As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Newton [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Nathalia Botura de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5006
http://hdl.handle.net/11449/124960
Resumo: The present work aims to draw some reflections on the role of art in integral education, particularly of art as a school subject. The paper focuses on the contribution of art to the development the individual and the higher psychological functions. The arguments presented here are based on the studies on art made by Lev Vygotsky and Georg Lukács and also on the educational studies made by Dermeval Saviani. We expect to contribute to the defense of the necessity of an integral education in which art, integrated with science and philosophy, opposes itself to the predominantly fetishistic and unilateral character of the activities that constitutes the life in the contemporary capitalist society.
id UNSP_47f18fa87216232039346d9e6546eff3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124960
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As artes na educação integral: uma apreciação histórico-críticaArt and integral education: an historical-critical analysisIntegral educationArtLev VygotskyGeorg LukácsEducação integralArteLev VigotskiGeorg LukácsThe present work aims to draw some reflections on the role of art in integral education, particularly of art as a school subject. The paper focuses on the contribution of art to the development the individual and the higher psychological functions. The arguments presented here are based on the studies on art made by Lev Vygotsky and Georg Lukács and also on the educational studies made by Dermeval Saviani. We expect to contribute to the defense of the necessity of an integral education in which art, integrated with science and philosophy, opposes itself to the predominantly fetishistic and unilateral character of the activities that constitutes the life in the contemporary capitalist society.O trabalho que ora se apresenta presta-se a traçar algumas reflexões acerca do papel da arte na educação integral, mais precisamente da arte como conteúdo escolar. O artigo concentra-se na contribuição que a arte pode dar ao desenvolvimento do indivíduo e de suas funções psicológicas superiores. Os argumentos desenvolvidos no artigo fundamentam-se em estudos sobre a arte realizados por Lev Vigotski e por Georg Lukács, bem como em estudos educacionais realizados por Dermeval Saviani. Espera-se contribuir para a defesa da necessidade de uma educação integral na qual a arte, juntamente com a ciência e a filosofia, se oponha ao caráter predominante fetichista e unilateral das atividades que constituem a vida na sociedade capitalista contemporânea.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú km 01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú km 01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Ferreira, Nathalia Botura de Paula2015-07-15T18:28:04Z2015-07-15T18:28:04Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article115-126application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5006Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 115-126, 2011.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/124960ISSN1982-5587-2011-06-03-115-126.pdf21615939512364362428270471047965Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124960Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:02:28.728053Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica
Art and integral education: an historical-critical analysis
title As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica
spellingShingle As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica
Duarte, Newton [UNESP]
Integral education
Art
Lev Vygotsky
Georg Lukács
Educação integral
Arte
Lev Vigotski
Georg Lukács
title_short As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica
title_full As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica
title_fullStr As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica
title_full_unstemmed As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica
title_sort As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica
author Duarte, Newton [UNESP]
author_facet Duarte, Newton [UNESP]
Ferreira, Nathalia Botura de Paula
author_role author
author2 Ferreira, Nathalia Botura de Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Ferreira, Nathalia Botura de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Integral education
Art
Lev Vygotsky
Georg Lukács
Educação integral
Arte
Lev Vigotski
Georg Lukács
topic Integral education
Art
Lev Vygotsky
Georg Lukács
Educação integral
Arte
Lev Vigotski
Georg Lukács
description The present work aims to draw some reflections on the role of art in integral education, particularly of art as a school subject. The paper focuses on the contribution of art to the development the individual and the higher psychological functions. The arguments presented here are based on the studies on art made by Lev Vygotsky and Georg Lukács and also on the educational studies made by Dermeval Saviani. We expect to contribute to the defense of the necessity of an integral education in which art, integrated with science and philosophy, opposes itself to the predominantly fetishistic and unilateral character of the activities that constitutes the life in the contemporary capitalist society.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-07-15T18:28:04Z
2015-07-15T18:28:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5006
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 115-126, 2011.
1982-5587
http://hdl.handle.net/11449/124960
ISSN1982-5587-2011-06-03-115-126.pdf
2161593951236436
2428270471047965
url http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5006
http://hdl.handle.net/11449/124960
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 115-126, 2011.
1982-5587
ISSN1982-5587-2011-06-03-115-126.pdf
2161593951236436
2428270471047965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115-126
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129576028602368