Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mattos, Bruno Pomela de [UNESP], Oliveira, Gabriel Fabril Serra Fassanaro de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141720
Resumo: O presente trabalho de extensão está associado à prática educativa em Geografia, sobretudo nas áreas de geografia humana, sendo desenvolvido junto aos alunos de Ensino médio de uma escola pública no município de Ourinhos. Trata-se de proposta vinculada ao projeto de extensão “Grupo de Estudos de Dinâmicas Econômicas e Território (GEDET): Montando uma base estatística e documental”, desenvolvido na grande área de “Ciências Humanas”, coordenado pelo docente Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini. Este projeto partiu do objetivo de construir um banco de dados com diferentes indicadores econômicos (PIB, PIB per capita, renda média, valor adicionado) e sociais (Índice de desenvolvimento humano, escolarização, longevidade) da realidade regional de Ourinhos, em tabelas, gráficos e cartogramas, e apresentá-lo ao público de jovens estudantes, buscando uma interação favorável à construção de conhecimentos, competências e habilidades para o entendimento dos diversos usos do território na cidade e da relação entre desenvolvimento e território (FURTADO, 2003; BOISIER, 2001). Segundo Cavalcanti (1998), a construção de conhecimentos geográficos na escola deve partir da compreensão do papel do espaço nas práticas sociais e da influência dessas práticas sociais nas configurações do espaço. O pensar geográfico deveria contribuir para a formação do cidadão que contextualiza espacialmente os fenômenos, conhece o mundo e age como ator social. Seguindo esse referencial e outros mais, realizamos uma oficina com turmas de Ensino médio (jovens de 15 a 17 anos), de uma escola pública estadual localizada em bairro de periferia do município, estudando os indicadores socioeconômicos, trabalhando os conceito de desenvolvimento e segregação socioespacial.
id UNSP_486edfa1e905e7248d191541f2fbd69f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141720
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SPTerritórioDesenvolvimentoEnsinoO presente trabalho de extensão está associado à prática educativa em Geografia, sobretudo nas áreas de geografia humana, sendo desenvolvido junto aos alunos de Ensino médio de uma escola pública no município de Ourinhos. Trata-se de proposta vinculada ao projeto de extensão “Grupo de Estudos de Dinâmicas Econômicas e Território (GEDET): Montando uma base estatística e documental”, desenvolvido na grande área de “Ciências Humanas”, coordenado pelo docente Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini. Este projeto partiu do objetivo de construir um banco de dados com diferentes indicadores econômicos (PIB, PIB per capita, renda média, valor adicionado) e sociais (Índice de desenvolvimento humano, escolarização, longevidade) da realidade regional de Ourinhos, em tabelas, gráficos e cartogramas, e apresentá-lo ao público de jovens estudantes, buscando uma interação favorável à construção de conhecimentos, competências e habilidades para o entendimento dos diversos usos do território na cidade e da relação entre desenvolvimento e território (FURTADO, 2003; BOISIER, 2001). Segundo Cavalcanti (1998), a construção de conhecimentos geográficos na escola deve partir da compreensão do papel do espaço nas práticas sociais e da influência dessas práticas sociais nas configurações do espaço. O pensar geográfico deveria contribuir para a formação do cidadão que contextualiza espacialmente os fenômenos, conhece o mundo e age como ator social. Seguindo esse referencial e outros mais, realizamos uma oficina com turmas de Ensino médio (jovens de 15 a 17 anos), de uma escola pública estadual localizada em bairro de periferia do município, estudando os indicadores socioeconômicos, trabalhando os conceito de desenvolvimento e segregação socioespacial.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]Mattos, Bruno Pomela de [UNESP]Oliveira, Gabriel Fabril Serra Fassanaro de [UNESP]2016-07-19T13:00:10Z2016-07-19T13:00:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10554-10565application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10554-105652357-7819http://hdl.handle.net/11449/141720ISSN2357-7819-2014-10554-10565.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T20:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141720Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:22:31.655447Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP
title Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP
spellingShingle Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP
Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
Território
Desenvolvimento
Ensino
title_short Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP
title_full Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP
title_fullStr Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP
title_full_unstemmed Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP
title_sort Dinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SP
author Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
author_facet Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
Mattos, Bruno Pomela de [UNESP]
Oliveira, Gabriel Fabril Serra Fassanaro de [UNESP]
author_role author
author2 Mattos, Bruno Pomela de [UNESP]
Oliveira, Gabriel Fabril Serra Fassanaro de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuini, Lucas Labigalini [UNESP]
Mattos, Bruno Pomela de [UNESP]
Oliveira, Gabriel Fabril Serra Fassanaro de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Território
Desenvolvimento
Ensino
topic Território
Desenvolvimento
Ensino
description O presente trabalho de extensão está associado à prática educativa em Geografia, sobretudo nas áreas de geografia humana, sendo desenvolvido junto aos alunos de Ensino médio de uma escola pública no município de Ourinhos. Trata-se de proposta vinculada ao projeto de extensão “Grupo de Estudos de Dinâmicas Econômicas e Território (GEDET): Montando uma base estatística e documental”, desenvolvido na grande área de “Ciências Humanas”, coordenado pelo docente Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini. Este projeto partiu do objetivo de construir um banco de dados com diferentes indicadores econômicos (PIB, PIB per capita, renda média, valor adicionado) e sociais (Índice de desenvolvimento humano, escolarização, longevidade) da realidade regional de Ourinhos, em tabelas, gráficos e cartogramas, e apresentá-lo ao público de jovens estudantes, buscando uma interação favorável à construção de conhecimentos, competências e habilidades para o entendimento dos diversos usos do território na cidade e da relação entre desenvolvimento e território (FURTADO, 2003; BOISIER, 2001). Segundo Cavalcanti (1998), a construção de conhecimentos geográficos na escola deve partir da compreensão do papel do espaço nas práticas sociais e da influência dessas práticas sociais nas configurações do espaço. O pensar geográfico deveria contribuir para a formação do cidadão que contextualiza espacialmente os fenômenos, conhece o mundo e age como ator social. Seguindo esse referencial e outros mais, realizamos uma oficina com turmas de Ensino médio (jovens de 15 a 17 anos), de uma escola pública estadual localizada em bairro de periferia do município, estudando os indicadores socioeconômicos, trabalhando os conceito de desenvolvimento e segregação socioespacial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:10Z
2016-07-19T13:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10554-10565
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141720
ISSN2357-7819-2014-10554-10565.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141720
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10554-10565
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10554-10565.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10554-10565
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129314333392896