Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2003 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNESP |
Download full: | http://hdl.handle.net/11449/91285 |
Summary: | O ensino de Matemática no Brasil vem, ao longo das décadas, sofrendo mudanças, críticas e adaptações. Essas transformações visam uma reformulação nas práticas educativas empregadas na escola e, para se ter um ensino de Matemática calcado em significados para o aluno, tais práticas educativas devem estar em sintonia com as mudanças sociais e os avanços tecnológicos. Os instrumentos tecnológicos podem servir como recursos didáticos nas atividades matemáticas da sala de aula, otimizando o tempo e deixando o aluno livre de procedimentos que não contribuem para seu real desenvolvimento. Um desses instrumentos, que está disponível para todas as crianças em idade escolar e que apresenta muitas possibilidades de aplicação nas aulas de matemática, é a calculadora. Neste trabalho foi feito um estudo, apoiado na realização de atividades com calculadora em alunos de 4ª série, em que se procurou identificar e discutir possibilidades e desafios desse equipamento, enquanto recurso didático nas aulas de matemática. A calculadora pode ser usada objetivando a motivação na realização de tarefas exploratórias e de investigação, verificação de resultados, correção de erros, auto-avaliação entre outros. Cabe ao professor, portanto, propor situações desafiadoras que permitam ao aluno o uso da calculadora como recurso na resolução dessas atividades. |
id |
UNSP_45c7728f8264dd84b1d1985ec0087794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91285 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafiosCalculadoras em educação matemática - TeseMatemática - Estudo e ensino - TeseResolução de problemas (Matemática) - TeseMathematics EducationCalculatorMathematicsO ensino de Matemática no Brasil vem, ao longo das décadas, sofrendo mudanças, críticas e adaptações. Essas transformações visam uma reformulação nas práticas educativas empregadas na escola e, para se ter um ensino de Matemática calcado em significados para o aluno, tais práticas educativas devem estar em sintonia com as mudanças sociais e os avanços tecnológicos. Os instrumentos tecnológicos podem servir como recursos didáticos nas atividades matemáticas da sala de aula, otimizando o tempo e deixando o aluno livre de procedimentos que não contribuem para seu real desenvolvimento. Um desses instrumentos, que está disponível para todas as crianças em idade escolar e que apresenta muitas possibilidades de aplicação nas aulas de matemática, é a calculadora. Neste trabalho foi feito um estudo, apoiado na realização de atividades com calculadora em alunos de 4ª série, em que se procurou identificar e discutir possibilidades e desafios desse equipamento, enquanto recurso didático nas aulas de matemática. A calculadora pode ser usada objetivando a motivação na realização de tarefas exploratórias e de investigação, verificação de resultados, correção de erros, auto-avaliação entre outros. Cabe ao professor, portanto, propor situações desafiadoras que permitam ao aluno o uso da calculadora como recurso na resolução dessas atividades.The teaching of Mathematics in Brazil, has been changing with criticals and adaptations. These transformation have as objective a new formulation for educatives practices teached on schools and, get a teaching of Mathematics based on meanings to the pupil, these educative pratices must be allied with the social changings and technological development. The technological instruments may be used as didatic resources for math activities on room classes, optimizing the time and allow a free pupil of procedures that don't increase your real development. One of these instruments, that is disponible to all children with school age, is the calculator. In this work, it was made on study, based on development of activities with calculators to the 4th serial pupil, wich looked for identify and discuss possibilities and chalenges of this equipment, while didatic resource on mathematics classes. It may be used objectiving the motivation to make exploratory and investigation exercises, cheking results, correction of mistakes, self evaluation, among others. It's the teacher, however, that propose challenge situations allowing the pupil use calculator as a resource to solve this activities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Vinicio de Macedo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP]2014-06-11T19:24:58Z2014-06-11T19:24:58Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 f. anexoapplication/pdfRUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 2003. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91285000213889rubio_jas_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:18:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91285Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-12T06:18:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios |
title |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios |
spellingShingle |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP] Calculadoras em educação matemática - Tese Matemática - Estudo e ensino - Tese Resolução de problemas (Matemática) - Tese Mathematics Education Calculator Mathematics |
title_short |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios |
title_full |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios |
title_fullStr |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios |
title_full_unstemmed |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios |
title_sort |
Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios |
author |
Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP] |
author_facet |
Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Vinicio de Macedo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rubio, Juliana de Alcântara Silveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Calculadoras em educação matemática - Tese Matemática - Estudo e ensino - Tese Resolução de problemas (Matemática) - Tese Mathematics Education Calculator Mathematics |
topic |
Calculadoras em educação matemática - Tese Matemática - Estudo e ensino - Tese Resolução de problemas (Matemática) - Tese Mathematics Education Calculator Mathematics |
description |
O ensino de Matemática no Brasil vem, ao longo das décadas, sofrendo mudanças, críticas e adaptações. Essas transformações visam uma reformulação nas práticas educativas empregadas na escola e, para se ter um ensino de Matemática calcado em significados para o aluno, tais práticas educativas devem estar em sintonia com as mudanças sociais e os avanços tecnológicos. Os instrumentos tecnológicos podem servir como recursos didáticos nas atividades matemáticas da sala de aula, otimizando o tempo e deixando o aluno livre de procedimentos que não contribuem para seu real desenvolvimento. Um desses instrumentos, que está disponível para todas as crianças em idade escolar e que apresenta muitas possibilidades de aplicação nas aulas de matemática, é a calculadora. Neste trabalho foi feito um estudo, apoiado na realização de atividades com calculadora em alunos de 4ª série, em que se procurou identificar e discutir possibilidades e desafios desse equipamento, enquanto recurso didático nas aulas de matemática. A calculadora pode ser usada objetivando a motivação na realização de tarefas exploratórias e de investigação, verificação de resultados, correção de erros, auto-avaliação entre outros. Cabe ao professor, portanto, propor situações desafiadoras que permitam ao aluno o uso da calculadora como recurso na resolução dessas atividades. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2014-06-11T19:24:58Z 2014-06-11T19:24:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 2003. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003. http://hdl.handle.net/11449/91285 000213889 rubio_jas_me_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Uso didático da calculadora no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 2003. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003. 000213889 rubio_jas_me_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114 f. anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965256796078080 |