Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Bicudo, Luiz Roberto Hernandes, Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100009
http://hdl.handle.net/11449/17289
Resumo: Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma trilha ecológica nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.
id UNSP_33ba9a85940c6bdd8ddf2adb2ed9c2aa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/17289
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicasEnvironment education in public squares: a report about the experience with pedagogic workshopsEducação Ambientalprofessorespraças públicasEnvironmental Educationteacherspublic squaresOficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma trilha ecológica nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.Some workshops were carried out with High School teachers to make an Environmental Education Proposal for one square in the Botucatu city's historical center. The workshops were based on historical and botanical principles and were associated with the Environmental Education. As a result an ecological trail was designed through the plants, which had been previously identified. This project proved to be very important to the teachers in their professional growth. It boosted their interest in local history. This approach and the cultural diversity encountered enriched the proposal and brought benefits to teachers' practical teaching.UNESP Departamento de BotânicaUNESP Departamento de EducaçãoUNESP Departamento de BotânicaUNESP Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]Bicudo, Luiz Roberto HernandesBorges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]2014-05-20T13:48:34Z2014-05-20T13:48:34Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article121-132application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100009Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 121-132, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1728910.1590/S1516-73132004000100009S1516-73132004000100009S1516-73132004000100009.pdf3410520108583532SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:05:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/17289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:15:19.236816Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
Environment education in public squares: a report about the experience with pedagogic workshops
title Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
spellingShingle Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Educação Ambiental
professores
praças públicas
Environmental Education
teachers
public squares
title_short Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title_full Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title_fullStr Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title_full_unstemmed Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title_sort Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
author Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
author_facet Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Bicudo, Luiz Roberto Hernandes
Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]
author_role author
author2 Bicudo, Luiz Roberto Hernandes
Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Bicudo, Luiz Roberto Hernandes
Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
professores
praças públicas
Environmental Education
teachers
public squares
topic Educação Ambiental
professores
praças públicas
Environmental Education
teachers
public squares
description Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma trilha ecológica nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T13:48:34Z
2014-05-20T13:48:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100009
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 121-132, 2004.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/17289
10.1590/S1516-73132004000100009
S1516-73132004000100009
S1516-73132004000100009.pdf
3410520108583532
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100009
http://hdl.handle.net/11449/17289
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 121-132, 2004.
1516-7313
10.1590/S1516-73132004000100009
S1516-73132004000100009
S1516-73132004000100009.pdf
3410520108583532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121-132
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128336380035072