A matemática como fator de inclusão/exclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reina, Caio Domingues [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Salomão, Silvely Nogueira de Almeida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143598
Resumo: Introdução: O Projeto EMBrasilNovo(Ensino de Matemática no Brasil Novo) visa complementar o ensino de matemática dos alunos no Bairro Brasil Novo e seus circunvizinhos da cidade de Presidente Prudente. Objetivos: Um dos principais fatores da exclusão social é a baixa escolaridade da população. Os mapas de inclusão/exclusão social de Presidente Prudente enfatizam fortemente a exclusão social que sofrem os bairros atendidos pelo Projeto EMBrasilNovo. Busca-se contribuir para a diminuição da evasão escolar através de plantões de dúvidas para alunos de 5a. até a 8a. série do Ensino Fundamental e conseqüentemente, com a exclusão social. Métodos: As crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem da disciplina de matemática têm a disposição aulas ministradas por um discente bolsista PROEX no Projeto Bethel Mão Amiga, situado no Bairro Brasil Novo. O Projeto Bethel Mão Amiga atende 160 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que estejam matriculados em uma instituição de educação básica municipal ou estadual e que residam em um dos oito bairros de atendimento do projeto, prestando serviços educativos e assistenciais. O discente (bolsista) desenvolve aulas expositivo-teóricas como forma de expor os conceitos matemáticos que são trabalhados através de atividades diferenciadas da forma tradicional em que são propostos exercícios que desafiem os alunos e motivem o interesse pela disciplina. Resultados: O Projeto EMBrasilNovo se iniciou em março deste ano e já se observa que as crianças além de melhorarem suas notas na escola, começaram a ver a matemática com uma visão diferente, em que seus desafios podem proporcionar a elas o exercício do pensar invés de usar repetições mecânicas em resolução de problemas matemáticos.
id UNSP_48b889c3d7db258b7aa67f81bd9be822
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143598
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A matemática como fator de inclusão/exclusão socialIntrodução: O Projeto EMBrasilNovo(Ensino de Matemática no Brasil Novo) visa complementar o ensino de matemática dos alunos no Bairro Brasil Novo e seus circunvizinhos da cidade de Presidente Prudente. Objetivos: Um dos principais fatores da exclusão social é a baixa escolaridade da população. Os mapas de inclusão/exclusão social de Presidente Prudente enfatizam fortemente a exclusão social que sofrem os bairros atendidos pelo Projeto EMBrasilNovo. Busca-se contribuir para a diminuição da evasão escolar através de plantões de dúvidas para alunos de 5a. até a 8a. série do Ensino Fundamental e conseqüentemente, com a exclusão social. Métodos: As crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem da disciplina de matemática têm a disposição aulas ministradas por um discente bolsista PROEX no Projeto Bethel Mão Amiga, situado no Bairro Brasil Novo. O Projeto Bethel Mão Amiga atende 160 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que estejam matriculados em uma instituição de educação básica municipal ou estadual e que residam em um dos oito bairros de atendimento do projeto, prestando serviços educativos e assistenciais. O discente (bolsista) desenvolve aulas expositivo-teóricas como forma de expor os conceitos matemáticos que são trabalhados através de atividades diferenciadas da forma tradicional em que são propostos exercícios que desafiem os alunos e motivem o interesse pela disciplina. Resultados: O Projeto EMBrasilNovo se iniciou em março deste ano e já se observa que as crianças além de melhorarem suas notas na escola, começaram a ver a matemática com uma visão diferente, em que seus desafios podem proporcionar a elas o exercício do pensar invés de usar repetições mecânicas em resolução de problemas matemáticos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reina, Caio Domingues [UNESP]Salomão, Silvely Nogueira de Almeida [UNESP]2016-09-01T13:58:12Z2016-09-01T13:58:12Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject051application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 051http://hdl.handle.net/11449/1435982005-051-reina.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143598Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T18:18:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática como fator de inclusão/exclusão social
title A matemática como fator de inclusão/exclusão social
spellingShingle A matemática como fator de inclusão/exclusão social
Reina, Caio Domingues [UNESP]
title_short A matemática como fator de inclusão/exclusão social
title_full A matemática como fator de inclusão/exclusão social
title_fullStr A matemática como fator de inclusão/exclusão social
title_full_unstemmed A matemática como fator de inclusão/exclusão social
title_sort A matemática como fator de inclusão/exclusão social
author Reina, Caio Domingues [UNESP]
author_facet Reina, Caio Domingues [UNESP]
Salomão, Silvely Nogueira de Almeida [UNESP]
author_role author
author2 Salomão, Silvely Nogueira de Almeida [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reina, Caio Domingues [UNESP]
Salomão, Silvely Nogueira de Almeida [UNESP]
description Introdução: O Projeto EMBrasilNovo(Ensino de Matemática no Brasil Novo) visa complementar o ensino de matemática dos alunos no Bairro Brasil Novo e seus circunvizinhos da cidade de Presidente Prudente. Objetivos: Um dos principais fatores da exclusão social é a baixa escolaridade da população. Os mapas de inclusão/exclusão social de Presidente Prudente enfatizam fortemente a exclusão social que sofrem os bairros atendidos pelo Projeto EMBrasilNovo. Busca-se contribuir para a diminuição da evasão escolar através de plantões de dúvidas para alunos de 5a. até a 8a. série do Ensino Fundamental e conseqüentemente, com a exclusão social. Métodos: As crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem da disciplina de matemática têm a disposição aulas ministradas por um discente bolsista PROEX no Projeto Bethel Mão Amiga, situado no Bairro Brasil Novo. O Projeto Bethel Mão Amiga atende 160 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que estejam matriculados em uma instituição de educação básica municipal ou estadual e que residam em um dos oito bairros de atendimento do projeto, prestando serviços educativos e assistenciais. O discente (bolsista) desenvolve aulas expositivo-teóricas como forma de expor os conceitos matemáticos que são trabalhados através de atividades diferenciadas da forma tradicional em que são propostos exercícios que desafiem os alunos e motivem o interesse pela disciplina. Resultados: O Projeto EMBrasilNovo se iniciou em março deste ano e já se observa que as crianças além de melhorarem suas notas na escola, começaram a ver a matemática com uma visão diferente, em que seus desafios podem proporcionar a elas o exercício do pensar invés de usar repetições mecânicas em resolução de problemas matemáticos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:12Z
2016-09-01T13:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 051
http://hdl.handle.net/11449/143598
2005-051-reina.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143598
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 051
2005-051-reina.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 051
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650131387482112