Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Kléryson Martins Soares [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95400
Resumo: A adolescência é uma fase em que o indivíduo muitas vezes apresenta comportamentos negligentes em relação aos seus cuidados com a saúde, tendo um aumentado risco de cárie dentária e outras afecções bucais. A análise do nível de conhecimento dos adolescentes sobre saúde bucal e o levantamento das necessidades durante o planejamento das ações educativas são decisivos para o sucesso das atividades. Para avaliar o nível de conhecimento de uma população na qual se deseja intervir, a utilização de um instrumento adequado torna-se fundamental para que se tenha fidelidade dos resultados. O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de conhecimento sobre saúde bucal de adolescentes escolares da 6ª série de escolas públicas do município de Araçatuba – SP, por meio de um questionário validado pela teoria de resposta ao item. Para isso, primeiramente utilizou-se da Técnica do Grupo Focal para avaliar o conhecimento de adolescentes a respeito de termos relacionados com a saúde bucal presentes na literatura científica. Os grupos focais foram constituídos de dez adolescentes, além de um moderador e um anotador. Posteriormente, de posse dos resultados dos grupos focais, foi elaborado um questionário, o qual foi padronizado através da teoria de resposta ao item (TRI), que permitiu identificar os itens que se apresentaram como discriminatórios das habilidades dos respondentes sobre o assunto abordando questões sobre saúde bucal. Este questionário foi aplicado a 827 adolescentes de 22 escolas. Nos grupos focais somente as palavras “placa bacteriana”, “flúor” e “gengiva sangra” causaram dúvidas entre os adolescentes. As respostas do questionário padronizado pela TRI, obteve um alto índice de acerto em todas as perguntas . Diante dos resultados apresentados, conclui-se que os adolescentes de Araçatuba possuem um alto nível de conhecimento sobre a saúde...
id UNSP_47bf73a414ff0895604704dbaf8d74b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95400
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao itemConhecimentosAdolescentesSaúde bucalEducação sanitáriaConhecimentoAdolescenteEducação em saúdeKnowledgeAdolescentOral healthHealth educationA adolescência é uma fase em que o indivíduo muitas vezes apresenta comportamentos negligentes em relação aos seus cuidados com a saúde, tendo um aumentado risco de cárie dentária e outras afecções bucais. A análise do nível de conhecimento dos adolescentes sobre saúde bucal e o levantamento das necessidades durante o planejamento das ações educativas são decisivos para o sucesso das atividades. Para avaliar o nível de conhecimento de uma população na qual se deseja intervir, a utilização de um instrumento adequado torna-se fundamental para que se tenha fidelidade dos resultados. O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de conhecimento sobre saúde bucal de adolescentes escolares da 6ª série de escolas públicas do município de Araçatuba – SP, por meio de um questionário validado pela teoria de resposta ao item. Para isso, primeiramente utilizou-se da Técnica do Grupo Focal para avaliar o conhecimento de adolescentes a respeito de termos relacionados com a saúde bucal presentes na literatura científica. Os grupos focais foram constituídos de dez adolescentes, além de um moderador e um anotador. Posteriormente, de posse dos resultados dos grupos focais, foi elaborado um questionário, o qual foi padronizado através da teoria de resposta ao item (TRI), que permitiu identificar os itens que se apresentaram como discriminatórios das habilidades dos respondentes sobre o assunto abordando questões sobre saúde bucal. Este questionário foi aplicado a 827 adolescentes de 22 escolas. Nos grupos focais somente as palavras “placa bacteriana”, “flúor” e “gengiva sangra” causaram dúvidas entre os adolescentes. As respostas do questionário padronizado pela TRI, obteve um alto índice de acerto em todas as perguntas . Diante dos resultados apresentados, conclui-se que os adolescentes de Araçatuba possuem um alto nível de conhecimento sobre a saúde...Adolescence is a stage where the individual often presents negligent conduct in relation to their health care, with a increased risk of dental caries and other oral diseases. The analysis of the level of knowledge about oral health of adolescents and removal of requirements during the planning of educational activities are critical to the success of activities. To assess the level of knowledge of a population in which they wish to speak, the use of an appropriate instrument it is essential to have fidelity results. This study examined the level of knowledge about oral health of school adolescents in 6th grade public schools in the municipality of Araçatuba - SP, using a questionnaire validated by the theory of item response. For this, first made use of the focus group technique to assess the knowledge of adolescents about terms related to oral health in the scientific literature. The focus groups consisted of ten teenagers, plus a moderator and a scholiast. Later, have the results of focus groups, a questionnaire was prepared, which was standardized by the item response theory (IRT), which identified the items that were presented as the discriminatory abilities of the respondents on the subject addressing issues oral health. This questionnaire was administered to 827 adolescents from 22 schools. In focus groups only the words plaque, fluoride and gums bleed caused doubts among adolescents. The answers to a standardized questionnaire by IRT, obtained a high rate of hits on all questions. The results presented, it appears that adolescents of Araçatuba have a high level of knowledge about oral health, and it was found that the technique of focus group was of great value in understanding the oral health of adolescents and can identify the attitudes and behavior in relation to this matter, and Theory of Response to Item was able to contribute significantly in the construction of assessment tools in dentistry.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Francisco, Kléryson Martins Soares [UNESP]2014-06-11T19:27:45Z2014-06-11T19:27:45Z2009-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis88 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfFRANCISCO, Kléryson Martins Soares. Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item. 2009. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2009.http://hdl.handle.net/11449/95400000611312francisco_kms_me_araca.pdf33004021074P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T06:16:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:26:42.855038Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item
title Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item
spellingShingle Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item
Francisco, Kléryson Martins Soares [UNESP]
Conhecimentos
Adolescentes
Saúde bucal
Educação sanitária
Conhecimento
Adolescente
Educação em saúde
Knowledge
Adolescent
Oral health
Health education
title_short Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item
title_full Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item
title_fullStr Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item
title_full_unstemmed Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item
title_sort Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item
author Francisco, Kléryson Martins Soares [UNESP]
author_facet Francisco, Kléryson Martins Soares [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Kléryson Martins Soares [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos
Adolescentes
Saúde bucal
Educação sanitária
Conhecimento
Adolescente
Educação em saúde
Knowledge
Adolescent
Oral health
Health education
topic Conhecimentos
Adolescentes
Saúde bucal
Educação sanitária
Conhecimento
Adolescente
Educação em saúde
Knowledge
Adolescent
Oral health
Health education
description A adolescência é uma fase em que o indivíduo muitas vezes apresenta comportamentos negligentes em relação aos seus cuidados com a saúde, tendo um aumentado risco de cárie dentária e outras afecções bucais. A análise do nível de conhecimento dos adolescentes sobre saúde bucal e o levantamento das necessidades durante o planejamento das ações educativas são decisivos para o sucesso das atividades. Para avaliar o nível de conhecimento de uma população na qual se deseja intervir, a utilização de um instrumento adequado torna-se fundamental para que se tenha fidelidade dos resultados. O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de conhecimento sobre saúde bucal de adolescentes escolares da 6ª série de escolas públicas do município de Araçatuba – SP, por meio de um questionário validado pela teoria de resposta ao item. Para isso, primeiramente utilizou-se da Técnica do Grupo Focal para avaliar o conhecimento de adolescentes a respeito de termos relacionados com a saúde bucal presentes na literatura científica. Os grupos focais foram constituídos de dez adolescentes, além de um moderador e um anotador. Posteriormente, de posse dos resultados dos grupos focais, foi elaborado um questionário, o qual foi padronizado através da teoria de resposta ao item (TRI), que permitiu identificar os itens que se apresentaram como discriminatórios das habilidades dos respondentes sobre o assunto abordando questões sobre saúde bucal. Este questionário foi aplicado a 827 adolescentes de 22 escolas. Nos grupos focais somente as palavras “placa bacteriana”, “flúor” e “gengiva sangra” causaram dúvidas entre os adolescentes. As respostas do questionário padronizado pela TRI, obteve um alto índice de acerto em todas as perguntas . Diante dos resultados apresentados, conclui-se que os adolescentes de Araçatuba possuem um alto nível de conhecimento sobre a saúde...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-07
2014-06-11T19:27:45Z
2014-06-11T19:27:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCISCO, Kléryson Martins Soares. Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item. 2009. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/95400
000611312
francisco_kms_me_araca.pdf
33004021074P1
identifier_str_mv FRANCISCO, Kléryson Martins Soares. Elaboração e aplicação de questionário sobre saúde bucal, validado pela teoria de resposta ao item. 2009. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2009.
000611312
francisco_kms_me_araca.pdf
33004021074P1
url http://hdl.handle.net/11449/95400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 f. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128932955815936