Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139624
Resumo: O objetivo deste trabalho é problematizar algumas questões relativas à democratização da escola, a busca por uma escola melhor, analisando as concepções de Paulo Freire. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira, sobre a pedagogia de Paulo Freire e algumas das obras do próprio autor. Os resultados obtidos com esta pesquisa são que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Assim, faz-se necessário a determinação de qual educação se pretende promover e qual a função da escola nesta educação básica e pública de qualidade? Para responder a isso, defende-se a autonomia do aluno e o desenvolvimento de seu senso crítico, o que vai além da educação posta atualmente como “educação de excelência”. Por isso, a importância das concepções de Paulo Freire sobre a educação, quando se pretende problematizar a questão da qualidade, tendo em vista que sua concepção sobre o assunto buscava a conscientização dos problemas da realidade brasileira, a dialogicidade e a politização na transformação dessa realidade em uma sociedade realmente democrática e justa. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração.
id UNSP_48702ffad72676d833a443ab8d4d4b34
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139624
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo FreireQualidadeEducação básicaPaulo FreireDemocratizaçãoO objetivo deste trabalho é problematizar algumas questões relativas à democratização da escola, a busca por uma escola melhor, analisando as concepções de Paulo Freire. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira, sobre a pedagogia de Paulo Freire e algumas das obras do próprio autor. Os resultados obtidos com esta pesquisa são que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Assim, faz-se necessário a determinação de qual educação se pretende promover e qual a função da escola nesta educação básica e pública de qualidade? Para responder a isso, defende-se a autonomia do aluno e o desenvolvimento de seu senso crítico, o que vai além da educação posta atualmente como “educação de excelência”. Por isso, a importância das concepções de Paulo Freire sobre a educação, quando se pretende problematizar a questão da qualidade, tendo em vista que sua concepção sobre o assunto buscava a conscientização dos problemas da realidade brasileira, a dialogicidade e a politização na transformação dessa realidade em uma sociedade realmente democrática e justa. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cabral, Karina Melissa [UNESP]Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]2016-06-28T17:31:02Z2016-06-28T17:31:02Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2481-2481application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2481-24819708-2011http://hdl.handle.net/11449/139624ISSN2236-9708-2011-2481-2481.pdf7340016437698240porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:44:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
title Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
spellingShingle Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Qualidade
Educação básica
Paulo Freire
Democratização
title_short Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
title_full Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
title_fullStr Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
title_full_unstemmed Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
title_sort Busca por uma escola melhor: uma análise da democratização da escola segundo Paulo Freire
author Cabral, Karina Melissa [UNESP]
author_facet Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
author_role author
author2 Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Educação básica
Paulo Freire
Democratização
topic Qualidade
Educação básica
Paulo Freire
Democratização
description O objetivo deste trabalho é problematizar algumas questões relativas à democratização da escola, a busca por uma escola melhor, analisando as concepções de Paulo Freire. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira, sobre a pedagogia de Paulo Freire e algumas das obras do próprio autor. Os resultados obtidos com esta pesquisa são que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Assim, faz-se necessário a determinação de qual educação se pretende promover e qual a função da escola nesta educação básica e pública de qualidade? Para responder a isso, defende-se a autonomia do aluno e o desenvolvimento de seu senso crítico, o que vai além da educação posta atualmente como “educação de excelência”. Por isso, a importância das concepções de Paulo Freire sobre a educação, quando se pretende problematizar a questão da qualidade, tendo em vista que sua concepção sobre o assunto buscava a conscientização dos problemas da realidade brasileira, a dialogicidade e a politização na transformação dessa realidade em uma sociedade realmente democrática e justa. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:02Z
2016-06-28T17:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2481-2481
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139624
ISSN2236-9708-2011-2481-2481.pdf
7340016437698240
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139624
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2481-2481
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-2481-2481.pdf
7340016437698240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2481-2481
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649950180966400