A escrita na formação inicial docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141607
Resumo: O presente trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestradoque tem como objetivos discutir as potencialidades formativas da prática da escrita na formação inicial de professores e compreender a visão dos professores em formação acerca dessa linguagem. Através de uma perspectiva de pesquisa qualitativa em Educação, adotando a história oral temática como metodologia do trabalho, oito alunos do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, foram entrevistados e convidados a explicitar seus pontos de vista acerca das propostas de escrita existentes tanto nas disciplinas do curso que frequentam como em outros âmbitos dos quais participam (projetos de extensão, projetos de pesquisa, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Com isto pretende-se descrever as situações de escrita que os graduandosvivenciam, a relação que estabelecem com essa linguagem, bem como a visão que possuem em relação à prática de registrar aulas, experiências ou até a possibilidade de escrever acerca da própria vida como professores em processo de formação. Por se tratar de uma investigação ainda em andamento, os resultados aqui apresentados referem-se ao levantamento bibliográfico realizado sobre a temática da escrita no âmbito da formação inicial de professores através de bases de diferentes bases de dados e que contribuem para pensar o papel formativo da escrita como espaço possível para narraras experiências dos futuros docentes, assim como para repensar o lugar da linguagem escrita nos cursos de formação de professores.
id UNSP_4852e9fa4ce0d8d8bc7d72589498a5d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141607
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A escrita na formação inicial docenteFormação inicialEscritaHistória oralO presente trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestradoque tem como objetivos discutir as potencialidades formativas da prática da escrita na formação inicial de professores e compreender a visão dos professores em formação acerca dessa linguagem. Através de uma perspectiva de pesquisa qualitativa em Educação, adotando a história oral temática como metodologia do trabalho, oito alunos do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, foram entrevistados e convidados a explicitar seus pontos de vista acerca das propostas de escrita existentes tanto nas disciplinas do curso que frequentam como em outros âmbitos dos quais participam (projetos de extensão, projetos de pesquisa, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Com isto pretende-se descrever as situações de escrita que os graduandosvivenciam, a relação que estabelecem com essa linguagem, bem como a visão que possuem em relação à prática de registrar aulas, experiências ou até a possibilidade de escrever acerca da própria vida como professores em processo de formação. Por se tratar de uma investigação ainda em andamento, os resultados aqui apresentados referem-se ao levantamento bibliográfico realizado sobre a temática da escrita no âmbito da formação inicial de professores através de bases de diferentes bases de dados e que contribuem para pensar o papel formativo da escrita como espaço possível para narraras experiências dos futuros docentes, assim como para repensar o lugar da linguagem escrita nos cursos de formação de professores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP]Chaluh, Laura Noemi [UNESP]2016-07-19T12:59:42Z2016-07-19T12:59:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1603-1613application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1603-16132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141607ISSN2357-7819-2014-1603-1613.pdf58793570079178080000-0003-0014-7232porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:21:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:16.006064Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita na formação inicial docente
title A escrita na formação inicial docente
spellingShingle A escrita na formação inicial docente
Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP]
Formação inicial
Escrita
História oral
title_short A escrita na formação inicial docente
title_full A escrita na formação inicial docente
title_fullStr A escrita na formação inicial docente
title_full_unstemmed A escrita na formação inicial docente
title_sort A escrita na formação inicial docente
author Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP]
author_facet Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP]
Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
author_role author
author2 Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP]
Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Escrita
História oral
topic Formação inicial
Escrita
História oral
description O presente trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestradoque tem como objetivos discutir as potencialidades formativas da prática da escrita na formação inicial de professores e compreender a visão dos professores em formação acerca dessa linguagem. Através de uma perspectiva de pesquisa qualitativa em Educação, adotando a história oral temática como metodologia do trabalho, oito alunos do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, foram entrevistados e convidados a explicitar seus pontos de vista acerca das propostas de escrita existentes tanto nas disciplinas do curso que frequentam como em outros âmbitos dos quais participam (projetos de extensão, projetos de pesquisa, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Com isto pretende-se descrever as situações de escrita que os graduandosvivenciam, a relação que estabelecem com essa linguagem, bem como a visão que possuem em relação à prática de registrar aulas, experiências ou até a possibilidade de escrever acerca da própria vida como professores em processo de formação. Por se tratar de uma investigação ainda em andamento, os resultados aqui apresentados referem-se ao levantamento bibliográfico realizado sobre a temática da escrita no âmbito da formação inicial de professores através de bases de diferentes bases de dados e que contribuem para pensar o papel formativo da escrita como espaço possível para narraras experiências dos futuros docentes, assim como para repensar o lugar da linguagem escrita nos cursos de formação de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:42Z
2016-07-19T12:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1603-1613
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141607
ISSN2357-7819-2014-1603-1613.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141607
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1603-1613
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1603-1613.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1603-1613
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129321430155264