicated that the most used simulation modality referred to specific skills. High fidelity simulation was used more often by private courses and those based on integrated curricula. The understanding of the mobilization of affective attributes is still insufficient. Seven topics were found in the second phase of the study, namely: (a) insertion in the curriculum; (b) simulation modalities used; (c) performance of the simulation; (d) evaluation in the simulation, involving training and summative aspects, as well as educational processes; (e) approach of clinical practice in a protected environment; (f) development of behavioral skills for team-work and delicate situations; and (g) resources and teacher training. Final considerations: managers of undergraduate courses should become aware and take ownership of the elements that constitute simulation, and invest in creating a favorable environment for its implementation. Simulation is a valued strategy, regardless of the modality or type of curricular organization. It has gained recognition as an important systematic strategy for teaching, educational evaluation, and processes. The creation of the scenarios enables articulated learning of cognitive, affective, and psychomotor attributes, as well as working with emphasis on some of the simulation attributes. The use of assessment scales will contribute to the improvement in the elaboration of simulation scenarios. Simulation is a powerful strategy for nurses’ training; however the institutions should offer teacher training programs on a continuous basis.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2017/16736-7Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Maria José Sanches [UNESP]Tonhon, Silvia Franco da RochaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cazañas, Eduardo Fuzetto2020-04-29T22:04:14Z2020-04-29T22:04:14Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19240400093028133004064085P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-09T06:14:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-09T06:14:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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