Sentimentos na rede e educação: um estudo a partir das narrativas de jovens no Facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148683 |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo compreender as narrativas produzidas por jovens estudantes, usuários(as) de uma rede social da internet, o Facebook, no que diz respeito às produções de linguagens a partir da expressão de seus sentimentos. Busca-se também trazer à discussão o uso destas tecnologias na educação de conteúdos mais relacionados às ressignificações da escola da contemporaneidade. Para conseguir atender ao objetivo proposto, foi realizado o diálogo entre as literaturas na área da Psicologia e da Educação e a aproximação dos aportes teóricos utilizados ao contato com o público jovem – estudantes do ensino médio do IFPR de Jacarezinho - PR. Em suas narrativas produzidas no Facebook, ficam registradas suas necessidades de falarem sobre si por meio dos discursos próprios e também por meio dos já produzidos pelos seus pares. Sentimentos manifestados em publicações que representam seus aspectos emocionais, aquilo que os afetam e como são afetados pelos outros. Tais produções, ou seja, suas crenças, sentimentos, excessos, desabafos, produzidos em redes, permite-nos refletir sobre a rede social como o espaço da alteridade, para a construção de identidades em face do outro, de seus interlocutores. Sustentados nos procedimentos da pesquisa, os projetos de ensino a partir da transversalidade apresentam-se como um modelo interessante para a formação integral dos(as) estudantes que visam a ampliação dos trabalhos meramente voltados para a valorização da racionalidade, mas que possa levar em consideração a afetividade como estratégia nas atividades escolares em todos os níveis de ensino. A indicação desse modelo requer, entretanto, um maior investimento no diálogo entre a ação efetivada nas escolas de educação básica, os interesses de estudantes e professores(as) e a reflexão acadêmica, a fim de que juntos possam fazer emergir inovações que demandam atualmente no complexo processo de ensinar e aprender. |
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Sentimentos na rede e educação: um estudo a partir das narrativas de jovens no FacebookFeelings on the social network: narratives of young people on FacebookAfetividadeFacebookJuventudeEducaçãoA pesquisa tem por objetivo compreender as narrativas produzidas por jovens estudantes, usuários(as) de uma rede social da internet, o Facebook, no que diz respeito às produções de linguagens a partir da expressão de seus sentimentos. Busca-se também trazer à discussão o uso destas tecnologias na educação de conteúdos mais relacionados às ressignificações da escola da contemporaneidade. Para conseguir atender ao objetivo proposto, foi realizado o diálogo entre as literaturas na área da Psicologia e da Educação e a aproximação dos aportes teóricos utilizados ao contato com o público jovem – estudantes do ensino médio do IFPR de Jacarezinho - PR. Em suas narrativas produzidas no Facebook, ficam registradas suas necessidades de falarem sobre si por meio dos discursos próprios e também por meio dos já produzidos pelos seus pares. Sentimentos manifestados em publicações que representam seus aspectos emocionais, aquilo que os afetam e como são afetados pelos outros. Tais produções, ou seja, suas crenças, sentimentos, excessos, desabafos, produzidos em redes, permite-nos refletir sobre a rede social como o espaço da alteridade, para a construção de identidades em face do outro, de seus interlocutores. Sustentados nos procedimentos da pesquisa, os projetos de ensino a partir da transversalidade apresentam-se como um modelo interessante para a formação integral dos(as) estudantes que visam a ampliação dos trabalhos meramente voltados para a valorização da racionalidade, mas que possa levar em consideração a afetividade como estratégia nas atividades escolares em todos os níveis de ensino. A indicação desse modelo requer, entretanto, um maior investimento no diálogo entre a ação efetivada nas escolas de educação básica, os interesses de estudantes e professores(as) e a reflexão acadêmica, a fim de que juntos possam fazer emergir inovações que demandam atualmente no complexo processo de ensinar e aprender.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Leonardo Lemos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paixão, Sergio Vale da [UNESP]2017-02-03T16:09:34Z2017-02-03T16:09:34Z2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14868300087945333004048021P66444203522447403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T14:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148683Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:16:34.732701Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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