Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiro, Iraide Marques de Freitas [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ88.htm
http://hdl.handle.net/11449/148393
Resumo: Introdução: Esta pesquisa foi realizada na EMEIF Firmino Leandro entre as professoras de 1ª a 4ª séries, durante os anos de 2000 e 2001, sobre como ensinar e aprender mediante os Projetos de Trabalho. Propusemos esta forma de trabalho para atender demandas da escola que indicavam a necessidade de se ensinar e aprender por meio de formas mais dinâmicas, que rompessem com os modelos tradicionais de ensino. Fundamentados em Fernando Hernández, optamos pelos Projetos de Trabalho, uma vez que os mesmos permitem uma organização do currículo escolar sem a rigidez convencional entre as disciplinas e as áreas do conhecimento. A partir do desenvolvimento de temas-problemas é possível explorar campos do saber tradicional fora da escola, além de ensinar aos alunos estratégias de busca, ordenação, análise, interpretação e representação da informação, levandos-os a construir estratégias de busca do conhecimento de forma mais autônoma. Objetivos: ampliar e melhorar a formação das professoras, no sentido de reverem a prática pedagógica, incorporando novos conteúdos, metodologias e abordagens de ensino. Objetivamos, ainda, tornar as professoras mediadoras do processo ensino/aprendizagem, para que possibilitem aos alunos diferentes visões acerca dos fatos, indo além das representações que nos são dadas. Metodologia: Inicialmente acompanhamos semanalmente os trabalhos na escola durante as HTPCs e posteriormente quinzenalmente, tendo como referência a Pesquisa-Ação, no sentido de tornar as professoras partícipes do processo e com isso criar uma cultura reflexiva sobre as funções da escola, seu tempo, seu espaço, com vistas a ressignificar a prática pedagógica. Resultados: Os relatórios elaborados pelas professoras e suas colocações orais durante as reuniões, apontam para o reconhecimento de que ao se ensinar mediante os Projetos de Trabalhos se cria um ambiente facilitador da aprendizagem acadêmica e social, possibilitando trabalhar melhor os conhecimentos específicos e genéricos dos alunos. Foram desenvolvidos vários Projetos, dentre os quais destacamos: Bicho da Seda, Dinossauros, Plantas, Adolescência, Meio Ambiente, Folclore e O Jornal. As professoras avaliaram, ainda, que os alunos se envolvem mais nas atividades escolares, encontrando maior facilidade e atribuindo maior sentido à aquisição e busca dos conhecimentos. Esta visão se reforça, também, a partir dos materiais produzidos pelos alunos e do envolvimento dos pais nas atividades decorrentes dos Projetos.
id UNSP_46531bc5b3b8b567f177adcdb654cec2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148393
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagemIntrodução: Esta pesquisa foi realizada na EMEIF Firmino Leandro entre as professoras de 1ª a 4ª séries, durante os anos de 2000 e 2001, sobre como ensinar e aprender mediante os Projetos de Trabalho. Propusemos esta forma de trabalho para atender demandas da escola que indicavam a necessidade de se ensinar e aprender por meio de formas mais dinâmicas, que rompessem com os modelos tradicionais de ensino. Fundamentados em Fernando Hernández, optamos pelos Projetos de Trabalho, uma vez que os mesmos permitem uma organização do currículo escolar sem a rigidez convencional entre as disciplinas e as áreas do conhecimento. A partir do desenvolvimento de temas-problemas é possível explorar campos do saber tradicional fora da escola, além de ensinar aos alunos estratégias de busca, ordenação, análise, interpretação e representação da informação, levandos-os a construir estratégias de busca do conhecimento de forma mais autônoma. Objetivos: ampliar e melhorar a formação das professoras, no sentido de reverem a prática pedagógica, incorporando novos conteúdos, metodologias e abordagens de ensino. Objetivamos, ainda, tornar as professoras mediadoras do processo ensino/aprendizagem, para que possibilitem aos alunos diferentes visões acerca dos fatos, indo além das representações que nos são dadas. Metodologia: Inicialmente acompanhamos semanalmente os trabalhos na escola durante as HTPCs e posteriormente quinzenalmente, tendo como referência a Pesquisa-Ação, no sentido de tornar as professoras partícipes do processo e com isso criar uma cultura reflexiva sobre as funções da escola, seu tempo, seu espaço, com vistas a ressignificar a prática pedagógica. Resultados: Os relatórios elaborados pelas professoras e suas colocações orais durante as reuniões, apontam para o reconhecimento de que ao se ensinar mediante os Projetos de Trabalhos se cria um ambiente facilitador da aprendizagem acadêmica e social, possibilitando trabalhar melhor os conhecimentos específicos e genéricos dos alunos. Foram desenvolvidos vários Projetos, dentre os quais destacamos: Bicho da Seda, Dinossauros, Plantas, Adolescência, Meio Ambiente, Folclore e O Jornal. As professoras avaliaram, ainda, que os alunos se envolvem mais nas atividades escolares, encontrando maior facilidade e atribuindo maior sentido à aquisição e busca dos conhecimentos. Esta visão se reforça, também, a partir dos materiais produzidos pelos alunos e do envolvimento dos pais nas atividades decorrentes dos Projetos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Educação, Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Educação, Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barreiro, Iraide Marques de Freitas [UNESP]2017-01-18T18:09:52Z2017-01-18T18:09:52Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ88.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148393PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:45:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148393Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:57.222879Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
title Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
spellingShingle Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
Barreiro, Iraide Marques de Freitas [UNESP]
title_short Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
title_full Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
title_fullStr Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
title_full_unstemmed Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
title_sort Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
author Barreiro, Iraide Marques de Freitas [UNESP]
author_facet Barreiro, Iraide Marques de Freitas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiro, Iraide Marques de Freitas [UNESP]
description Introdução: Esta pesquisa foi realizada na EMEIF Firmino Leandro entre as professoras de 1ª a 4ª séries, durante os anos de 2000 e 2001, sobre como ensinar e aprender mediante os Projetos de Trabalho. Propusemos esta forma de trabalho para atender demandas da escola que indicavam a necessidade de se ensinar e aprender por meio de formas mais dinâmicas, que rompessem com os modelos tradicionais de ensino. Fundamentados em Fernando Hernández, optamos pelos Projetos de Trabalho, uma vez que os mesmos permitem uma organização do currículo escolar sem a rigidez convencional entre as disciplinas e as áreas do conhecimento. A partir do desenvolvimento de temas-problemas é possível explorar campos do saber tradicional fora da escola, além de ensinar aos alunos estratégias de busca, ordenação, análise, interpretação e representação da informação, levandos-os a construir estratégias de busca do conhecimento de forma mais autônoma. Objetivos: ampliar e melhorar a formação das professoras, no sentido de reverem a prática pedagógica, incorporando novos conteúdos, metodologias e abordagens de ensino. Objetivamos, ainda, tornar as professoras mediadoras do processo ensino/aprendizagem, para que possibilitem aos alunos diferentes visões acerca dos fatos, indo além das representações que nos são dadas. Metodologia: Inicialmente acompanhamos semanalmente os trabalhos na escola durante as HTPCs e posteriormente quinzenalmente, tendo como referência a Pesquisa-Ação, no sentido de tornar as professoras partícipes do processo e com isso criar uma cultura reflexiva sobre as funções da escola, seu tempo, seu espaço, com vistas a ressignificar a prática pedagógica. Resultados: Os relatórios elaborados pelas professoras e suas colocações orais durante as reuniões, apontam para o reconhecimento de que ao se ensinar mediante os Projetos de Trabalhos se cria um ambiente facilitador da aprendizagem acadêmica e social, possibilitando trabalhar melhor os conhecimentos específicos e genéricos dos alunos. Foram desenvolvidos vários Projetos, dentre os quais destacamos: Bicho da Seda, Dinossauros, Plantas, Adolescência, Meio Ambiente, Folclore e O Jornal. As professoras avaliaram, ainda, que os alunos se envolvem mais nas atividades escolares, encontrando maior facilidade e atribuindo maior sentido à aquisição e busca dos conhecimentos. Esta visão se reforça, também, a partir dos materiais produzidos pelos alunos e do envolvimento dos pais nas atividades decorrentes dos Projetos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:52Z
2017-01-18T18:09:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ88.htm
http://hdl.handle.net/11449/148393
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ88.htm
http://hdl.handle.net/11449/148393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129042068537344