A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141741 |
Resumo: | Partimos do principio de que, atualmente, a escola representa espaço privilegiado para promover o exercício da cidadania, formando pessoas criticas que assumam seu lugar na sociedade como sujeitos históricos, capazes de compreender o mundo e escolher o modo de atuar sobre ele. Este texto visa apresentar e analisar o que os alunos matriculados no curso de Pedagogia PARFOR em quatro campi da UNESP, e que atuam nas escolas municipais da região pensam sobre a escola pública real e sobre aquela que gostariam de ter. Para tanto, aplicamos um questionário para 89 alunos distribuídos entre os campi da UNESP de Araraquara (20 sujeitos), Bauru (19 sujeitos), Marília (23 sujeitos) e Presidente Prudente (27 sujeitos). Para categorização e análise dos dados empíricos, recorremos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Constatamos uma perspectiva negativa dos sujeitos ao descrever a escola pública real em que atuam. Em contraposição, verificamos que a idéia de uma escola ideal é percebida pelos alunos exatamente como aquilo que falta a uma escola que temos na atualidade. As características apontadas sobre a escola ideal vão se apresentando, geralmente, como contrapontos a todos os aspectos que foram identificados como negativos. Dado preocupante e desafiador, tendo em vista que para alguns estudos, uma representação ou um significado negativo sobre a escola pode ter efeito deletério sobre o trabalho que se realiza pelo profissional na escola, e que, inversamente, uma representação positiva pode contribuir amplamente para a construção de uma escola de qualidade (ROSENTHAL, JACOBSON,1983). Em consequência, emerge a necessidade premente de ressignificar essas concepções negativas para agir sobre elas, se desejarmos realmente lutar por uma escola de mais qualidade para todos. |
id |
UNSP_4730a59ba5ae2c54e82ef5dab1091e6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141741 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e idealPartimos do principio de que, atualmente, a escola representa espaço privilegiado para promover o exercício da cidadania, formando pessoas criticas que assumam seu lugar na sociedade como sujeitos históricos, capazes de compreender o mundo e escolher o modo de atuar sobre ele. Este texto visa apresentar e analisar o que os alunos matriculados no curso de Pedagogia PARFOR em quatro campi da UNESP, e que atuam nas escolas municipais da região pensam sobre a escola pública real e sobre aquela que gostariam de ter. Para tanto, aplicamos um questionário para 89 alunos distribuídos entre os campi da UNESP de Araraquara (20 sujeitos), Bauru (19 sujeitos), Marília (23 sujeitos) e Presidente Prudente (27 sujeitos). Para categorização e análise dos dados empíricos, recorremos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Constatamos uma perspectiva negativa dos sujeitos ao descrever a escola pública real em que atuam. Em contraposição, verificamos que a idéia de uma escola ideal é percebida pelos alunos exatamente como aquilo que falta a uma escola que temos na atualidade. As características apontadas sobre a escola ideal vão se apresentando, geralmente, como contrapontos a todos os aspectos que foram identificados como negativos. Dado preocupante e desafiador, tendo em vista que para alguns estudos, uma representação ou um significado negativo sobre a escola pode ter efeito deletério sobre o trabalho que se realiza pelo profissional na escola, e que, inversamente, uma representação positiva pode contribuir amplamente para a construção de uma escola de qualidade (ROSENTHAL, JACOBSON,1983). Em consequência, emerge a necessidade premente de ressignificar essas concepções negativas para agir sobre elas, se desejarmos realmente lutar por uma escola de mais qualidade para todos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]2016-07-19T13:00:15Z2016-07-19T13:00:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2008-2020application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2008-20202357-7819http://hdl.handle.net/11449/141741ISSN2357-7819-2014-2008-2020.pdf43398070085552149057705430758200porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141741Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:29:39.297911Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal |
title |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal |
spellingShingle |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
title_short |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal |
title_full |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal |
title_fullStr |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal |
title_full_unstemmed |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal |
title_sort |
A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal |
author |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
author_facet |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] |
description |
Partimos do principio de que, atualmente, a escola representa espaço privilegiado para promover o exercício da cidadania, formando pessoas criticas que assumam seu lugar na sociedade como sujeitos históricos, capazes de compreender o mundo e escolher o modo de atuar sobre ele. Este texto visa apresentar e analisar o que os alunos matriculados no curso de Pedagogia PARFOR em quatro campi da UNESP, e que atuam nas escolas municipais da região pensam sobre a escola pública real e sobre aquela que gostariam de ter. Para tanto, aplicamos um questionário para 89 alunos distribuídos entre os campi da UNESP de Araraquara (20 sujeitos), Bauru (19 sujeitos), Marília (23 sujeitos) e Presidente Prudente (27 sujeitos). Para categorização e análise dos dados empíricos, recorremos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Constatamos uma perspectiva negativa dos sujeitos ao descrever a escola pública real em que atuam. Em contraposição, verificamos que a idéia de uma escola ideal é percebida pelos alunos exatamente como aquilo que falta a uma escola que temos na atualidade. As características apontadas sobre a escola ideal vão se apresentando, geralmente, como contrapontos a todos os aspectos que foram identificados como negativos. Dado preocupante e desafiador, tendo em vista que para alguns estudos, uma representação ou um significado negativo sobre a escola pode ter efeito deletério sobre o trabalho que se realiza pelo profissional na escola, e que, inversamente, uma representação positiva pode contribuir amplamente para a construção de uma escola de qualidade (ROSENTHAL, JACOBSON,1983). Em consequência, emerge a necessidade premente de ressignificar essas concepções negativas para agir sobre elas, se desejarmos realmente lutar por uma escola de mais qualidade para todos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:15Z 2016-07-19T13:00:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2008-2020 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141741 ISSN2357-7819-2014-2008-2020.pdf 4339807008555214 9057705430758200 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141741 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2008-2020 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-2008-2020.pdf 4339807008555214 9057705430758200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2008-2020 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128520163950592 |