Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ63.htm http://hdl.handle.net/11449/148429 |
Resumo: | Introdução: A pesquisas estuda o resgate da literatura oral, como: contos, cantigas, parlendas. E ainda, a importância do trabalho com textos orais no convívio familiar, ou o desenvolvimento da fala em bebês e crianças de 1 a 3 anos a partir da convivência com textos orais. O Projeto: “Programa Pais e Filhos da mamãe gansa” – foi baseado em um programa de melhoria de qualidade de vida na cidade de Toronto, Canadá. Objetivos: atender grupos de pais e filhos que experenciam juntos os prazeres e os benefícios do uso de rimas, canções, poesias e histórias contadas aos seus filhos bebês ou crianças de 1-3 anos, mostrar aos pais e às crianças como se divertir com a linguagem poética, com cantigas e gestos com o objetivo de enriquecer a convivência familiar e oferecer às crianças habilidades essenciais durante o processo de pré alfabetização. Além de resgatar a literatura oral, a cultura brasileira e a qualidade de tempo entre pais e filhos. Metodologia: a utilização de um livreto com algumas poesias e canções, mostrando através de ilustrações como cada atividade deve ser desenvolvida entre pais e filhos foi elaborado e é utilizado. Elencamos uma comunidade inserida no mapa de exclusão social da cidade e selecionamos cerca de 40 famílias. A proposta deste projeto integra a pesquisa, se considerarmos que os monitores estão regatando a literatura oral, cantigas de ninar e poesias da cultura e do folclore brasileiros. O ensino também se articula pois, além de estudar os teóricos que discutem a importância do resgate oral e de brincadeiras infantis já na primeira infância, os monitores têm a oportunidade de ensinar aos pais as atividades com rimas, cantigas e poesia. Resultados: Os resultados mostram uma melhor qualidade de vida familiar com o uso do programa. Pais que aprendem a utilizarem seu tempo com o filho e transportam a barreira da exclusão social adquirindo conhecimentos de como inserir o filho no contexto familiar saudável. Além disto vimos como as crianças melhoraram sua oralidade a partir da participação no programa. |
id |
UNSP_47963de6b35a14ba98d501b0a8664559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148429 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão socialIntrodução: A pesquisas estuda o resgate da literatura oral, como: contos, cantigas, parlendas. E ainda, a importância do trabalho com textos orais no convívio familiar, ou o desenvolvimento da fala em bebês e crianças de 1 a 3 anos a partir da convivência com textos orais. O Projeto: “Programa Pais e Filhos da mamãe gansa” – foi baseado em um programa de melhoria de qualidade de vida na cidade de Toronto, Canadá. Objetivos: atender grupos de pais e filhos que experenciam juntos os prazeres e os benefícios do uso de rimas, canções, poesias e histórias contadas aos seus filhos bebês ou crianças de 1-3 anos, mostrar aos pais e às crianças como se divertir com a linguagem poética, com cantigas e gestos com o objetivo de enriquecer a convivência familiar e oferecer às crianças habilidades essenciais durante o processo de pré alfabetização. Além de resgatar a literatura oral, a cultura brasileira e a qualidade de tempo entre pais e filhos. Metodologia: a utilização de um livreto com algumas poesias e canções, mostrando através de ilustrações como cada atividade deve ser desenvolvida entre pais e filhos foi elaborado e é utilizado. Elencamos uma comunidade inserida no mapa de exclusão social da cidade e selecionamos cerca de 40 famílias. A proposta deste projeto integra a pesquisa, se considerarmos que os monitores estão regatando a literatura oral, cantigas de ninar e poesias da cultura e do folclore brasileiros. O ensino também se articula pois, além de estudar os teóricos que discutem a importância do resgate oral e de brincadeiras infantis já na primeira infância, os monitores têm a oportunidade de ensinar aos pais as atividades com rimas, cantigas e poesia. Resultados: Os resultados mostram uma melhor qualidade de vida familiar com o uso do programa. Pais que aprendem a utilizarem seu tempo com o filho e transportam a barreira da exclusão social adquirindo conhecimentos de como inserir o filho no contexto familiar saudável. Além disto vimos como as crianças melhoraram sua oralidade a partir da participação no programa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2017-01-18T18:11:41Z2017-01-18T18:11:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ63.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1484299778200016779533PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:25.123189Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social |
title |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social |
spellingShingle |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
title_short |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social |
title_full |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social |
title_fullStr |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social |
title_full_unstemmed |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social |
title_sort |
Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social |
author |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
description |
Introdução: A pesquisas estuda o resgate da literatura oral, como: contos, cantigas, parlendas. E ainda, a importância do trabalho com textos orais no convívio familiar, ou o desenvolvimento da fala em bebês e crianças de 1 a 3 anos a partir da convivência com textos orais. O Projeto: “Programa Pais e Filhos da mamãe gansa” – foi baseado em um programa de melhoria de qualidade de vida na cidade de Toronto, Canadá. Objetivos: atender grupos de pais e filhos que experenciam juntos os prazeres e os benefícios do uso de rimas, canções, poesias e histórias contadas aos seus filhos bebês ou crianças de 1-3 anos, mostrar aos pais e às crianças como se divertir com a linguagem poética, com cantigas e gestos com o objetivo de enriquecer a convivência familiar e oferecer às crianças habilidades essenciais durante o processo de pré alfabetização. Além de resgatar a literatura oral, a cultura brasileira e a qualidade de tempo entre pais e filhos. Metodologia: a utilização de um livreto com algumas poesias e canções, mostrando através de ilustrações como cada atividade deve ser desenvolvida entre pais e filhos foi elaborado e é utilizado. Elencamos uma comunidade inserida no mapa de exclusão social da cidade e selecionamos cerca de 40 famílias. A proposta deste projeto integra a pesquisa, se considerarmos que os monitores estão regatando a literatura oral, cantigas de ninar e poesias da cultura e do folclore brasileiros. O ensino também se articula pois, além de estudar os teóricos que discutem a importância do resgate oral e de brincadeiras infantis já na primeira infância, os monitores têm a oportunidade de ensinar aos pais as atividades com rimas, cantigas e poesia. Resultados: Os resultados mostram uma melhor qualidade de vida familiar com o uso do programa. Pais que aprendem a utilizarem seu tempo com o filho e transportam a barreira da exclusão social adquirindo conhecimentos de como inserir o filho no contexto familiar saudável. Além disto vimos como as crianças melhoraram sua oralidade a partir da participação no programa. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:41Z 2017-01-18T18:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ63.htm http://hdl.handle.net/11449/148429 9778200016779533 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ63.htm http://hdl.handle.net/11449/148429 |
identifier_str_mv |
9778200016779533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129558500605952 |