Interações entre docentes da licenciatura em física em grupos de planejamento conjunto: uma análise a partir da teoria do Agir Comunicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115636
Resumo: Apresentamos aqui os resultados de uma pesquisa de doutorado que teve por intenção promover espaços de possibilidade de interação comunicativa entre os docentes de dois cursos de licenciatura em física a fim de planejarem suas disciplinas em conjunto. A partir dos principais referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, com especial atenção às premissas teóricas da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, foi possível traçar um cenário de crise de racionalidade na formação em licenciatura em física no Brasil e, pautados nas recomendações desses mesmos referenciais e da metodologia da Investigação-Ação, dar início a um Grupo de Planejamento Conjunto (GPC) com professores de disciplinas específicas de física e uma disciplina de ensino para discutirem a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física. Todas as reuniões desenvolvidas ao longo de um ano letivo nos dois GPC foram gravadas, transcritas e analisadas sob os auspícios de um recurso metodológico de análise das interações intersubjetivas de influência habermasiana, desenvolvido especificamente para este trabalho. Sistematizamos uma série de características dos trabalhos em grupo e identificamos um conjunto de elementos do processo comunicativo que descrevem as possibilidades advindas da formação de GPCs entre docentes da licenciatura em física. As conclusões se relacionam às construções conjuntas empreendidas, aos contextos locais dos GPCs, ao papel das coordenações de ações na constituição de um GPC e à possibilidade de extensão desses grupos ás características do processo comunicativo desenvolvido em ambos aos grupos. As construções conjuntas surgidas nos grupos apontam para a defesa da formação de GPCs nas licenciaturas em física como formação do docente universitário que leciona nestes cursos
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A partir dos principais referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, com especial atenção às premissas teóricas da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, foi possível traçar um cenário de crise de racionalidade na formação em licenciatura em física no Brasil e, pautados nas recomendações desses mesmos referenciais e da metodologia da Investigação-Ação, dar início a um Grupo de Planejamento Conjunto (GPC) com professores de disciplinas específicas de física e uma disciplina de ensino para discutirem a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física. Todas as reuniões desenvolvidas ao longo de um ano letivo nos dois GPC foram gravadas, transcritas e analisadas sob os auspícios de um recurso metodológico de análise das interações intersubjetivas de influência habermasiana, desenvolvido especificamente para este trabalho. Sistematizamos uma série de características dos trabalhos em grupo e identificamos um conjunto de elementos do processo comunicativo que descrevem as possibilidades advindas da formação de GPCs entre docentes da licenciatura em física. As conclusões se relacionam às construções conjuntas empreendidas, aos contextos locais dos GPCs, ao papel das coordenações de ações na constituição de um GPC e à possibilidade de extensão desses grupos ás características do processo comunicativo desenvolvido em ambos aos grupos. As construções conjuntas surgidas nos grupos apontam para a defesa da formação de GPCs nas licenciaturas em física como formação do docente universitário que leciona nestes cursosHere we presents the results of a PhD research that the intention was to promote a space of communicative interaction among teachers from two degree courses in physics in oder to plan their classes together. The main references originated from the Critical Theory of Society, with special attention to the theorical assumptions of the Theory of Communicative Action, by Jürgen Habermas, it was possible to draw a crisis of rationally in the formation of degree in physics in Brazil and, guided by the recommendations of those theoretical frameworks and themethodology of Action-Research, start a Joint Planning Group (JPG) with teachers from specific disciplines of physics and physics education and to discuss the relationship among the disciplines in delivering a project to train future physics teachers. All meetings held over a year of classes with two JPG were recorded, trasncribed and analyzed under the auspices of methodological resourse for the analysis of intersubjective interactions by habermasian influences, developed specifically for that research. We systematize a set of characteristics of the works in group and identified a set of elements of the communicative process the describe the possibilities ansing from the formation of CPGs among teachersof the degree in physics. The conclusions relate to joint constructions made by the groups, at local contexts of JPGs the influence of the coordinations of actions in the developement of a JPG and the possible extension of these groups, the characteristics of communication process development in both groups, and others. The joint constructions arising in groups point th the defense of the formation of JPGs in degree courses in physics like a process of formation of the professors of these coursesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]2015-03-03T11:52:24Z2015-03-03T11:52:24Z2014-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis505 p. : il.application/pdfSILVA, João Ricardo Neves da. Interações entre docentes da licenciatura em física em grupos de planejamento conjunto: uma análise a partir da teoria do Agir Comunicativo. 2014. 505 p. 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