Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144506
Resumo: Em virtude das buscas por novas e ávidas informações, além da desenfreada luta pela audiência, novos modelos de ‘fazer jornalismo’ aparecem nos veículos televisivos e alternam o discurso identitário jornalístico. De tal modo, algumas produções, que conquistaram bons índices de audiência, têm feito uso de algumas estratégias a fim de atingir seus objetivos, que vão desde a utilização de diferentes discursos baseados em “verdades midiáticas” até os chamados “efeitos de verdade”, que demarcam seu ethos discursivo. Em vista de tais apontamentos, esta pesquisa pretende revisitar alguns modelos de jornalísticos popularescos significativos – em termos de inovação no fazer noticioso e na representação discursiva – das décadas de 80, 90 e 2000/10 do século XX: Documento Especial – Televisão Verdade (década de 80); Aqui Agora (década de 90); e Balanço Geral (surgido na primeira década dos anos 2000 e ainda no ar), à luz da análise de discurso de tradição francesa, da análise retórica e da análise de elementos que compõe a narrativa sonoro-imagética. Esse entrecruzamento metodológico nos possibilitou trabalhar com o ethos projetado na enunciação de cada uma das atrações supracitadas, no qual procuramos depreender como a identidade jornalística era construída em seu conteúdo discursivo através de projeções ethópicas.
id UNSP_47047dd26b36cb9ac69ad0d90b396563
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144506
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço GeralMarks os discourse identity in yellow press: analysis of ethos in TV programs Documento Especial, Aqui Agora e Balanço GeralAnálise do DiscursoEthosDocumento EspecialAqui AgoraBalanço GeralDiscourse AnalysisEm virtude das buscas por novas e ávidas informações, além da desenfreada luta pela audiência, novos modelos de ‘fazer jornalismo’ aparecem nos veículos televisivos e alternam o discurso identitário jornalístico. De tal modo, algumas produções, que conquistaram bons índices de audiência, têm feito uso de algumas estratégias a fim de atingir seus objetivos, que vão desde a utilização de diferentes discursos baseados em “verdades midiáticas” até os chamados “efeitos de verdade”, que demarcam seu ethos discursivo. Em vista de tais apontamentos, esta pesquisa pretende revisitar alguns modelos de jornalísticos popularescos significativos – em termos de inovação no fazer noticioso e na representação discursiva – das décadas de 80, 90 e 2000/10 do século XX: Documento Especial – Televisão Verdade (década de 80); Aqui Agora (década de 90); e Balanço Geral (surgido na primeira década dos anos 2000 e ainda no ar), à luz da análise de discurso de tradição francesa, da análise retórica e da análise de elementos que compõe a narrativa sonoro-imagética. Esse entrecruzamento metodológico nos possibilitou trabalhar com o ethos projetado na enunciação de cada uma das atrações supracitadas, no qual procuramos depreender como a identidade jornalística era construída em seu conteúdo discursivo através de projeções ethópicas.Because of the search for new and eager information, and the unbridled struggle for the hearing, new models of 'journalism' appear on television vehicles and alternate journalistic identity discourse. In this way, some productions that have won good audience ratings, have made use of some strategies in order to achieve their goals, ranging from the use of different discourses based on "media truth" to the so-called "real effects" that demarcate its discursive ethos. In view of such notes, this research aims to revisit some models of significant popularescos journalism - in terms of innovation in news making and discursive representation - of the 80, 90 and 2000/10 of the twentieth century: Documento Especial – Televisão Verdade (decade 80); Aqui Agora (90s); and Balanço Geral (emerged in the first decade of the 2000s and still in the air) in the light of discourse analysis of French tradition, rhetorical analysis and analysis of elements that compose the sound-imagistic narrative. This methodological lathing enabled us to work with the ethos designed in the enunciation of each of the above attractions, in which we try to infer how the journalistic identity was built in its discursive content through ethopics projections.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2014/10866-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casadei, Eliza Bachega [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP]2016-11-03T17:24:32Z2016-11-03T17:24:32Z2016-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14450600087512433004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144506Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:14.499343Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
Marks os discourse identity in yellow press: analysis of ethos in TV programs Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
title Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
spellingShingle Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP]
Análise do Discurso
Ethos
Documento Especial
Aqui Agora
Balanço Geral
Discourse Analysis
title_short Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
title_full Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
title_fullStr Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
title_full_unstemmed Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
title_sort Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
author Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP]
author_facet Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casadei, Eliza Bachega [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Ethos
Documento Especial
Aqui Agora
Balanço Geral
Discourse Analysis
topic Análise do Discurso
Ethos
Documento Especial
Aqui Agora
Balanço Geral
Discourse Analysis
description Em virtude das buscas por novas e ávidas informações, além da desenfreada luta pela audiência, novos modelos de ‘fazer jornalismo’ aparecem nos veículos televisivos e alternam o discurso identitário jornalístico. De tal modo, algumas produções, que conquistaram bons índices de audiência, têm feito uso de algumas estratégias a fim de atingir seus objetivos, que vão desde a utilização de diferentes discursos baseados em “verdades midiáticas” até os chamados “efeitos de verdade”, que demarcam seu ethos discursivo. Em vista de tais apontamentos, esta pesquisa pretende revisitar alguns modelos de jornalísticos popularescos significativos – em termos de inovação no fazer noticioso e na representação discursiva – das décadas de 80, 90 e 2000/10 do século XX: Documento Especial – Televisão Verdade (década de 80); Aqui Agora (década de 90); e Balanço Geral (surgido na primeira década dos anos 2000 e ainda no ar), à luz da análise de discurso de tradição francesa, da análise retórica e da análise de elementos que compõe a narrativa sonoro-imagética. Esse entrecruzamento metodológico nos possibilitou trabalhar com o ethos projetado na enunciação de cada uma das atrações supracitadas, no qual procuramos depreender como a identidade jornalística era construída em seu conteúdo discursivo através de projeções ethópicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03T17:24:32Z
2016-11-03T17:24:32Z
2016-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144506
000875124
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/144506
identifier_str_mv 000875124
33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129179566211072