Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manttuy, Edivaldo de Jesus
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Galante, Celiana Cristina Tessaro, Araujo, Simoni Carla Alves de, Catarucci Sobrinho, André, Delsin, Francisco Penha, Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP], Haga, Mario Susumo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141846
Resumo: Para muitos alunos, é fundamental proporcionar oportunidades e momentos em que possam refletir sobre seus conhecimentos apreendidos nas suas ações no ambiente escolar, sobre a sua postura de aprendiz diante daquilo que lhe é oferecido na educação formal diferenciado das práticas escolares tradicionais, o presente relato tem a intenção de apresentar resultados de um processo de avaliação com uma proposta diferenciada que pode levar o aluno a refletir sobre suas ações na escola e compreenda melhor o seu rendimento com práticas de autoverificação da aprendizagem contínua que são trabalhadas em três momentos: a aplicação, a retomada de estudos com reflexões individuais e coletivas sobre respostas corretas e incorretas e a reaplicação. A metodologia contempla a conciliação de fundamentos da avaliação somativa com os de avaliação formativa. A proposta foi trabalhada pela equipe gestora com os professores das componentes curriculares do Ensino Médio da escola proporcionando resultados que permite avalizar a metodologia mais motivadora do que com métodos tradicionais de aulas expositivas e avaliações somativas periódicas. Como resultado importante, entre outros, podemos registrar a progressão verificada nos rendimentos dos alunos em avaliações internas e externas como SARESP, Prova Brasil e ENEM dos últimos anos.
id UNSP_47556b7b82ef50a4a4d05160e39d5c02
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141846
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletivaPara muitos alunos, é fundamental proporcionar oportunidades e momentos em que possam refletir sobre seus conhecimentos apreendidos nas suas ações no ambiente escolar, sobre a sua postura de aprendiz diante daquilo que lhe é oferecido na educação formal diferenciado das práticas escolares tradicionais, o presente relato tem a intenção de apresentar resultados de um processo de avaliação com uma proposta diferenciada que pode levar o aluno a refletir sobre suas ações na escola e compreenda melhor o seu rendimento com práticas de autoverificação da aprendizagem contínua que são trabalhadas em três momentos: a aplicação, a retomada de estudos com reflexões individuais e coletivas sobre respostas corretas e incorretas e a reaplicação. A metodologia contempla a conciliação de fundamentos da avaliação somativa com os de avaliação formativa. A proposta foi trabalhada pela equipe gestora com os professores das componentes curriculares do Ensino Médio da escola proporcionando resultados que permite avalizar a metodologia mais motivadora do que com métodos tradicionais de aulas expositivas e avaliações somativas periódicas. Como resultado importante, entre outros, podemos registrar a progressão verificada nos rendimentos dos alunos em avaliações internas e externas como SARESP, Prova Brasil e ENEM dos últimos anos.Escola Estadual José Joaquim dos Santos, Três Fronteiras, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Escola Estadual José Joaquim dos SantosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manttuy, Edivaldo de JesusGalante, Celiana Cristina TessaroAraujo, Simoni Carla Alves deCatarucci Sobrinho, AndréDelsin, Francisco PenhaHaga, Kuniko Iwamoto [UNESP]Haga, Mario Susumo [UNESP]2016-07-19T13:00:44Z2016-07-19T13:00:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3599-3609application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3599-36092357-7819http://hdl.handle.net/11449/141846ISSN2357-7819-2014-3599-3609.pdf38320348376413813558054469670536porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141846Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:55.850386Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva
title Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva
spellingShingle Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva
Manttuy, Edivaldo de Jesus
title_short Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva
title_full Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva
title_fullStr Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva
title_full_unstemmed Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva
title_sort Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva
author Manttuy, Edivaldo de Jesus
author_facet Manttuy, Edivaldo de Jesus
Galante, Celiana Cristina Tessaro
Araujo, Simoni Carla Alves de
Catarucci Sobrinho, André
Delsin, Francisco Penha
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
author_role author
author2 Galante, Celiana Cristina Tessaro
Araujo, Simoni Carla Alves de
Catarucci Sobrinho, André
Delsin, Francisco Penha
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escola Estadual José Joaquim dos Santos
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manttuy, Edivaldo de Jesus
Galante, Celiana Cristina Tessaro
Araujo, Simoni Carla Alves de
Catarucci Sobrinho, André
Delsin, Francisco Penha
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
description Para muitos alunos, é fundamental proporcionar oportunidades e momentos em que possam refletir sobre seus conhecimentos apreendidos nas suas ações no ambiente escolar, sobre a sua postura de aprendiz diante daquilo que lhe é oferecido na educação formal diferenciado das práticas escolares tradicionais, o presente relato tem a intenção de apresentar resultados de um processo de avaliação com uma proposta diferenciada que pode levar o aluno a refletir sobre suas ações na escola e compreenda melhor o seu rendimento com práticas de autoverificação da aprendizagem contínua que são trabalhadas em três momentos: a aplicação, a retomada de estudos com reflexões individuais e coletivas sobre respostas corretas e incorretas e a reaplicação. A metodologia contempla a conciliação de fundamentos da avaliação somativa com os de avaliação formativa. A proposta foi trabalhada pela equipe gestora com os professores das componentes curriculares do Ensino Médio da escola proporcionando resultados que permite avalizar a metodologia mais motivadora do que com métodos tradicionais de aulas expositivas e avaliações somativas periódicas. Como resultado importante, entre outros, podemos registrar a progressão verificada nos rendimentos dos alunos em avaliações internas e externas como SARESP, Prova Brasil e ENEM dos últimos anos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:44Z
2016-07-19T13:00:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3599-3609
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141846
ISSN2357-7819-2014-3599-3609.pdf
3832034837641381
3558054469670536
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141846
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3599-3609
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3599-3609.pdf
3832034837641381
3558054469670536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3599-3609
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128460406652928