TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/105623 |
Resumo: | Segundo o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, de 2005 a 2010 houve um aumento da compra do metilfenidato pelos órgãos públicos em torno de 1400%. Deste modo, contextualizar e compreender o crescente número de diagnósticos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, bem como o aumento da venda de medicamentos para este transtorno, tem sido uma empreitada comum de muitos autores que se dedicam ao tema da infância. O presente trabalho visa compreender os significados e as peculiaridades da sintomatologia do TDAH, elucidando a polissemia imbricada na singularidade de cada caso particular. Os objetivos específicos foram: identificar as experiências singulares de crianças, pais e professores e entender os sentidos comunicados por suas queixas e dificuldades; apontar algumas correlações entre certos traços da nossa cultura e a atual proliferação de diagnósticos do referido transtorno. Para tanto, realizei um trabalho de psicodiagnóstico com crianças que foram encaminhadas para atendimento psicológico em uma cidade do interior paulista. Foram atendidos três casos de crianças diagnosticadas com TDAH, todas medicadas com metilfenidato e/ou outros medicamentos, as quais foram acompanhadas por médicos neuropediatras e psicólogos. Deste modo, optei por trabalhar com o método psicanalítico. Este se enquadra em um modelo de pesquisa qualitativa, visto que neste enquadre o conhecimento tem um caráter interpretativo, na medida em que é construído em um processo de atribuição de sentidos. Assim, partindo da bibliografia estudada, dos casos atendidos e do olhar psicanalítico, pude constatar que na contemporaneidade, tornou-se cada vez mais raro abster-se das tecnologias medicamentosas/biológicas para educar crianças e adolescentes. Foi frequente a... |
id |
UNSP_47677f81f78f7e931caadffc26de6e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/105623 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanáliseInfânciaPsicanaliseDisturbio da falta de atenção com hiperatividadeCrianças hiperativasAttention-deficit hyperactivity disorderSegundo o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, de 2005 a 2010 houve um aumento da compra do metilfenidato pelos órgãos públicos em torno de 1400%. Deste modo, contextualizar e compreender o crescente número de diagnósticos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, bem como o aumento da venda de medicamentos para este transtorno, tem sido uma empreitada comum de muitos autores que se dedicam ao tema da infância. O presente trabalho visa compreender os significados e as peculiaridades da sintomatologia do TDAH, elucidando a polissemia imbricada na singularidade de cada caso particular. Os objetivos específicos foram: identificar as experiências singulares de crianças, pais e professores e entender os sentidos comunicados por suas queixas e dificuldades; apontar algumas correlações entre certos traços da nossa cultura e a atual proliferação de diagnósticos do referido transtorno. Para tanto, realizei um trabalho de psicodiagnóstico com crianças que foram encaminhadas para atendimento psicológico em uma cidade do interior paulista. Foram atendidos três casos de crianças diagnosticadas com TDAH, todas medicadas com metilfenidato e/ou outros medicamentos, as quais foram acompanhadas por médicos neuropediatras e psicólogos. Deste modo, optei por trabalhar com o método psicanalítico. Este se enquadra em um modelo de pesquisa qualitativa, visto que neste enquadre o conhecimento tem um caráter interpretativo, na medida em que é construído em um processo de atribuição de sentidos. Assim, partindo da bibliografia estudada, dos casos atendidos e do olhar psicanalítico, pude constatar que na contemporaneidade, tornou-se cada vez mais raro abster-se das tecnologias medicamentosas/biológicas para educar crianças e adolescentes. Foi frequente a...According to the Forum of Education and Society Medicalization, from 2005 to 2010, there was an increase in the purchase of methylphenidate by public agencies, around 1400%. Thus, contextualizing and understanding the growing number of diagnoses of Attention Deficit Hyperactivity Disorder, as well as the increasing of sales of drugs for this disorder, it has been an ordinary venture of many authors who dedicate themselves to the theme of childhood. This study aims to understand the meanings and the peculiarities of the symptoms of ADHD, explaining the different meanings embedded in the uniqueness of each individual case. The specific objectives were: identifying the unique experiences of children, parentes, and teachers as well as understanding the meanings communicated by their complaints and difficulties; demonstrating some correlations between certain traits of our culture and the current proliferation of the diagnoses of the said disorder. Therefore, I performed a work of psychodiagnostic with children who were referred for psychological care in an inland city of São Paulo state. Three cases of children diagnosed with ADHD were seen, all of them medicated with methylphenidate and / or other drugs, which were accompanied by neuropediatricians and psychologists. Thus, I chose to work with the psychoanalytic method. This fits itself into a model of qualitative research, since knowledge has an interpretive character frame, as it is built on a process of assigning senses. Thus, based on the literature studied, the cases treated, and psychoanalytical study, I found out that, nowadays, it has become increasingly rare to abstain from drug/biologic technologies to educate children and teenagers. It was common the observation of lack of discrimination between parents‟ and children‟s places. The family dynamics... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:35:04Z2014-06-11T19:35:04Z2013-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis150 f. : il.application/pdfSCHICOTTI, Rosana Vera de Oliveira. TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise. 2013. 150 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2013.http://hdl.handle.net/11449/105623000712539schicotti_rvo_dr_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T14:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/105623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:15.280604Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise |
title |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise |
spellingShingle |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP] Infância Psicanalise Disturbio da falta de atenção com hiperatividade Crianças hiperativas Attention-deficit hyperactivity disorder |
title_short |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise |
title_full |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise |
title_fullStr |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise |
title_full_unstemmed |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise |
title_sort |
TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise |
author |
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Psicanalise Disturbio da falta de atenção com hiperatividade Crianças hiperativas Attention-deficit hyperactivity disorder |
topic |
Infância Psicanalise Disturbio da falta de atenção com hiperatividade Crianças hiperativas Attention-deficit hyperactivity disorder |
description |
Segundo o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, de 2005 a 2010 houve um aumento da compra do metilfenidato pelos órgãos públicos em torno de 1400%. Deste modo, contextualizar e compreender o crescente número de diagnósticos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, bem como o aumento da venda de medicamentos para este transtorno, tem sido uma empreitada comum de muitos autores que se dedicam ao tema da infância. O presente trabalho visa compreender os significados e as peculiaridades da sintomatologia do TDAH, elucidando a polissemia imbricada na singularidade de cada caso particular. Os objetivos específicos foram: identificar as experiências singulares de crianças, pais e professores e entender os sentidos comunicados por suas queixas e dificuldades; apontar algumas correlações entre certos traços da nossa cultura e a atual proliferação de diagnósticos do referido transtorno. Para tanto, realizei um trabalho de psicodiagnóstico com crianças que foram encaminhadas para atendimento psicológico em uma cidade do interior paulista. Foram atendidos três casos de crianças diagnosticadas com TDAH, todas medicadas com metilfenidato e/ou outros medicamentos, as quais foram acompanhadas por médicos neuropediatras e psicólogos. Deste modo, optei por trabalhar com o método psicanalítico. Este se enquadra em um modelo de pesquisa qualitativa, visto que neste enquadre o conhecimento tem um caráter interpretativo, na medida em que é construído em um processo de atribuição de sentidos. Assim, partindo da bibliografia estudada, dos casos atendidos e do olhar psicanalítico, pude constatar que na contemporaneidade, tornou-se cada vez mais raro abster-se das tecnologias medicamentosas/biológicas para educar crianças e adolescentes. Foi frequente a... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-04 2014-06-11T19:35:04Z 2014-06-11T19:35:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHICOTTI, Rosana Vera de Oliveira. TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise. 2013. 150 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2013. http://hdl.handle.net/11449/105623 000712539 schicotti_rvo_dr_assis.pdf 33004048021P6 |
identifier_str_mv |
SCHICOTTI, Rosana Vera de Oliveira. TDAH e infância contemporânea: um olhar a partir da psicanálise. 2013. 150 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2013. 000712539 schicotti_rvo_dr_assis.pdf 33004048021P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/105623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
150 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128522296754176 |