Política neoliberal para a educação basíca: o novo ensino médio e os desafios dos professores de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Guilherme Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252283
Resumo: Esta pesquisa visa compreender por meio das literaturas e percepções empíricas dos docentes, como a Reforma do Novo de Ensino e as políticas públicas que seguem esse mesmo viés neoliberal podem impactar a educação pública e na vida docente dos professores de geografia, afetados com a redução da carga horária de geografia no Ensino Médio. Diante das recentes limitações orçamentarias que tem sido impostas desde a implantação da lei do Novo Ensino Médio e das limitações curriculares presentes tanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como também em relação as exigências curriculares do governo do estado de São Paulo, por exemplo o Currículo Paulista Etapa Ensino Médio (CPEM), como os docentes de geografia estão contemplando sua carga horária e quais os percursos didático pedagógicos estão desenvolvendo nas escolas da educação básica do Estado de São Paulo? Para tanto, este trabalho apresenta uma análise teórico-bibliográfica e documental, sobre as atuais reformas educacionais e orçamentárias, além da aplicação de um questionário qualitativo aplicado a docentes de diferentes cidades do Estado de São Paulo. Como resultados, vemos, por um lado, que estamos diante de reformas de cunho neoliberal, que visam abrir os recursos destinados por lei à educação, para benefício da iniciativa privada. E, por outro lado, os professores de geografia, para complementar sua carga horária que foi reduzida, necessitam se dedicar a itinerários formativos, projetos de vida e outros componentes curriculares, nos quais desenvolvem temas e conteúdo que nem sempre passam por aquilo que aprenderam na sua formação inicial.
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