Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, José Antonio Paiva de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1125
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar as estruturas e os processos de um curso de graduação em enfermagem, a partir da visão dos discentes e docentes; analisar os aspectos que facilitam ou dificultam o trabalho/estudo dos sujeitos envolvidos no processo. O referencial teórico está embasado nos conceitos de avaliação de curso conforme as diretrizes atuais do Ministério da Educação e Cultura. Configura-se como uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa no campo da educação. Os resultados foram avaliados em relação às estruturas e processos do curso. Quanto a estrutura, tanto docentes quanto discentes, consideram a infra-estrutura de boa qualidade (75% a 100%). Quanto aos processos, houve diferenças entre docentes e discentes; os primeiros afirmam a existência de um processo pedagógico interativo e participativo, enquanto os outros apontam pouca participação do discente (57,6%), apesar de reconhecerem um bom domínio de conteúdo pelo docente (27,1%). Dizem ainda, que a contextualização com a prática ocorre às vezes (72,9%). Os pontos relevantes do curso foram: pelo docente – capacitação docente (62,5%), interação docente/discente (37,5%). Pelo discente – infra-estrutura e corpo docente (42,4%), ações comunitárias (45,2%). Os pontos de limitação do curso foram: pelo docente – campo de estágios (50%), falta de projeto de pesquisa (37,5%). Pelo discente – falta de interação com a coordenação (47,4%), interação com o corpo docente (30,6%) e campo de estágio (22%). Conclui-se que as estruturas de ensino do curso possuem uma excelente qualidade e que seus processos pedagógicos, necessitam da adoção de novas diretrizes metodológicas, trazendo no seu bojo a transformação do modelo educacional vigente
id UFF-2_f252d7461de3d7f5f568c57ebdbee1fa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1125
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagemEducação em enfermagemAvaliaçãoEnfermagemCurrículoEducação em enfermagemAvaliaçãoCurrículoEducation in the nursingEvaluationNursingCurriculumEste trabalho tem como objetivo avaliar as estruturas e os processos de um curso de graduação em enfermagem, a partir da visão dos discentes e docentes; analisar os aspectos que facilitam ou dificultam o trabalho/estudo dos sujeitos envolvidos no processo. O referencial teórico está embasado nos conceitos de avaliação de curso conforme as diretrizes atuais do Ministério da Educação e Cultura. Configura-se como uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa no campo da educação. Os resultados foram avaliados em relação às estruturas e processos do curso. Quanto a estrutura, tanto docentes quanto discentes, consideram a infra-estrutura de boa qualidade (75% a 100%). Quanto aos processos, houve diferenças entre docentes e discentes; os primeiros afirmam a existência de um processo pedagógico interativo e participativo, enquanto os outros apontam pouca participação do discente (57,6%), apesar de reconhecerem um bom domínio de conteúdo pelo docente (27,1%). Dizem ainda, que a contextualização com a prática ocorre às vezes (72,9%). Os pontos relevantes do curso foram: pelo docente – capacitação docente (62,5%), interação docente/discente (37,5%). Pelo discente – infra-estrutura e corpo docente (42,4%), ações comunitárias (45,2%). Os pontos de limitação do curso foram: pelo docente – campo de estágios (50%), falta de projeto de pesquisa (37,5%). Pelo discente – falta de interação com a coordenação (47,4%), interação com o corpo docente (30,6%) e campo de estágio (22%). Conclui-se que as estruturas de ensino do curso possuem uma excelente qualidade e que seus processos pedagógicos, necessitam da adoção de novas diretrizes metodológicas, trazendo no seu bojo a transformação do modelo educacional vigenteThis study aims to evaluate the structures and processes of a graduate course in nursing, from the vision of teachers and learners; examine the aspects that facilitate or hinder the work / study of the subjects involved in the process. The frame is embasado theoretical concepts in the evaluation of progress as current guidelines of the Ministry of Education and Culture. Set up as a search with descriptive quantitative and qualitative approach in the field of education. The results were evaluated in relation to the structures and processes of the course. As the structure, both teachers as learners, consider the infrastructure of good quality (75% to 100%). As for cases, there were differences between teachers and students, the first claim that there is a teaching process interactive and participatory, while others show little involvement of discente (57.6%), despite recognize a good field of content for teaching ( 27.1%). They say that the contextualization with practice sometimes occurs (72.9%). The relevant points of the course were: the teacher - teacher training (62.5%), teacher interaction / discente (37.5%). For discente - infrastructure and faculty (42.4%), community action (45.2%). The points of limitation of the course were: the teacher - field of stages (50%), lack of the research project (37.5%). For discente - lack of interaction with the coordination (47.4%), interaction with the faculty (30.6%) and field placements (22%). It is concluded that the structures of teaching the course have an excellent quality and that their pedagogical processes, require the adoption of new guidelines methodological, bringing in their midst the transformation of the current educational modelOliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista deStipp, Marluci Andrade ConceiçãoDaher, Donizete VagoAbreu, José Antonio Paiva de2015-12-11T12:47:46Z2015-12-11T12:47:46Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABREU, José Antonio Paiva de. Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008https://app.uff.br/riuff/handle/1/1125http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:00Zoai:app.uff.br:1/1125Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
title Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
Abreu, José Antonio Paiva de
Educação em enfermagem
Avaliação
Enfermagem
Currículo
Educação em enfermagem
Avaliação
Currículo
Education in the nursing
Evaluation
Nursing
Curriculum
title_short Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
title_full Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
title_sort Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
author Abreu, José Antonio Paiva de
author_facet Abreu, José Antonio Paiva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de
Stipp, Marluci Andrade Conceição
Daher, Donizete Vago
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, José Antonio Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Avaliação
Enfermagem
Currículo
Educação em enfermagem
Avaliação
Currículo
Education in the nursing
Evaluation
Nursing
Curriculum
topic Educação em enfermagem
Avaliação
Enfermagem
Currículo
Educação em enfermagem
Avaliação
Currículo
Education in the nursing
Evaluation
Nursing
Curriculum
description Este trabalho tem como objetivo avaliar as estruturas e os processos de um curso de graduação em enfermagem, a partir da visão dos discentes e docentes; analisar os aspectos que facilitam ou dificultam o trabalho/estudo dos sujeitos envolvidos no processo. O referencial teórico está embasado nos conceitos de avaliação de curso conforme as diretrizes atuais do Ministério da Educação e Cultura. Configura-se como uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa no campo da educação. Os resultados foram avaliados em relação às estruturas e processos do curso. Quanto a estrutura, tanto docentes quanto discentes, consideram a infra-estrutura de boa qualidade (75% a 100%). Quanto aos processos, houve diferenças entre docentes e discentes; os primeiros afirmam a existência de um processo pedagógico interativo e participativo, enquanto os outros apontam pouca participação do discente (57,6%), apesar de reconhecerem um bom domínio de conteúdo pelo docente (27,1%). Dizem ainda, que a contextualização com a prática ocorre às vezes (72,9%). Os pontos relevantes do curso foram: pelo docente – capacitação docente (62,5%), interação docente/discente (37,5%). Pelo discente – infra-estrutura e corpo docente (42,4%), ações comunitárias (45,2%). Os pontos de limitação do curso foram: pelo docente – campo de estágios (50%), falta de projeto de pesquisa (37,5%). Pelo discente – falta de interação com a coordenação (47,4%), interação com o corpo docente (30,6%) e campo de estágio (22%). Conclui-se que as estruturas de ensino do curso possuem uma excelente qualidade e que seus processos pedagógicos, necessitam da adoção de novas diretrizes metodológicas, trazendo no seu bojo a transformação do modelo educacional vigente
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-12-11T12:47:46Z
2015-12-11T12:47:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, José Antonio Paiva de. Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1125
identifier_str_mv ABREU, José Antonio Paiva de. Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135345472471040