Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100009 http://hdl.handle.net/11449/17289 |
Resumo: | Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma trilha ecológica nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa. |
id |
UNSP_33ba9a85940c6bdd8ddf2adb2ed9c2aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/17289 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicasEnvironment education in public squares: a report about the experience with pedagogic workshopsEducação Ambientalprofessorespraças públicasEnvironmental Educationteacherspublic squaresOficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma trilha ecológica nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.Some workshops were carried out with High School teachers to make an Environmental Education Proposal for one square in the Botucatu city's historical center. The workshops were based on historical and botanical principles and were associated with the Environmental Education. As a result an ecological trail was designed through the plants, which had been previously identified. This project proved to be very important to the teachers in their professional growth. It boosted their interest in local history. This approach and the cultural diversity encountered enriched the proposal and brought benefits to teachers' practical teaching.UNESP Departamento de BotânicaUNESP Departamento de EducaçãoUNESP Departamento de BotânicaUNESP Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]Bicudo, Luiz Roberto HernandesBorges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]2014-05-20T13:48:34Z2014-05-20T13:48:34Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article121-132application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100009Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 121-132, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1728910.1590/S1516-73132004000100009S1516-73132004000100009S1516-73132004000100009.pdf3410520108583532SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:05:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/17289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:15:19.236816Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas Environment education in public squares: a report about the experience with pedagogic workshops |
title |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas |
spellingShingle |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP] Educação Ambiental professores praças públicas Environmental Education teachers public squares |
title_short |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas |
title_full |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas |
title_fullStr |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas |
title_sort |
Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas |
author |
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP] |
author_facet |
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP] Bicudo, Luiz Roberto Hernandes Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bicudo, Luiz Roberto Hernandes Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP] Bicudo, Luiz Roberto Hernandes Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental professores praças públicas Environmental Education teachers public squares |
topic |
Educação Ambiental professores praças públicas Environmental Education teachers public squares |
description |
Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma trilha ecológica nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T13:48:34Z 2014-05-20T13:48:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100009 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 121-132, 2004. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/17289 10.1590/S1516-73132004000100009 S1516-73132004000100009 S1516-73132004000100009.pdf 3410520108583532 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100009 http://hdl.handle.net/11449/17289 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 121-132, 2004. 1516-7313 10.1590/S1516-73132004000100009 S1516-73132004000100009 S1516-73132004000100009.pdf 3410520108583532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121-132 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128336380035072 |