Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parra, Claudia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191705
Resumo: A imagem da mulher irlandesa e sua associação com aspectos relativos a poder e questões de gênero durante o período de independência da Irlanda é uma relação que requer um exame mais aprofundado, principalmente no que diz respeito às mulheres pobres. Nas três primeiras produções de Sean O’Casey no Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) e The Plough and the Stars (1926), o autor surpreende a plateia ao levar para o palco representações de mulheres em diferentes contextos das tenement-houses em Dublin, subvertendo a predominante noção de fragilidade do feminino no drama irlandês, conferindo visibilidade e uma representação apropriada dessas mulheres marginalizadas, mas empoderadas. Essas personagens são representadas como mulheres fortes à medida que passam por um processo de empoderamento que lhes permite enfrentar e sobreviver a forças estruturais dominantes e desafiar presuposições conservadoras e opressivas sobre gênero no que diz respeito a poder. De uma perspectiva mais ampla, a tese mostra que as imagens femininas de O’Casey também contribuem para uma reavaliação de papéis sociais, uma vez que as peças de Three Dublin Plays podem ser consideradas como um ensaio das questões que envolvem o empoderamento das mulheres irlandesas.
id UNSP_48d22481eecb0ade20bea67b180a5cc0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191705
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin PlaysConstruindo empoderamento por meio do drama: As representações femininas de Sean O'Casey em Three Dublin PlaysSean O’CaseyThree Dublin PlaysFemale representationEmpowermentRepresentação femininaEmpoderamentoA imagem da mulher irlandesa e sua associação com aspectos relativos a poder e questões de gênero durante o período de independência da Irlanda é uma relação que requer um exame mais aprofundado, principalmente no que diz respeito às mulheres pobres. Nas três primeiras produções de Sean O’Casey no Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) e The Plough and the Stars (1926), o autor surpreende a plateia ao levar para o palco representações de mulheres em diferentes contextos das tenement-houses em Dublin, subvertendo a predominante noção de fragilidade do feminino no drama irlandês, conferindo visibilidade e uma representação apropriada dessas mulheres marginalizadas, mas empoderadas. Essas personagens são representadas como mulheres fortes à medida que passam por um processo de empoderamento que lhes permite enfrentar e sobreviver a forças estruturais dominantes e desafiar presuposições conservadoras e opressivas sobre gênero no que diz respeito a poder. De uma perspectiva mais ampla, a tese mostra que as imagens femininas de O’Casey também contribuem para uma reavaliação de papéis sociais, uma vez que as peças de Three Dublin Plays podem ser consideradas como um ensaio das questões que envolvem o empoderamento das mulheres irlandesas.Irish female imagery and its connection with aspects related to power and gender expectations during the period of Ireland’s independence is an interrelation which requires further examination, particularly regarding those women who lacked any special social status and attention. In Sean O’Casey’s first three productions for the Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) and The Plough and the Stars (1926), the dramatist surprises the audience by staging representations of Dublin tenement women from different backgrounds, which subvert the prevailing image of powerless females in Irish drama, conferring visibility and an appropriate representation to those marginalised, but strong individuals. These characters are represented as empowered subjects as they undergo a process of strengthening which enables them to surpass domineering structural forces and challenge conservative and oppressive gender expectations about power. From a broader perspective, the thesis shows that O’Casey’s female images also contribute to a reassessment of social roles, since the Three Dublin Plays may be regarded as a rehearsal of issues surrounding the empowerment of Irish women.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPQ: 140054/2017-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Harris, Peter James [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Parra, Claudia2020-03-02T13:40:16Z2020-03-02T13:40:16Z2020-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19170500092932533004153015P216526237746160750000-0003-2399-5963enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:27:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:37.291471Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
Construindo empoderamento por meio do drama: As representações femininas de Sean O'Casey em Three Dublin Plays
title Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
spellingShingle Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
Parra, Claudia
Sean O’Casey
Three Dublin Plays
Female representation
Empowerment
Representação feminina
Empoderamento
title_short Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
title_full Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
title_fullStr Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
title_full_unstemmed Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
title_sort Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
author Parra, Claudia
author_facet Parra, Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Harris, Peter James [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Parra, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Sean O’Casey
Three Dublin Plays
Female representation
Empowerment
Representação feminina
Empoderamento
topic Sean O’Casey
Three Dublin Plays
Female representation
Empowerment
Representação feminina
Empoderamento
description A imagem da mulher irlandesa e sua associação com aspectos relativos a poder e questões de gênero durante o período de independência da Irlanda é uma relação que requer um exame mais aprofundado, principalmente no que diz respeito às mulheres pobres. Nas três primeiras produções de Sean O’Casey no Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) e The Plough and the Stars (1926), o autor surpreende a plateia ao levar para o palco representações de mulheres em diferentes contextos das tenement-houses em Dublin, subvertendo a predominante noção de fragilidade do feminino no drama irlandês, conferindo visibilidade e uma representação apropriada dessas mulheres marginalizadas, mas empoderadas. Essas personagens são representadas como mulheres fortes à medida que passam por um processo de empoderamento que lhes permite enfrentar e sobreviver a forças estruturais dominantes e desafiar presuposições conservadoras e opressivas sobre gênero no que diz respeito a poder. De uma perspectiva mais ampla, a tese mostra que as imagens femininas de O’Casey também contribuem para uma reavaliação de papéis sociais, uma vez que as peças de Three Dublin Plays podem ser consideradas como um ensaio das questões que envolvem o empoderamento das mulheres irlandesas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02T13:40:16Z
2020-03-02T13:40:16Z
2020-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191705
000929325
33004153015P2
1652623774616075
0000-0003-2399-5963
url http://hdl.handle.net/11449/191705
identifier_str_mv 000929325
33004153015P2
1652623774616075
0000-0003-2399-5963
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129515413569536