Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144506 |
Resumo: | Em virtude das buscas por novas e ávidas informações, além da desenfreada luta pela audiência, novos modelos de ‘fazer jornalismo’ aparecem nos veículos televisivos e alternam o discurso identitário jornalístico. De tal modo, algumas produções, que conquistaram bons índices de audiência, têm feito uso de algumas estratégias a fim de atingir seus objetivos, que vão desde a utilização de diferentes discursos baseados em “verdades midiáticas” até os chamados “efeitos de verdade”, que demarcam seu ethos discursivo. Em vista de tais apontamentos, esta pesquisa pretende revisitar alguns modelos de jornalísticos popularescos significativos – em termos de inovação no fazer noticioso e na representação discursiva – das décadas de 80, 90 e 2000/10 do século XX: Documento Especial – Televisão Verdade (década de 80); Aqui Agora (década de 90); e Balanço Geral (surgido na primeira década dos anos 2000 e ainda no ar), à luz da análise de discurso de tradição francesa, da análise retórica e da análise de elementos que compõe a narrativa sonoro-imagética. Esse entrecruzamento metodológico nos possibilitou trabalhar com o ethos projetado na enunciação de cada uma das atrações supracitadas, no qual procuramos depreender como a identidade jornalística era construída em seu conteúdo discursivo através de projeções ethópicas. |
id |
UNSP_47047dd26b36cb9ac69ad0d90b396563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144506 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço GeralMarks os discourse identity in yellow press: analysis of ethos in TV programs Documento Especial, Aqui Agora e Balanço GeralAnálise do DiscursoEthosDocumento EspecialAqui AgoraBalanço GeralDiscourse AnalysisEm virtude das buscas por novas e ávidas informações, além da desenfreada luta pela audiência, novos modelos de ‘fazer jornalismo’ aparecem nos veículos televisivos e alternam o discurso identitário jornalístico. De tal modo, algumas produções, que conquistaram bons índices de audiência, têm feito uso de algumas estratégias a fim de atingir seus objetivos, que vão desde a utilização de diferentes discursos baseados em “verdades midiáticas” até os chamados “efeitos de verdade”, que demarcam seu ethos discursivo. Em vista de tais apontamentos, esta pesquisa pretende revisitar alguns modelos de jornalísticos popularescos significativos – em termos de inovação no fazer noticioso e na representação discursiva – das décadas de 80, 90 e 2000/10 do século XX: Documento Especial – Televisão Verdade (década de 80); Aqui Agora (década de 90); e Balanço Geral (surgido na primeira década dos anos 2000 e ainda no ar), à luz da análise de discurso de tradição francesa, da análise retórica e da análise de elementos que compõe a narrativa sonoro-imagética. Esse entrecruzamento metodológico nos possibilitou trabalhar com o ethos projetado na enunciação de cada uma das atrações supracitadas, no qual procuramos depreender como a identidade jornalística era construída em seu conteúdo discursivo através de projeções ethópicas.Because of the search for new and eager information, and the unbridled struggle for the hearing, new models of 'journalism' appear on television vehicles and alternate journalistic identity discourse. In this way, some productions that have won good audience ratings, have made use of some strategies in order to achieve their goals, ranging from the use of different discourses based on "media truth" to the so-called "real effects" that demarcate its discursive ethos. In view of such notes, this research aims to revisit some models of significant popularescos journalism - in terms of innovation in news making and discursive representation - of the 80, 90 and 2000/10 of the twentieth century: Documento Especial – Televisão Verdade (decade 80); Aqui Agora (90s); and Balanço Geral (emerged in the first decade of the 2000s and still in the air) in the light of discourse analysis of French tradition, rhetorical analysis and analysis of elements that compose the sound-imagistic narrative. This methodological lathing enabled us to work with the ethos designed in the enunciation of each of the above attractions, in which we try to infer how the journalistic identity was built in its discursive content through ethopics projections.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2014/10866-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casadei, Eliza Bachega [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP]2016-11-03T17:24:32Z2016-11-03T17:24:32Z2016-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14450600087512433004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144506Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:14.499343Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral Marks os discourse identity in yellow press: analysis of ethos in TV programs Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral |
title |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral |
spellingShingle |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP] Análise do Discurso Ethos Documento Especial Aqui Agora Balanço Geral Discourse Analysis |
title_short |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral |
title_full |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral |
title_fullStr |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral |
title_full_unstemmed |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral |
title_sort |
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral |
author |
Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP] |
author_facet |
Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casadei, Eliza Bachega [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Ethos Documento Especial Aqui Agora Balanço Geral Discourse Analysis |
topic |
Análise do Discurso Ethos Documento Especial Aqui Agora Balanço Geral Discourse Analysis |
description |
Em virtude das buscas por novas e ávidas informações, além da desenfreada luta pela audiência, novos modelos de ‘fazer jornalismo’ aparecem nos veículos televisivos e alternam o discurso identitário jornalístico. De tal modo, algumas produções, que conquistaram bons índices de audiência, têm feito uso de algumas estratégias a fim de atingir seus objetivos, que vão desde a utilização de diferentes discursos baseados em “verdades midiáticas” até os chamados “efeitos de verdade”, que demarcam seu ethos discursivo. Em vista de tais apontamentos, esta pesquisa pretende revisitar alguns modelos de jornalísticos popularescos significativos – em termos de inovação no fazer noticioso e na representação discursiva – das décadas de 80, 90 e 2000/10 do século XX: Documento Especial – Televisão Verdade (década de 80); Aqui Agora (década de 90); e Balanço Geral (surgido na primeira década dos anos 2000 e ainda no ar), à luz da análise de discurso de tradição francesa, da análise retórica e da análise de elementos que compõe a narrativa sonoro-imagética. Esse entrecruzamento metodológico nos possibilitou trabalhar com o ethos projetado na enunciação de cada uma das atrações supracitadas, no qual procuramos depreender como a identidade jornalística era construída em seu conteúdo discursivo através de projeções ethópicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-03T17:24:32Z 2016-11-03T17:24:32Z 2016-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144506 000875124 33004056081P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144506 |
identifier_str_mv |
000875124 33004056081P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129179566211072 |