Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pescinelli, Ana Carolina Gaspar
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Luciano, Carla Eduarda da Lima Carvalho, Colela, Franciele Roberta, Moreira, Isabella, Toledo, Julia Perreti de Souza
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256491
Resumo: O ensino de Ciências e Biologia desempenha um papel importante na formação acadêmica e no desenvolvimento científico dos(as) estudantes, em intenso diálogo com a Educação Ambiental. No entanto, os(as) professores(as) enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos e metodologias adequadas, assim como a complexidade dos temas abordados, que podem ser de difícil compreensão para os(as) alunos(as). Tais dificuldades, além de afetarem a aprendizagem dos(as) estudantes, levantam questões pertinentes sobre as estratégias pedagógicas adotadas pelos(as) professores(as). Dessa maneira, o uso de materiais didáticos, guias e outros recursos pode ser valioso no processo da construção do conhecimento, sendo essencial para o processo de ensino-aprendizagem na complementação da prática docente. O objetivo deste trabalho é elaborar um guia didático abrangendo conteúdos de Botânica, Zoologia e Ecologia, destinado a professores(as) de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais durante as suas visitas ao Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (JB/IBB), em Botucatu, São Paulo. O material foi desenvolvido com base em análises documentais, observações participantes e entrevistas com professores(as) da educação básica, além de entrevistas não-estruturadas com servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) do JB/IBB, assegurando uma abordagem fundamentada e contextualizada. Os resultados indicam o grande potencial deste espaço para a realização de atividades didáticas, em especial visitas mediadas, em diálogo com o currículo da educação básica. Esta abordagem contextualizada do guia visa promover não apenas conceitos científicos, mas também a conscientização ambiental por meio de um material orientador previamente preparado.
id UNSP_47e66267349903fa45924078067c3a18
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256491
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básicaEnvironmental education in the Botanical Garden of Botucatu: a teaching guide for school teachersEducação básicaEducação ambientalJardim botânicoGuia didáticoEnsino de ciênciasSchool educationEnvironmental educationBotanical gardenTeaching guideScience teachingO ensino de Ciências e Biologia desempenha um papel importante na formação acadêmica e no desenvolvimento científico dos(as) estudantes, em intenso diálogo com a Educação Ambiental. No entanto, os(as) professores(as) enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos e metodologias adequadas, assim como a complexidade dos temas abordados, que podem ser de difícil compreensão para os(as) alunos(as). Tais dificuldades, além de afetarem a aprendizagem dos(as) estudantes, levantam questões pertinentes sobre as estratégias pedagógicas adotadas pelos(as) professores(as). Dessa maneira, o uso de materiais didáticos, guias e outros recursos pode ser valioso no processo da construção do conhecimento, sendo essencial para o processo de ensino-aprendizagem na complementação da prática docente. O objetivo deste trabalho é elaborar um guia didático abrangendo conteúdos de Botânica, Zoologia e Ecologia, destinado a professores(as) de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais durante as suas visitas ao Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (JB/IBB), em Botucatu, São Paulo. O material foi desenvolvido com base em análises documentais, observações participantes e entrevistas com professores(as) da educação básica, além de entrevistas não-estruturadas com servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) do JB/IBB, assegurando uma abordagem fundamentada e contextualizada. Os resultados indicam o grande potencial deste espaço para a realização de atividades didáticas, em especial visitas mediadas, em diálogo com o currículo da educação básica. Esta abordagem contextualizada do guia visa promover não apenas conceitos científicos, mas também a conscientização ambiental por meio de um material orientador previamente preparado.Science and Biology teaching play a very important role in students' academic education and scientific development, in dialogue with Environmental Education. However, teachers are constantly dealing with significant challenges, such as a lack of resources and appropriate methodologies, as well as the complexity of the topics covered, which can be difficult for students to understand. These challenges not only impact student learning but also raise pertinent questions about the pedagogical strategies adopted by teachers. The use of teaching resources, guides, and other materials is valuable for building knowledge and is essential for the teaching-learning process, complementing and enhancing teaching practices. This project aims to develop a comprehensive teaching guide covering Botany, Zoology, and Ecology. This guide is designed for elementary school Science teachers to be used during their visits to the UNESP Botanical Garden in Botucatu (JB/IBB), São Paulo. The educational resource was developed based on an extensive literature review, participant observation, semi-structured interviews with elementary school teachers, and unstructured interviews with university professors and technical-administrative staff from the Botanical Garden, guaranteeing an informed and contextualized approach. The results indicate a strong potential of the UNESP Botanical Garden to the development of educational activities, especially guided visits, in dialogue with the Elementary School Curriculum. This contextualized approach aims at promoting environmental awareness alongside scientific concepts, based on previously prepared guiding material.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fossaluza, André Santachiara [UNESP]Perez, Ana Paula FortunaPescinelli, Ana Carolina GasparLuciano, Carla Eduarda da Lima CarvalhoColela, Franciele RobertaMoreira, IsabellaToledo, Julia Perreti de Souza2024-07-11T13:30:34Z2024-07-11T13:30:34Z2024-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPESCINELLI, Ana Carolina Gaspar; LUCIANO, Carla Eduarda da Lima Carvalho; COLELA, Franciele Roberta; MOREIRA, Isabella; TOLEDO, Julia Perretti de Souza. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO JARDIM BOTÂNICO DE BOTUCATU: guia didático para professores(as) da educação básica. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação, Unesp, Botucatu, 2024https://hdl.handle.net/11449/256491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-12T06:25:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256491Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:20.616878Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
Environmental education in the Botanical Garden of Botucatu: a teaching guide for school teachers
title Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
spellingShingle Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
Pescinelli, Ana Carolina Gaspar
Educação básica
Educação ambiental
Jardim botânico
Guia didático
Ensino de ciências
School education
Environmental education
Botanical garden
Teaching guide
Science teaching
title_short Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
title_full Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
title_fullStr Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
title_full_unstemmed Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
title_sort Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
author Pescinelli, Ana Carolina Gaspar
author_facet Pescinelli, Ana Carolina Gaspar
Luciano, Carla Eduarda da Lima Carvalho
Colela, Franciele Roberta
Moreira, Isabella
Toledo, Julia Perreti de Souza
author_role author
author2 Luciano, Carla Eduarda da Lima Carvalho
Colela, Franciele Roberta
Moreira, Isabella
Toledo, Julia Perreti de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fossaluza, André Santachiara [UNESP]
Perez, Ana Paula Fortuna
dc.contributor.author.fl_str_mv Pescinelli, Ana Carolina Gaspar
Luciano, Carla Eduarda da Lima Carvalho
Colela, Franciele Roberta
Moreira, Isabella
Toledo, Julia Perreti de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Educação ambiental
Jardim botânico
Guia didático
Ensino de ciências
School education
Environmental education
Botanical garden
Teaching guide
Science teaching
topic Educação básica
Educação ambiental
Jardim botânico
Guia didático
Ensino de ciências
School education
Environmental education
Botanical garden
Teaching guide
Science teaching
description O ensino de Ciências e Biologia desempenha um papel importante na formação acadêmica e no desenvolvimento científico dos(as) estudantes, em intenso diálogo com a Educação Ambiental. No entanto, os(as) professores(as) enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos e metodologias adequadas, assim como a complexidade dos temas abordados, que podem ser de difícil compreensão para os(as) alunos(as). Tais dificuldades, além de afetarem a aprendizagem dos(as) estudantes, levantam questões pertinentes sobre as estratégias pedagógicas adotadas pelos(as) professores(as). Dessa maneira, o uso de materiais didáticos, guias e outros recursos pode ser valioso no processo da construção do conhecimento, sendo essencial para o processo de ensino-aprendizagem na complementação da prática docente. O objetivo deste trabalho é elaborar um guia didático abrangendo conteúdos de Botânica, Zoologia e Ecologia, destinado a professores(as) de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais durante as suas visitas ao Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (JB/IBB), em Botucatu, São Paulo. O material foi desenvolvido com base em análises documentais, observações participantes e entrevistas com professores(as) da educação básica, além de entrevistas não-estruturadas com servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) do JB/IBB, assegurando uma abordagem fundamentada e contextualizada. Os resultados indicam o grande potencial deste espaço para a realização de atividades didáticas, em especial visitas mediadas, em diálogo com o currículo da educação básica. Esta abordagem contextualizada do guia visa promover não apenas conceitos científicos, mas também a conscientização ambiental por meio de um material orientador previamente preparado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-11T13:30:34Z
2024-07-11T13:30:34Z
2024-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESCINELLI, Ana Carolina Gaspar; LUCIANO, Carla Eduarda da Lima Carvalho; COLELA, Franciele Roberta; MOREIRA, Isabella; TOLEDO, Julia Perretti de Souza. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO JARDIM BOTÂNICO DE BOTUCATU: guia didático para professores(as) da educação básica. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação, Unesp, Botucatu, 2024
https://hdl.handle.net/11449/256491
identifier_str_mv PESCINELLI, Ana Carolina Gaspar; LUCIANO, Carla Eduarda da Lima Carvalho; COLELA, Franciele Roberta; MOREIRA, Isabella; TOLEDO, Julia Perretti de Souza. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO JARDIM BOTÂNICO DE BOTUCATU: guia didático para professores(as) da educação básica. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação, Unesp, Botucatu, 2024
url https://hdl.handle.net/11449/256491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129514662789120