Os projetos de trabalho no ensino de 1ª a 4ª séries: facilitadores da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ88.htm http://hdl.handle.net/11449/148393 |
Resumo: | Introdução: Esta pesquisa foi realizada na EMEIF Firmino Leandro entre as professoras de 1ª a 4ª séries, durante os anos de 2000 e 2001, sobre como ensinar e aprender mediante os Projetos de Trabalho. Propusemos esta forma de trabalho para atender demandas da escola que indicavam a necessidade de se ensinar e aprender por meio de formas mais dinâmicas, que rompessem com os modelos tradicionais de ensino. Fundamentados em Fernando Hernández, optamos pelos Projetos de Trabalho, uma vez que os mesmos permitem uma organização do currículo escolar sem a rigidez convencional entre as disciplinas e as áreas do conhecimento. A partir do desenvolvimento de temas-problemas é possível explorar campos do saber tradicional fora da escola, além de ensinar aos alunos estratégias de busca, ordenação, análise, interpretação e representação da informação, levandos-os a construir estratégias de busca do conhecimento de forma mais autônoma. Objetivos: ampliar e melhorar a formação das professoras, no sentido de reverem a prática pedagógica, incorporando novos conteúdos, metodologias e abordagens de ensino. Objetivamos, ainda, tornar as professoras mediadoras do processo ensino/aprendizagem, para que possibilitem aos alunos diferentes visões acerca dos fatos, indo além das representações que nos são dadas. Metodologia: Inicialmente acompanhamos semanalmente os trabalhos na escola durante as HTPCs e posteriormente quinzenalmente, tendo como referência a Pesquisa-Ação, no sentido de tornar as professoras partícipes do processo e com isso criar uma cultura reflexiva sobre as funções da escola, seu tempo, seu espaço, com vistas a ressignificar a prática pedagógica. Resultados: Os relatórios elaborados pelas professoras e suas colocações orais durante as reuniões, apontam para o reconhecimento de que ao se ensinar mediante os Projetos de Trabalhos se cria um ambiente facilitador da aprendizagem acadêmica e social, possibilitando trabalhar melhor os conhecimentos específicos e genéricos dos alunos. Foram desenvolvidos vários Projetos, dentre os quais destacamos: Bicho da Seda, Dinossauros, Plantas, Adolescência, Meio Ambiente, Folclore e O Jornal. As professoras avaliaram, ainda, que os alunos se envolvem mais nas atividades escolares, encontrando maior facilidade e atribuindo maior sentido à aquisição e busca dos conhecimentos. Esta visão se reforça, também, a partir dos materiais produzidos pelos alunos e do envolvimento dos pais nas atividades decorrentes dos Projetos. |
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