Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229 http://hdl.handle.net/11449/134982 |
Resumo: | The Resolution number 3 of the Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE), published in 1998, June 26 (BRASIL, 1998), which established the National Curriculum Guidelines for High School Education, emphasizes the interdisciplinarity, in its 8th Article. However, almost fourteen years later, the reality in most of our schools is the adoption of a merely disciplinary methodology, vis-à-vis the difficulty related to educational planning activities of this kind. In this paper, we present a proposal of an interdisciplinary experimental activity that addresses the concept of surface tension, connecting physicists and chemists. The idea is that students determine the alcohol content of “cachaça” and discuss the concepts of surface tension forces between equal molecules, similar and different. |
id |
UNSP_479a0da879d4a768ab9e6840c9bb68ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134982 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivasSurface contentCachaçaInterdisciplinarityAlcoholic contentTensão superficialTeor alcoólicoCachaçaThe Resolution number 3 of the Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE), published in 1998, June 26 (BRASIL, 1998), which established the National Curriculum Guidelines for High School Education, emphasizes the interdisciplinarity, in its 8th Article. However, almost fourteen years later, the reality in most of our schools is the adoption of a merely disciplinary methodology, vis-à-vis the difficulty related to educational planning activities of this kind. In this paper, we present a proposal of an interdisciplinary experimental activity that addresses the concept of surface tension, connecting physicists and chemists. The idea is that students determine the alcohol content of “cachaça” and discuss the concepts of surface tension forces between equal molecules, similar and different.A Resolução número 3 da Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE) de 26 de junho de 1998 (BRASIL, 1998), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, destaca a interdisciplinaridade em seu artigo 8. Contudo, quase 14 anos depois, a realidade na maioria de nossas escolas é a adoção de uma metodologia meramente disciplinar, tendo em vista a dificuldade em se planejar atividades de ensino desse tipo. Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de atividade experimental interdisciplinar que permite uma abordagem do conceito de tensão superficial aproximando físicos e químicos. A ideia é que os alunos determinem o teor alcoólico da cachaça e que discutam os conceitos de tensão superficial e das forças existentes entre moléculas iguais, similares e diferentes.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP]Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]Acciari, Heloísa Andréa [UNESP]Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]2016-03-02T12:59:14Z2016-03-02T12:59:14Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article229-245application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 229-245, 2012.1677-2334http://hdl.handle.net/11449/13498210.5007/2175-7941.2012v29n2p229ISSN1677-2334-2012-29-02-229-245.pdf0143498612781228753909726048937569987057689123640000-0002-1648-2281Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCaderno Brasileiro de Ensino de Físicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:51:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134982Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:50:15.165612Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas |
title |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas |
spellingShingle |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP] Surface content Cachaça Interdisciplinarity Alcoholic content Tensão superficial Teor alcoólico Cachaça |
title_short |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas |
title_full |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas |
title_fullStr |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas |
title_full_unstemmed |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas |
title_sort |
Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas |
author |
Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP] |
author_facet |
Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP] Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP] Codaro, Eduardo Norberto [UNESP] Acciari, Heloísa Andréa [UNESP] Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP] Codaro, Eduardo Norberto [UNESP] Acciari, Heloísa Andréa [UNESP] Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP] Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP] Codaro, Eduardo Norberto [UNESP] Acciari, Heloísa Andréa [UNESP] Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surface content Cachaça Interdisciplinarity Alcoholic content Tensão superficial Teor alcoólico Cachaça |
topic |
Surface content Cachaça Interdisciplinarity Alcoholic content Tensão superficial Teor alcoólico Cachaça |
description |
The Resolution number 3 of the Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE), published in 1998, June 26 (BRASIL, 1998), which established the National Curriculum Guidelines for High School Education, emphasizes the interdisciplinarity, in its 8th Article. However, almost fourteen years later, the reality in most of our schools is the adoption of a merely disciplinary methodology, vis-à-vis the difficulty related to educational planning activities of this kind. In this paper, we present a proposal of an interdisciplinary experimental activity that addresses the concept of surface tension, connecting physicists and chemists. The idea is that students determine the alcohol content of “cachaça” and discuss the concepts of surface tension forces between equal molecules, similar and different. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-03-02T12:59:14Z 2016-03-02T12:59:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229 Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 229-245, 2012. 1677-2334 http://hdl.handle.net/11449/134982 10.5007/2175-7941.2012v29n2p229 ISSN1677-2334-2012-29-02-229-245.pdf 0143498612781228 7539097260489375 6998705768912364 0000-0002-1648-2281 |
url |
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229 http://hdl.handle.net/11449/134982 |
identifier_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 229-245, 2012. 1677-2334 10.5007/2175-7941.2012v29n2p229 ISSN1677-2334-2012-29-02-229-245.pdf 0143498612781228 7539097260489375 6998705768912364 0000-0002-1648-2281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
229-245 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128424151089152 |