Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios

Bibliographic Details
Main Author: Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP]
Publication Date: 2003
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/91285
Summary: O ensino de Matemática no Brasil vem, ao longo das décadas, sofrendo mudanças, críticas e adaptações. Essas transformações visam uma reformulação nas práticas educativas empregadas na escola e, para se ter um ensino de Matemática calcado em significados para o aluno, tais práticas educativas devem estar em sintonia com as mudanças sociais e os avanços tecnológicos. Os instrumentos tecnológicos podem servir como recursos didáticos nas atividades matemáticas da sala de aula, otimizando o tempo e deixando o aluno livre de procedimentos que não contribuem para seu real desenvolvimento. Um desses instrumentos, que está disponível para todas as crianças em idade escolar e que apresenta muitas possibilidades de aplicação nas aulas de matemática, é a calculadora. Neste trabalho foi feito um estudo, apoiado na realização de atividades com calculadora em alunos de 4ª série, em que se procurou identificar e discutir possibilidades e desafios desse equipamento, enquanto recurso didático nas aulas de matemática. A calculadora pode ser usada objetivando a motivação na realização de tarefas exploratórias e de investigação, verificação de resultados, correção de erros, auto-avaliação entre outros. Cabe ao professor, portanto, propor situações desafiadoras que permitam ao aluno o uso da calculadora como recurso na resolução dessas atividades.
id UNSP_45c7728f8264dd84b1d1985ec0087794
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91285
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafiosCalculadoras em educação matemática - TeseMatemática - Estudo e ensino - TeseResolução de problemas (Matemática) - TeseMathematics EducationCalculatorMathematicsO ensino de Matemática no Brasil vem, ao longo das décadas, sofrendo mudanças, críticas e adaptações. Essas transformações visam uma reformulação nas práticas educativas empregadas na escola e, para se ter um ensino de Matemática calcado em significados para o aluno, tais práticas educativas devem estar em sintonia com as mudanças sociais e os avanços tecnológicos. Os instrumentos tecnológicos podem servir como recursos didáticos nas atividades matemáticas da sala de aula, otimizando o tempo e deixando o aluno livre de procedimentos que não contribuem para seu real desenvolvimento. Um desses instrumentos, que está disponível para todas as crianças em idade escolar e que apresenta muitas possibilidades de aplicação nas aulas de matemática, é a calculadora. Neste trabalho foi feito um estudo, apoiado na realização de atividades com calculadora em alunos de 4ª série, em que se procurou identificar e discutir possibilidades e desafios desse equipamento, enquanto recurso didático nas aulas de matemática. A calculadora pode ser usada objetivando a motivação na realização de tarefas exploratórias e de investigação, verificação de resultados, correção de erros, auto-avaliação entre outros. Cabe ao professor, portanto, propor situações desafiadoras que permitam ao aluno o uso da calculadora como recurso na resolução dessas atividades.The teaching of Mathematics in Brazil, has been changing with criticals and adaptations. These transformation have as objective a new formulation for educatives practices teached on schools and, get a teaching of Mathematics based on meanings to the pupil, these educative pratices must be allied with the social changings and technological development. The technological instruments may be used as didatic resources for math activities on room classes, optimizing the time and allow a free pupil of procedures that don't increase your real development. One of these instruments, that is disponible to all children with school age, is the calculator. In this work, it was made on study, based on development of activities with calculators to the 4th serial pupil, wich looked for identify and discuss possibilities and chalenges of this equipment, while didatic resource on mathematics classes. It may be used objectiving the motivation to make exploratory and investigation exercises, cheking results, correction of mistakes, self evaluation, among others. It's the teacher, however, that propose challenge situations allowing the pupil use calculator as a resource to solve this activities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Vinicio de Macedo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP]2014-06-11T19:24:58Z2014-06-11T19:24:58Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 f. anexoapplication/pdfRUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 2003. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91285000213889rubio_jas_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:18:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91285Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-12T06:18:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
title Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
spellingShingle Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP]
Calculadoras em educação matemática - Tese
Matemática - Estudo e ensino - Tese
Resolução de problemas (Matemática) - Tese
Mathematics Education
Calculator
Mathematics
title_short Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
title_full Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
title_fullStr Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
title_sort Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
author Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP]
author_facet Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vinicio de Macedo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Calculadoras em educação matemática - Tese
Matemática - Estudo e ensino - Tese
Resolução de problemas (Matemática) - Tese
Mathematics Education
Calculator
Mathematics
topic Calculadoras em educação matemática - Tese
Matemática - Estudo e ensino - Tese
Resolução de problemas (Matemática) - Tese
Mathematics Education
Calculator
Mathematics
description O ensino de Matemática no Brasil vem, ao longo das décadas, sofrendo mudanças, críticas e adaptações. Essas transformações visam uma reformulação nas práticas educativas empregadas na escola e, para se ter um ensino de Matemática calcado em significados para o aluno, tais práticas educativas devem estar em sintonia com as mudanças sociais e os avanços tecnológicos. Os instrumentos tecnológicos podem servir como recursos didáticos nas atividades matemáticas da sala de aula, otimizando o tempo e deixando o aluno livre de procedimentos que não contribuem para seu real desenvolvimento. Um desses instrumentos, que está disponível para todas as crianças em idade escolar e que apresenta muitas possibilidades de aplicação nas aulas de matemática, é a calculadora. Neste trabalho foi feito um estudo, apoiado na realização de atividades com calculadora em alunos de 4ª série, em que se procurou identificar e discutir possibilidades e desafios desse equipamento, enquanto recurso didático nas aulas de matemática. A calculadora pode ser usada objetivando a motivação na realização de tarefas exploratórias e de investigação, verificação de resultados, correção de erros, auto-avaliação entre outros. Cabe ao professor, portanto, propor situações desafiadoras que permitam ao aluno o uso da calculadora como recurso na resolução dessas atividades.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2014-06-11T19:24:58Z
2014-06-11T19:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 2003. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/91285
000213889
rubio_jas_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 2003. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000213889
rubio_jas_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f. anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965256796078080