Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008 http://hdl.handle.net/11449/20639 |
Resumo: | Os valores têm sido considerados importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental. Procurando analisar o tratamento dado à dimensão valorativa da temática ambiental em três coleções de Ciências Naturais voltadas às séries finais do Ensino Fundamental verificamos a predominância da visão antropocêntrica, sendo a natureza valorizada em função de sua utilidade para o ser humano. O predomínio da valorização do conhecimento científico em detrimento de outras formas de conhecimento, da ação humana individual em detrimento da coletiva e a simples apresentação de leis ambientais foram outros aspectos problemáticos encontrados. Uma das coleções, entretanto, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos, também se destacou pela maior ênfase dada à dimensão estética, implicando uma visão de mundo menos utilitarista e um tratamento mais adequado do conteúdo valorativo da temática ambiental. |
id |
UNSP_46b41b55d1b2e4a4a7338b667f7972ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/20639 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturaisEnvironmental Education and values education in science textbooksEducação ambientalEducação em valoresLivro didático de Ciências NaturaisEnsino FundamentalEnvironmental educationValues educationScience textbooksPrimary SchoolOs valores têm sido considerados importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental. Procurando analisar o tratamento dado à dimensão valorativa da temática ambiental em três coleções de Ciências Naturais voltadas às séries finais do Ensino Fundamental verificamos a predominância da visão antropocêntrica, sendo a natureza valorizada em função de sua utilidade para o ser humano. O predomínio da valorização do conhecimento científico em detrimento de outras formas de conhecimento, da ação humana individual em detrimento da coletiva e a simples apresentação de leis ambientais foram outros aspectos problemáticos encontrados. Uma das coleções, entretanto, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos, também se destacou pela maior ênfase dada à dimensão estética, implicando uma visão de mundo menos utilitarista e um tratamento mais adequado do conteúdo valorativo da temática ambiental.Values have been considered an important teaching subject mainly when it deals with certain themes like the environment. A qualitative analysis of three sets of Natural Sciences textbooks utilized in the last series of Brazilian Primary Schools has been realized aiming to identify how the values dimension of environmental themes has been focused. The dominance of anthropocentric views was shown, where nature was valued according to its utility for human beings. Additionally, other problematic aspects identified were: the prevalence of a scientific knowledge over alternative ways of knowing, the individual human action in contrast to the collective and the simplified demonstration of environmental laws. One of the analyzed sets, however, values the collective work of the students, as well emphasizes the esthetic dimension, implying a less utilitarian world view, pointing out a more appropriate treatment of the value content in the environmental themes.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Semprebone, Angela2013-09-30T19:26:08Z2014-05-20T13:57:57Z2013-09-30T19:26:08Z2014-05-20T13:57:57Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article131-148application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2063910.1590/S1516-73132010000100008S1516-73132010000100008S1516-73132010000100008.pdf4980307107078303SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:25:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:34.004572Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais Environmental Education and values education in science textbooks |
title |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais |
spellingShingle |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] Educação ambiental Educação em valores Livro didático de Ciências Naturais Ensino Fundamental Environmental education Values education Science textbooks Primary School |
title_short |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais |
title_full |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais |
title_fullStr |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais |
title_sort |
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais |
author |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] |
author_facet |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] Semprebone, Angela |
author_role |
author |
author2 |
Semprebone, Angela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] Semprebone, Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação em valores Livro didático de Ciências Naturais Ensino Fundamental Environmental education Values education Science textbooks Primary School |
topic |
Educação ambiental Educação em valores Livro didático de Ciências Naturais Ensino Fundamental Environmental education Values education Science textbooks Primary School |
description |
Os valores têm sido considerados importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental. Procurando analisar o tratamento dado à dimensão valorativa da temática ambiental em três coleções de Ciências Naturais voltadas às séries finais do Ensino Fundamental verificamos a predominância da visão antropocêntrica, sendo a natureza valorizada em função de sua utilidade para o ser humano. O predomínio da valorização do conhecimento científico em detrimento de outras formas de conhecimento, da ação humana individual em detrimento da coletiva e a simples apresentação de leis ambientais foram outros aspectos problemáticos encontrados. Uma das coleções, entretanto, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos, também se destacou pela maior ênfase dada à dimensão estética, implicando uma visão de mundo menos utilitarista e um tratamento mais adequado do conteúdo valorativo da temática ambiental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2013-09-30T19:26:08Z 2013-09-30T19:26:08Z 2014-05-20T13:57:57Z 2014-05-20T13:57:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/20639 10.1590/S1516-73132010000100008 S1516-73132010000100008 S1516-73132010000100008.pdf 4980307107078303 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008 http://hdl.handle.net/11449/20639 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010. 1516-7313 10.1590/S1516-73132010000100008 S1516-73132010000100008 S1516-73132010000100008.pdf 4980307107078303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
131-148 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129246235721728 |