A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006 http://hdl.handle.net/11449/26470 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando. |
id |
UNSP_488b871969aa964af1c7aefe5e8bc039 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26470 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racionalScience teaching and science fiction: imaginary in the organization of the real and the rationalEnsino de CiênciasFicção científicaImaginárioReal e racionalScience educationScience fictionImaginaryReal and rationalEste artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.In this paper, we discuss the development of the science fiction approach in Science education. We are concerned to identify conceptual elements incorporated by students when faced with the science fiction approach in their development of scientific concepts. We use the movie Jurassic Park in this approach and found that the movie can be effective in the mediation of the fictional to the real.Escola Agrotécnica Federal de CáceresUnesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUnesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasEscola Agrotécnica Federal de CáceresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes-Maluf, Marcilene CristinaSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article271-282application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647010.1590/S1516-73132008000200006S1516-73132008000200006S1516-73132008000200006.pdf4167514050938821SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T18:16:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26470Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T18:16:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional Science teaching and science fiction: imaginary in the organization of the real and the rational |
title |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional |
spellingShingle |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional Gomes-Maluf, Marcilene Cristina Ensino de Ciências Ficção científica Imaginário Real e racional Science education Science fiction Imaginary Real and rational |
title_short |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional |
title_full |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional |
title_fullStr |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional |
title_full_unstemmed |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional |
title_sort |
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional |
author |
Gomes-Maluf, Marcilene Cristina |
author_facet |
Gomes-Maluf, Marcilene Cristina Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Escola Agrotécnica Federal de Cáceres Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes-Maluf, Marcilene Cristina Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Ficção científica Imaginário Real e racional Science education Science fiction Imaginary Real and rational |
topic |
Ensino de Ciências Ficção científica Imaginário Real e racional Science education Science fiction Imaginary Real and rational |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 2014-05-20T15:07:20Z 2014-05-20T15:07:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26470 10.1590/S1516-73132008000200006 S1516-73132008000200006 S1516-73132008000200006.pdf 4167514050938821 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006 http://hdl.handle.net/11449/26470 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008. 1516-7313 10.1590/S1516-73132008000200006 S1516-73132008000200006 S1516-73132008000200006.pdf 4167514050938821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
271-282 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649293648658432 |