A escrita na formação inicial docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141607 |
Resumo: | O presente trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestradoque tem como objetivos discutir as potencialidades formativas da prática da escrita na formação inicial de professores e compreender a visão dos professores em formação acerca dessa linguagem. Através de uma perspectiva de pesquisa qualitativa em Educação, adotando a história oral temática como metodologia do trabalho, oito alunos do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, foram entrevistados e convidados a explicitar seus pontos de vista acerca das propostas de escrita existentes tanto nas disciplinas do curso que frequentam como em outros âmbitos dos quais participam (projetos de extensão, projetos de pesquisa, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Com isto pretende-se descrever as situações de escrita que os graduandosvivenciam, a relação que estabelecem com essa linguagem, bem como a visão que possuem em relação à prática de registrar aulas, experiências ou até a possibilidade de escrever acerca da própria vida como professores em processo de formação. Por se tratar de uma investigação ainda em andamento, os resultados aqui apresentados referem-se ao levantamento bibliográfico realizado sobre a temática da escrita no âmbito da formação inicial de professores através de bases de diferentes bases de dados e que contribuem para pensar o papel formativo da escrita como espaço possível para narraras experiências dos futuros docentes, assim como para repensar o lugar da linguagem escrita nos cursos de formação de professores. |
id |
UNSP_4852e9fa4ce0d8d8bc7d72589498a5d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141607 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A escrita na formação inicial docenteFormação inicialEscritaHistória oralO presente trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestradoque tem como objetivos discutir as potencialidades formativas da prática da escrita na formação inicial de professores e compreender a visão dos professores em formação acerca dessa linguagem. Através de uma perspectiva de pesquisa qualitativa em Educação, adotando a história oral temática como metodologia do trabalho, oito alunos do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, foram entrevistados e convidados a explicitar seus pontos de vista acerca das propostas de escrita existentes tanto nas disciplinas do curso que frequentam como em outros âmbitos dos quais participam (projetos de extensão, projetos de pesquisa, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Com isto pretende-se descrever as situações de escrita que os graduandosvivenciam, a relação que estabelecem com essa linguagem, bem como a visão que possuem em relação à prática de registrar aulas, experiências ou até a possibilidade de escrever acerca da própria vida como professores em processo de formação. Por se tratar de uma investigação ainda em andamento, os resultados aqui apresentados referem-se ao levantamento bibliográfico realizado sobre a temática da escrita no âmbito da formação inicial de professores através de bases de diferentes bases de dados e que contribuem para pensar o papel formativo da escrita como espaço possível para narraras experiências dos futuros docentes, assim como para repensar o lugar da linguagem escrita nos cursos de formação de professores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP]Chaluh, Laura Noemi [UNESP]2016-07-19T12:59:42Z2016-07-19T12:59:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1603-1613application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1603-16132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141607ISSN2357-7819-2014-1603-1613.pdf58793570079178080000-0003-0014-7232porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:21:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:16.006064Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita na formação inicial docente |
title |
A escrita na formação inicial docente |
spellingShingle |
A escrita na formação inicial docente Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP] Formação inicial Escrita História oral |
title_short |
A escrita na formação inicial docente |
title_full |
A escrita na formação inicial docente |
title_fullStr |
A escrita na formação inicial docente |
title_full_unstemmed |
A escrita na formação inicial docente |
title_sort |
A escrita na formação inicial docente |
author |
Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP] |
author_facet |
Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP] Chaluh, Laura Noemi [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP] Chaluh, Laura Noemi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Escrita História oral |
topic |
Formação inicial Escrita História oral |
description |
O presente trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestradoque tem como objetivos discutir as potencialidades formativas da prática da escrita na formação inicial de professores e compreender a visão dos professores em formação acerca dessa linguagem. Através de uma perspectiva de pesquisa qualitativa em Educação, adotando a história oral temática como metodologia do trabalho, oito alunos do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, foram entrevistados e convidados a explicitar seus pontos de vista acerca das propostas de escrita existentes tanto nas disciplinas do curso que frequentam como em outros âmbitos dos quais participam (projetos de extensão, projetos de pesquisa, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Com isto pretende-se descrever as situações de escrita que os graduandosvivenciam, a relação que estabelecem com essa linguagem, bem como a visão que possuem em relação à prática de registrar aulas, experiências ou até a possibilidade de escrever acerca da própria vida como professores em processo de formação. Por se tratar de uma investigação ainda em andamento, os resultados aqui apresentados referem-se ao levantamento bibliográfico realizado sobre a temática da escrita no âmbito da formação inicial de professores através de bases de diferentes bases de dados e que contribuem para pensar o papel formativo da escrita como espaço possível para narraras experiências dos futuros docentes, assim como para repensar o lugar da linguagem escrita nos cursos de formação de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:42Z 2016-07-19T12:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1603-1613 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141607 ISSN2357-7819-2014-1603-1613.pdf 5879357007917808 0000-0003-0014-7232 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141607 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1603-1613 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1603-1613.pdf 5879357007917808 0000-0003-0014-7232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1603-1613 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129321430155264 |