Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139624 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é problematizar algumas questões relativas à democratização da escola, a busca por uma escola melhor, analisando as concepções de Paulo Freire. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira, sobre a pedagogia de Paulo Freire e algumas das obras do próprio autor. Os resultados obtidos com esta pesquisa são que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Assim, faz-se necessário a determinação de qual educação se pretende promover e qual a função da escola nesta educação básica e pública de qualidade? Para responder a isso, defende-se a autonomia do aluno e o desenvolvimento de seu senso crítico, o que vai além da educação posta atualmente como “educação de excelência”. Por isso, a importância das concepções de Paulo Freire sobre a educação, quando se pretende problematizar a questão da qualidade, tendo em vista que sua concepção sobre o assunto buscava a conscientização dos problemas da realidade brasileira, a dialogicidade e a politização na transformação dessa realidade em uma sociedade realmente democrática e justa. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração. |
id |
UNSP_48702ffad72676d833a443ab8d4d4b34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139624 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo FreireQualidadeEducação básicaPaulo FreireDemocratizaçãoO objetivo deste trabalho é problematizar algumas questões relativas à democratização da escola, a busca por uma escola melhor, analisando as concepções de Paulo Freire. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira, sobre a pedagogia de Paulo Freire e algumas das obras do próprio autor. Os resultados obtidos com esta pesquisa são que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Assim, faz-se necessário a determinação de qual educação se pretende promover e qual a função da escola nesta educação básica e pública de qualidade? Para responder a isso, defende-se a autonomia do aluno e o desenvolvimento de seu senso crítico, o que vai além da educação posta atualmente como “educação de excelência”. Por isso, a importância das concepções de Paulo Freire sobre a educação, quando se pretende problematizar a questão da qualidade, tendo em vista que sua concepção sobre o assunto buscava a conscientização dos problemas da realidade brasileira, a dialogicidade e a politização na transformação dessa realidade em uma sociedade realmente democrática e justa. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cabral, Karina Melissa [UNESP]Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]2016-06-28T17:31:02Z2016-06-28T17:31:02Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2481-2481application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2481-24819708-2011http://hdl.handle.net/11449/139624ISSN2236-9708-2011-2481-2481.pdf7340016437698240porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:58:06.419550Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire |
title |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire |
spellingShingle |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire Cabral, Karina Melissa [UNESP] Qualidade Educação básica Paulo Freire Democratização |
title_short |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire |
title_full |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire |
title_fullStr |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire |
title_sort |
Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire |
author |
Cabral, Karina Melissa [UNESP] |
author_facet |
Cabral, Karina Melissa [UNESP] Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Karina Melissa [UNESP] Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Educação básica Paulo Freire Democratização |
topic |
Qualidade Educação básica Paulo Freire Democratização |
description |
O objetivo deste trabalho é problematizar algumas questões relativas à democratização da escola, a busca por uma escola melhor, analisando as concepções de Paulo Freire. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira, sobre a pedagogia de Paulo Freire e algumas das obras do próprio autor. Os resultados obtidos com esta pesquisa são que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Assim, faz-se necessário a determinação de qual educação se pretende promover e qual a função da escola nesta educação básica e pública de qualidade? Para responder a isso, defende-se a autonomia do aluno e o desenvolvimento de seu senso crítico, o que vai além da educação posta atualmente como “educação de excelência”. Por isso, a importância das concepções de Paulo Freire sobre a educação, quando se pretende problematizar a questão da qualidade, tendo em vista que sua concepção sobre o assunto buscava a conscientização dos problemas da realidade brasileira, a dialogicidade e a politização na transformação dessa realidade em uma sociedade realmente democrática e justa. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:02Z 2016-06-28T17:31:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2481-2481 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139624 ISSN2236-9708-2011-2481-2481.pdf 7340016437698240 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139624 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2481-2481 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-2481-2481.pdf 7340016437698240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2481-2481 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129144612978688 |