Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ63.htm
http://hdl.handle.net/11449/148429
Resumo: Introdução: A pesquisas estuda o resgate da literatura oral, como: contos, cantigas, parlendas. E ainda, a importância do trabalho com textos orais no convívio familiar, ou o desenvolvimento da fala em bebês e crianças de 1 a 3 anos a partir da convivência com textos orais. O Projeto: “Programa Pais e Filhos da mamãe gansa” – foi baseado em um programa de melhoria de qualidade de vida na cidade de Toronto, Canadá. Objetivos: atender grupos de pais e filhos que experenciam juntos os prazeres e os benefícios do uso de rimas, canções, poesias e histórias contadas aos seus filhos bebês ou crianças de 1-3 anos, mostrar aos pais e às crianças como se divertir com a linguagem poética, com cantigas e gestos com o objetivo de enriquecer a convivência familiar e oferecer às crianças habilidades essenciais durante o processo de pré alfabetização. Além de resgatar a literatura oral, a cultura brasileira e a qualidade de tempo entre pais e filhos. Metodologia: a utilização de um livreto com algumas poesias e canções, mostrando através de ilustrações como cada atividade deve ser desenvolvida entre pais e filhos foi elaborado e é utilizado. Elencamos uma comunidade inserida no mapa de exclusão social da cidade e selecionamos cerca de 40 famílias. A proposta deste projeto integra a pesquisa, se considerarmos que os monitores estão regatando a literatura oral, cantigas de ninar e poesias da cultura e do folclore brasileiros. O ensino também se articula pois, além de estudar os teóricos que discutem a importância do resgate oral e de brincadeiras infantis já na primeira infância, os monitores têm a oportunidade de ensinar aos pais as atividades com rimas, cantigas e poesia. Resultados: Os resultados mostram uma melhor qualidade de vida familiar com o uso do programa. Pais que aprendem a utilizarem seu tempo com o filho e transportam a barreira da exclusão social adquirindo conhecimentos de como inserir o filho no contexto familiar saudável. Além disto vimos como as crianças melhoraram sua oralidade a partir da participação no programa.
id UNSP_47963de6b35a14ba98d501b0a8664559
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148429
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão socialIntrodução: A pesquisas estuda o resgate da literatura oral, como: contos, cantigas, parlendas. E ainda, a importância do trabalho com textos orais no convívio familiar, ou o desenvolvimento da fala em bebês e crianças de 1 a 3 anos a partir da convivência com textos orais. O Projeto: “Programa Pais e Filhos da mamãe gansa” – foi baseado em um programa de melhoria de qualidade de vida na cidade de Toronto, Canadá. Objetivos: atender grupos de pais e filhos que experenciam juntos os prazeres e os benefícios do uso de rimas, canções, poesias e histórias contadas aos seus filhos bebês ou crianças de 1-3 anos, mostrar aos pais e às crianças como se divertir com a linguagem poética, com cantigas e gestos com o objetivo de enriquecer a convivência familiar e oferecer às crianças habilidades essenciais durante o processo de pré alfabetização. Além de resgatar a literatura oral, a cultura brasileira e a qualidade de tempo entre pais e filhos. Metodologia: a utilização de um livreto com algumas poesias e canções, mostrando através de ilustrações como cada atividade deve ser desenvolvida entre pais e filhos foi elaborado e é utilizado. Elencamos uma comunidade inserida no mapa de exclusão social da cidade e selecionamos cerca de 40 famílias. A proposta deste projeto integra a pesquisa, se considerarmos que os monitores estão regatando a literatura oral, cantigas de ninar e poesias da cultura e do folclore brasileiros. O ensino também se articula pois, além de estudar os teóricos que discutem a importância do resgate oral e de brincadeiras infantis já na primeira infância, os monitores têm a oportunidade de ensinar aos pais as atividades com rimas, cantigas e poesia. Resultados: Os resultados mostram uma melhor qualidade de vida familiar com o uso do programa. Pais que aprendem a utilizarem seu tempo com o filho e transportam a barreira da exclusão social adquirindo conhecimentos de como inserir o filho no contexto familiar saudável. Além disto vimos como as crianças melhoraram sua oralidade a partir da participação no programa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2017-01-18T18:11:41Z2017-01-18T18:11:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ63.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1484299778200016779533PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:25.123189Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
title Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
spellingShingle Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
title_short Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
title_full Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
title_fullStr Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
title_full_unstemmed Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
title_sort Pais e filhos da mamãe gansa: universidade e comunidade melhorando a qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social
author Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
author_facet Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
description Introdução: A pesquisas estuda o resgate da literatura oral, como: contos, cantigas, parlendas. E ainda, a importância do trabalho com textos orais no convívio familiar, ou o desenvolvimento da fala em bebês e crianças de 1 a 3 anos a partir da convivência com textos orais. O Projeto: “Programa Pais e Filhos da mamãe gansa” – foi baseado em um programa de melhoria de qualidade de vida na cidade de Toronto, Canadá. Objetivos: atender grupos de pais e filhos que experenciam juntos os prazeres e os benefícios do uso de rimas, canções, poesias e histórias contadas aos seus filhos bebês ou crianças de 1-3 anos, mostrar aos pais e às crianças como se divertir com a linguagem poética, com cantigas e gestos com o objetivo de enriquecer a convivência familiar e oferecer às crianças habilidades essenciais durante o processo de pré alfabetização. Além de resgatar a literatura oral, a cultura brasileira e a qualidade de tempo entre pais e filhos. Metodologia: a utilização de um livreto com algumas poesias e canções, mostrando através de ilustrações como cada atividade deve ser desenvolvida entre pais e filhos foi elaborado e é utilizado. Elencamos uma comunidade inserida no mapa de exclusão social da cidade e selecionamos cerca de 40 famílias. A proposta deste projeto integra a pesquisa, se considerarmos que os monitores estão regatando a literatura oral, cantigas de ninar e poesias da cultura e do folclore brasileiros. O ensino também se articula pois, além de estudar os teóricos que discutem a importância do resgate oral e de brincadeiras infantis já na primeira infância, os monitores têm a oportunidade de ensinar aos pais as atividades com rimas, cantigas e poesia. Resultados: Os resultados mostram uma melhor qualidade de vida familiar com o uso do programa. Pais que aprendem a utilizarem seu tempo com o filho e transportam a barreira da exclusão social adquirindo conhecimentos de como inserir o filho no contexto familiar saudável. Além disto vimos como as crianças melhoraram sua oralidade a partir da participação no programa.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:11:41Z
2017-01-18T18:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ63.htm
http://hdl.handle.net/11449/148429
9778200016779533
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ63.htm
http://hdl.handle.net/11449/148429
identifier_str_mv 9778200016779533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129558500605952