Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP], Codaro, Eduardo Norberto [UNESP], Acciari, Heloísa Andréa [UNESP], Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229
http://hdl.handle.net/11449/134982
Resumo: The Resolution number 3 of the Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE), published in 1998, June 26 (BRASIL, 1998), which established the National Curriculum Guidelines for High School Education, emphasizes the interdisciplinarity, in its 8th Article. However, almost fourteen years later, the reality in most of our schools is the adoption of a merely disciplinary methodology, vis-à-vis the difficulty related to educational planning activities of this kind. In this paper, we present a proposal of an interdisciplinary experimental activity that addresses the concept of surface tension, connecting physicists and chemists. The idea is that students determine the alcohol content of “cachaça” and discuss the concepts of surface tension forces between equal molecules, similar and different.
id UNSP_479a0da879d4a768ab9e6840c9bb68ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134982
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivasSurface contentCachaçaInterdisciplinarityAlcoholic contentTensão superficialTeor alcoólicoCachaçaThe Resolution number 3 of the Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE), published in 1998, June 26 (BRASIL, 1998), which established the National Curriculum Guidelines for High School Education, emphasizes the interdisciplinarity, in its 8th Article. However, almost fourteen years later, the reality in most of our schools is the adoption of a merely disciplinary methodology, vis-à-vis the difficulty related to educational planning activities of this kind. In this paper, we present a proposal of an interdisciplinary experimental activity that addresses the concept of surface tension, connecting physicists and chemists. The idea is that students determine the alcohol content of “cachaça” and discuss the concepts of surface tension forces between equal molecules, similar and different.A Resolução número 3 da Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE) de 26 de junho de 1998 (BRASIL, 1998), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, destaca a interdisciplinaridade em seu artigo 8. Contudo, quase 14 anos depois, a realidade na maioria de nossas escolas é a adoção de uma metodologia meramente disciplinar, tendo em vista a dificuldade em se planejar atividades de ensino desse tipo. Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de atividade experimental interdisciplinar que permite uma abordagem do conceito de tensão superficial aproximando físicos e químicos. A ideia é que os alunos determinem o teor alcoólico da cachaça e que discutam os conceitos de tensão superficial e das forças existentes entre moléculas iguais, similares e diferentes.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP]Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]Acciari, Heloísa Andréa [UNESP]Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]2016-03-02T12:59:14Z2016-03-02T12:59:14Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article229-245application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 229-245, 2012.1677-2334http://hdl.handle.net/11449/13498210.5007/2175-7941.2012v29n2p229ISSN1677-2334-2012-29-02-229-245.pdf0143498612781228753909726048937569987057689123640000-0002-1648-2281Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCaderno Brasileiro de Ensino de Físicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:51:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134982Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:50:15.165612Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
title Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
spellingShingle Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Surface content
Cachaça
Interdisciplinarity
Alcoholic content
Tensão superficial
Teor alcoólico
Cachaça
title_short Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
title_full Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
title_fullStr Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
title_full_unstemmed Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
title_sort Determinação do teor alcoólico da cachaça: uma abordagem das propriedades intensivas
author Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
author_facet Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP]
Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]
Acciari, Heloísa Andréa [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author_role author
author2 Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP]
Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]
Acciari, Heloísa Andréa [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Vaz, Ednilson Luiz Silva [UNESP]
Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]
Acciari, Heloísa Andréa [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Surface content
Cachaça
Interdisciplinarity
Alcoholic content
Tensão superficial
Teor alcoólico
Cachaça
topic Surface content
Cachaça
Interdisciplinarity
Alcoholic content
Tensão superficial
Teor alcoólico
Cachaça
description The Resolution number 3 of the Câmara de Educação Básica (CEB)/Conselho Nacional de Educação (CNE), published in 1998, June 26 (BRASIL, 1998), which established the National Curriculum Guidelines for High School Education, emphasizes the interdisciplinarity, in its 8th Article. However, almost fourteen years later, the reality in most of our schools is the adoption of a merely disciplinary methodology, vis-à-vis the difficulty related to educational planning activities of this kind. In this paper, we present a proposal of an interdisciplinary experimental activity that addresses the concept of surface tension, connecting physicists and chemists. The idea is that students determine the alcohol content of “cachaça” and discuss the concepts of surface tension forces between equal molecules, similar and different.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:59:14Z
2016-03-02T12:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 229-245, 2012.
1677-2334
http://hdl.handle.net/11449/134982
10.5007/2175-7941.2012v29n2p229
ISSN1677-2334-2012-29-02-229-245.pdf
0143498612781228
7539097260489375
6998705768912364
0000-0002-1648-2281
url http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p229
http://hdl.handle.net/11449/134982
identifier_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 229-245, 2012.
1677-2334
10.5007/2175-7941.2012v29n2p229
ISSN1677-2334-2012-29-02-229-245.pdf
0143498612781228
7539097260489375
6998705768912364
0000-0002-1648-2281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 229-245
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128424151089152