A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141741
Resumo: Partimos do principio de que, atualmente, a escola representa espaço privilegiado para promover o exercício da cidadania, formando pessoas criticas que assumam seu lugar na sociedade como sujeitos históricos, capazes de compreender o mundo e escolher o modo de atuar sobre ele. Este texto visa apresentar e analisar o que os alunos matriculados no curso de Pedagogia PARFOR em quatro campi da UNESP, e que atuam nas escolas municipais da região pensam sobre a escola pública real e sobre aquela que gostariam de ter. Para tanto, aplicamos um questionário para 89 alunos distribuídos entre os campi da UNESP de Araraquara (20 sujeitos), Bauru (19 sujeitos), Marília (23 sujeitos) e Presidente Prudente (27 sujeitos). Para categorização e análise dos dados empíricos, recorremos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Constatamos uma perspectiva negativa dos sujeitos ao descrever a escola pública real em que atuam. Em contraposição, verificamos que a idéia de uma escola ideal é percebida pelos alunos exatamente como aquilo que falta a uma escola que temos na atualidade. As características apontadas sobre a escola ideal vão se apresentando, geralmente, como contrapontos a todos os aspectos que foram identificados como negativos. Dado preocupante e desafiador, tendo em vista que para alguns estudos, uma representação ou um significado negativo sobre a escola pode ter efeito deletério sobre o trabalho que se realiza pelo profissional na escola, e que, inversamente, uma representação positiva pode contribuir amplamente para a construção de uma escola de qualidade (ROSENTHAL, JACOBSON,1983). Em consequência, emerge a necessidade premente de ressignificar essas concepções negativas para agir sobre elas, se desejarmos realmente lutar por uma escola de mais qualidade para todos.
id UNSP_4730a59ba5ae2c54e82ef5dab1091e6c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141741
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e idealPartimos do principio de que, atualmente, a escola representa espaço privilegiado para promover o exercício da cidadania, formando pessoas criticas que assumam seu lugar na sociedade como sujeitos históricos, capazes de compreender o mundo e escolher o modo de atuar sobre ele. Este texto visa apresentar e analisar o que os alunos matriculados no curso de Pedagogia PARFOR em quatro campi da UNESP, e que atuam nas escolas municipais da região pensam sobre a escola pública real e sobre aquela que gostariam de ter. Para tanto, aplicamos um questionário para 89 alunos distribuídos entre os campi da UNESP de Araraquara (20 sujeitos), Bauru (19 sujeitos), Marília (23 sujeitos) e Presidente Prudente (27 sujeitos). Para categorização e análise dos dados empíricos, recorremos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Constatamos uma perspectiva negativa dos sujeitos ao descrever a escola pública real em que atuam. Em contraposição, verificamos que a idéia de uma escola ideal é percebida pelos alunos exatamente como aquilo que falta a uma escola que temos na atualidade. As características apontadas sobre a escola ideal vão se apresentando, geralmente, como contrapontos a todos os aspectos que foram identificados como negativos. Dado preocupante e desafiador, tendo em vista que para alguns estudos, uma representação ou um significado negativo sobre a escola pode ter efeito deletério sobre o trabalho que se realiza pelo profissional na escola, e que, inversamente, uma representação positiva pode contribuir amplamente para a construção de uma escola de qualidade (ROSENTHAL, JACOBSON,1983). Em consequência, emerge a necessidade premente de ressignificar essas concepções negativas para agir sobre elas, se desejarmos realmente lutar por uma escola de mais qualidade para todos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]2016-07-19T13:00:15Z2016-07-19T13:00:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2008-2020application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2008-20202357-7819http://hdl.handle.net/11449/141741ISSN2357-7819-2014-2008-2020.pdf43398070085552149057705430758200porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141741Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:29:39.297911Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
title A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
spellingShingle A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
title_short A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
title_full A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
title_fullStr A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
title_full_unstemmed A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
title_sort A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal
author Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author_facet Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
author_role author
author2 Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
description Partimos do principio de que, atualmente, a escola representa espaço privilegiado para promover o exercício da cidadania, formando pessoas criticas que assumam seu lugar na sociedade como sujeitos históricos, capazes de compreender o mundo e escolher o modo de atuar sobre ele. Este texto visa apresentar e analisar o que os alunos matriculados no curso de Pedagogia PARFOR em quatro campi da UNESP, e que atuam nas escolas municipais da região pensam sobre a escola pública real e sobre aquela que gostariam de ter. Para tanto, aplicamos um questionário para 89 alunos distribuídos entre os campi da UNESP de Araraquara (20 sujeitos), Bauru (19 sujeitos), Marília (23 sujeitos) e Presidente Prudente (27 sujeitos). Para categorização e análise dos dados empíricos, recorremos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Constatamos uma perspectiva negativa dos sujeitos ao descrever a escola pública real em que atuam. Em contraposição, verificamos que a idéia de uma escola ideal é percebida pelos alunos exatamente como aquilo que falta a uma escola que temos na atualidade. As características apontadas sobre a escola ideal vão se apresentando, geralmente, como contrapontos a todos os aspectos que foram identificados como negativos. Dado preocupante e desafiador, tendo em vista que para alguns estudos, uma representação ou um significado negativo sobre a escola pode ter efeito deletério sobre o trabalho que se realiza pelo profissional na escola, e que, inversamente, uma representação positiva pode contribuir amplamente para a construção de uma escola de qualidade (ROSENTHAL, JACOBSON,1983). Em consequência, emerge a necessidade premente de ressignificar essas concepções negativas para agir sobre elas, se desejarmos realmente lutar por uma escola de mais qualidade para todos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:15Z
2016-07-19T13:00:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2008-2020
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141741
ISSN2357-7819-2014-2008-2020.pdf
4339807008555214
9057705430758200
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141741
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2008-2020
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2008-2020.pdf
4339807008555214
9057705430758200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2008-2020
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128520163950592