Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Semprebone, Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008
http://hdl.handle.net/11449/20639
Resumo: Os valores têm sido considerados importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental. Procurando analisar o tratamento dado à dimensão valorativa da temática ambiental em três coleções de Ciências Naturais voltadas às séries finais do Ensino Fundamental verificamos a predominância da visão antropocêntrica, sendo a natureza valorizada em função de sua utilidade para o ser humano. O predomínio da valorização do conhecimento científico em detrimento de outras formas de conhecimento, da ação humana individual em detrimento da coletiva e a simples apresentação de leis ambientais foram outros aspectos problemáticos encontrados. Uma das coleções, entretanto, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos, também se destacou pela maior ênfase dada à dimensão estética, implicando uma visão de mundo menos utilitarista e um tratamento mais adequado do conteúdo valorativo da temática ambiental.
id UNSP_46b41b55d1b2e4a4a7338b667f7972ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/20639
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturaisEnvironmental Education and values education in science textbooksEducação ambientalEducação em valoresLivro didático de Ciências NaturaisEnsino FundamentalEnvironmental educationValues educationScience textbooksPrimary SchoolOs valores têm sido considerados importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental. Procurando analisar o tratamento dado à dimensão valorativa da temática ambiental em três coleções de Ciências Naturais voltadas às séries finais do Ensino Fundamental verificamos a predominância da visão antropocêntrica, sendo a natureza valorizada em função de sua utilidade para o ser humano. O predomínio da valorização do conhecimento científico em detrimento de outras formas de conhecimento, da ação humana individual em detrimento da coletiva e a simples apresentação de leis ambientais foram outros aspectos problemáticos encontrados. Uma das coleções, entretanto, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos, também se destacou pela maior ênfase dada à dimensão estética, implicando uma visão de mundo menos utilitarista e um tratamento mais adequado do conteúdo valorativo da temática ambiental.Values have been considered an important teaching subject mainly when it deals with certain themes like the environment. A qualitative analysis of three sets of Natural Sciences textbooks utilized in the last series of Brazilian Primary Schools has been realized aiming to identify how the values dimension of environmental themes has been focused. The dominance of anthropocentric views was shown, where nature was valued according to its utility for human beings. Additionally, other problematic aspects identified were: the prevalence of a scientific knowledge over alternative ways of knowing, the individual human action in contrast to the collective and the simplified demonstration of environmental laws. One of the analyzed sets, however, values the collective work of the students, as well emphasizes the esthetic dimension, implying a less utilitarian world view, pointing out a more appropriate treatment of the value content in the environmental themes.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Semprebone, Angela2013-09-30T19:26:08Z2014-05-20T13:57:57Z2013-09-30T19:26:08Z2014-05-20T13:57:57Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article131-148application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2063910.1590/S1516-73132010000100008S1516-73132010000100008S1516-73132010000100008.pdf4980307107078303SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:25:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:34.004572Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
Environmental Education and values education in science textbooks
title Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
spellingShingle Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Educação ambiental
Educação em valores
Livro didático de Ciências Naturais
Ensino Fundamental
Environmental education
Values education
Science textbooks
Primary School
title_short Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
title_full Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
title_fullStr Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
title_full_unstemmed Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
title_sort Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
author Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
author_facet Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Semprebone, Angela
author_role author
author2 Semprebone, Angela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Semprebone, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação em valores
Livro didático de Ciências Naturais
Ensino Fundamental
Environmental education
Values education
Science textbooks
Primary School
topic Educação ambiental
Educação em valores
Livro didático de Ciências Naturais
Ensino Fundamental
Environmental education
Values education
Science textbooks
Primary School
description Os valores têm sido considerados importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental. Procurando analisar o tratamento dado à dimensão valorativa da temática ambiental em três coleções de Ciências Naturais voltadas às séries finais do Ensino Fundamental verificamos a predominância da visão antropocêntrica, sendo a natureza valorizada em função de sua utilidade para o ser humano. O predomínio da valorização do conhecimento científico em detrimento de outras formas de conhecimento, da ação humana individual em detrimento da coletiva e a simples apresentação de leis ambientais foram outros aspectos problemáticos encontrados. Uma das coleções, entretanto, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos, também se destacou pela maior ênfase dada à dimensão estética, implicando uma visão de mundo menos utilitarista e um tratamento mais adequado do conteúdo valorativo da temática ambiental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2013-09-30T19:26:08Z
2013-09-30T19:26:08Z
2014-05-20T13:57:57Z
2014-05-20T13:57:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/20639
10.1590/S1516-73132010000100008
S1516-73132010000100008
S1516-73132010000100008.pdf
4980307107078303
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008
http://hdl.handle.net/11449/20639
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010.
1516-7313
10.1590/S1516-73132010000100008
S1516-73132010000100008
S1516-73132010000100008.pdf
4980307107078303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131-148
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129246235721728