A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes-Maluf, Marcilene Cristina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006
http://hdl.handle.net/11449/26470
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.
id UNSP_488b871969aa964af1c7aefe5e8bc039
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26470
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racionalScience teaching and science fiction: imaginary in the organization of the real and the rationalEnsino de CiênciasFicção científicaImaginárioReal e racionalScience educationScience fictionImaginaryReal and rationalEste artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.In this paper, we discuss the development of the science fiction approach in Science education. We are concerned to identify conceptual elements incorporated by students when faced with the science fiction approach in their development of scientific concepts. We use the movie Jurassic Park in this approach and found that the movie can be effective in the mediation of the fictional to the real.Escola Agrotécnica Federal de CáceresUnesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUnesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasEscola Agrotécnica Federal de CáceresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes-Maluf, Marcilene CristinaSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article271-282application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647010.1590/S1516-73132008000200006S1516-73132008000200006S1516-73132008000200006.pdf4167514050938821SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T18:16:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26470Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T18:16:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
Science teaching and science fiction: imaginary in the organization of the real and the rational
title A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
spellingShingle A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
Gomes-Maluf, Marcilene Cristina
Ensino de Ciências
Ficção científica
Imaginário
Real e racional
Science education
Science fiction
Imaginary
Real and rational
title_short A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
title_full A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
title_fullStr A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
title_full_unstemmed A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
title_sort A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
author Gomes-Maluf, Marcilene Cristina
author_facet Gomes-Maluf, Marcilene Cristina
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escola Agrotécnica Federal de Cáceres
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes-Maluf, Marcilene Cristina
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Ficção científica
Imaginário
Real e racional
Science education
Science fiction
Imaginary
Real and rational
topic Ensino de Ciências
Ficção científica
Imaginário
Real e racional
Science education
Science fiction
Imaginary
Real and rational
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
2014-05-20T15:07:20Z
2014-05-20T15:07:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26470
10.1590/S1516-73132008000200006
S1516-73132008000200006
S1516-73132008000200006.pdf
4167514050938821
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006
http://hdl.handle.net/11449/26470
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.
1516-7313
10.1590/S1516-73132008000200006
S1516-73132008000200006
S1516-73132008000200006.pdf
4167514050938821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 271-282
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649293648658432