Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11949 |
Resumo: | A construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) é essencial para orientar as atividades da comunidade escolar proporcionando uma base sólida para a organização e o desenvolvimento da educação. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em investigar a compreensão de docentes que atuam no município de Cairu-BA sobre o PPP. Fundamentado na perspectiva de Paulo Freire e em alguns estudos que discutem a construção de um PPP, foi realizado um questionário relativo à construção do PPP, sua importância e suas bases democráticas. As informações foram obtidas por um questionário desenvolvido no Google Forms e enviado via link pelo aplicativo Whatsapp e foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com base nas seguintes categorias: i) Orientar/Nortear o fazer pedagógico; ii) Identidade Escolar; iii) A importância da Comunidade e a democratização do PPP. Dentre os resultados apresentados, destaca-se a importância da participação da comunidade escolar na elaboração do PPP como caminho para transformação da realidade e democratização do processo educacional. Ademais, o estudo indica a relação entre o entendimento do professor acerca do PPP como um dos elementos norteadores para sua construção, visto que, está intrinsecamente ligado à participação dos docentes no processo de discussão, elaboração e execução do PPP. |
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Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de TransformaçãoPaulo Freire and the Democratization of Education: The Importance of the Political-Pedagogical Project as an Instrument of TransformationPaulo FreireEducaçãoDemocratizaçãoProjeto Político PedagógicoComunidadePaulo FreireEducationDemocratizationPedagogical Political ProjectCommunityA construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) é essencial para orientar as atividades da comunidade escolar proporcionando uma base sólida para a organização e o desenvolvimento da educação. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em investigar a compreensão de docentes que atuam no município de Cairu-BA sobre o PPP. Fundamentado na perspectiva de Paulo Freire e em alguns estudos que discutem a construção de um PPP, foi realizado um questionário relativo à construção do PPP, sua importância e suas bases democráticas. As informações foram obtidas por um questionário desenvolvido no Google Forms e enviado via link pelo aplicativo Whatsapp e foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com base nas seguintes categorias: i) Orientar/Nortear o fazer pedagógico; ii) Identidade Escolar; iii) A importância da Comunidade e a democratização do PPP. Dentre os resultados apresentados, destaca-se a importância da participação da comunidade escolar na elaboração do PPP como caminho para transformação da realidade e democratização do processo educacional. Ademais, o estudo indica a relação entre o entendimento do professor acerca do PPP como um dos elementos norteadores para sua construção, visto que, está intrinsecamente ligado à participação dos docentes no processo de discussão, elaboração e execução do PPP.The construction of a Political Pedagogical Project (PPP) is essential to guide the activities of the school community, providing a solid foundation for the organization and development of education. In this sense, the objective of this article is to investigate the understanding of teachers working in the municipality of Cairu-BA about the PPP. Based on the perspective of Paulo Freire and some studies discussing the construction of a PPP, a questionnaire was conducted regarding the PPP's development, its importance, and its democratic bases. The information was gathered through a questionnaire created on Google Forms and sent via WhatsApp, then analyzed using Discursive Textual Analysis, based on the following categories: i) Guiding the pedagogical practices; ii) School Identity; iii) The importance of the Community and democratization of the PPP. Among the presented results, the importance of the school community's participation in the elaboration of the PPP stands out as a pathway for transforming reality and democratizing the educational process. Furthermore, the study indicates the relationship between the teacher's understanding of PPP as one of the guiding elements for its construction, considering it is intrinsically linked to the involvement of teachers in the process of discussion, development, and implementation of the PPP.Edições UESB2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1194910.22481/riduesb.v8i1.11949Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11949, 1-172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11949/8020Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Lina MeirelesReis, Indionara GalvãoGehlen, Simoni Tormöhlen2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11949Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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