Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/14
http://hdl.handle.net/11449/134483
Resumo: The teaching of Science is one great challenge not only for educators but also for researchers in our country. In a globalized world where the social foundations, cultural and economic depend fundamentally on science and technology, science education is a basic requirement for the exercise of citizenship. Multiple initiatives have been taken to improve the quality of teaching of science practiced in our schools: the ReAction Program is the result of a set of actions developed by a public educational policy that invests in improving the Teaching of Science the elementary school. In this work, we present a history of this program and the search on the contribution and the actions developed, the collaborative research with a group of teachers-multiplier, and the evaluation of the teaching of science, measured from notes, frequency and speech teacher.
id UNSP_48184c643d558f0ec5ccd277ece32fdd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134483
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciênciasReAction Program: an analysis of contributions of the collaborative research with teachers to improving the teaching of sciencesTeaching of ScienceElementary schoolTraining teachers of ScienceEnsino de CiênciasEnsino FundamentalFormação de professores de CiênciasThe teaching of Science is one great challenge not only for educators but also for researchers in our country. In a globalized world where the social foundations, cultural and economic depend fundamentally on science and technology, science education is a basic requirement for the exercise of citizenship. Multiple initiatives have been taken to improve the quality of teaching of science practiced in our schools: the ReAction Program is the result of a set of actions developed by a public educational policy that invests in improving the Teaching of Science the elementary school. In this work, we present a history of this program and the search on the contribution and the actions developed, the collaborative research with a group of teachers-multiplier, and the evaluation of the teaching of science, measured from notes, frequency and speech teacher.O ensino de ciências constitui-se em um grande desafio não somente para os educadores, mas também para pesquisadores em nosso país. Num mundo globalizado cujos fundamentos sociais, culturais e econômicos dependem fundamentalmente da Ciência e da Tecnologia, a educação científica torna-se um requisito básico para o exercício da cidadania. Múltiplas iniciativas têm sido adotadas no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciências praticado em nossas escolas: o Programa ReAção é uma delas, resultado de um conjunto de ações desenvolvidas por uma política pública educacional que investiu na melhoria do ensino de ciências do Ensino Fundamental. Nesse trabalho, apresentamos um histórico deste Programa e investigamos a contribuição que uma das ações desenvolvidas nele, a pesquisa colaborativa com um grupo de professoras-multiplicadoras, teve sobre a melhoria do ensino de ciências, avaliado a partir de notas, freqüência e discurso docente.Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Isabel Cristina de CastroMonteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]2016-03-02T12:56:56Z2016-03-02T12:56:56Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-20application/pdfhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/14Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, p. 1-20, 2010.1806-5104http://hdl.handle.net/11449/134483ISSN1806-5104-2010-10-01-01-20.pdf01434986127812286998705768912364Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:51:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-07-01T20:51:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências
ReAction Program: an analysis of contributions of the collaborative research with teachers to improving the teaching of sciences
title Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências
spellingShingle Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências
Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Teaching of Science
Elementary school
Training teachers of Science
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Formação de professores de Ciências
title_short Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências
title_full Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências
title_fullStr Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências
title_full_unstemmed Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências
title_sort Programa ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciências
author Monteiro, Isabel Cristina de Castro
author_facet Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author_role author
author2 Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching of Science
Elementary school
Training teachers of Science
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Formação de professores de Ciências
topic Teaching of Science
Elementary school
Training teachers of Science
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Formação de professores de Ciências
description The teaching of Science is one great challenge not only for educators but also for researchers in our country. In a globalized world where the social foundations, cultural and economic depend fundamentally on science and technology, science education is a basic requirement for the exercise of citizenship. Multiple initiatives have been taken to improve the quality of teaching of science practiced in our schools: the ReAction Program is the result of a set of actions developed by a public educational policy that invests in improving the Teaching of Science the elementary school. In this work, we present a history of this program and the search on the contribution and the actions developed, the collaborative research with a group of teachers-multiplier, and the evaluation of the teaching of science, measured from notes, frequency and speech teacher.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:56:56Z
2016-03-02T12:56:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/14
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, p. 1-20, 2010.
1806-5104
http://hdl.handle.net/11449/134483
ISSN1806-5104-2010-10-01-01-20.pdf
0143498612781228
6998705768912364
url http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/14
http://hdl.handle.net/11449/134483
identifier_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, p. 1-20, 2010.
1806-5104
ISSN1806-5104-2010-10-01-01-20.pdf
0143498612781228
6998705768912364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650251150589952