Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191705 |
Resumo: | A imagem da mulher irlandesa e sua associação com aspectos relativos a poder e questões de gênero durante o período de independência da Irlanda é uma relação que requer um exame mais aprofundado, principalmente no que diz respeito às mulheres pobres. Nas três primeiras produções de Sean O’Casey no Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) e The Plough and the Stars (1926), o autor surpreende a plateia ao levar para o palco representações de mulheres em diferentes contextos das tenement-houses em Dublin, subvertendo a predominante noção de fragilidade do feminino no drama irlandês, conferindo visibilidade e uma representação apropriada dessas mulheres marginalizadas, mas empoderadas. Essas personagens são representadas como mulheres fortes à medida que passam por um processo de empoderamento que lhes permite enfrentar e sobreviver a forças estruturais dominantes e desafiar presuposições conservadoras e opressivas sobre gênero no que diz respeito a poder. De uma perspectiva mais ampla, a tese mostra que as imagens femininas de O’Casey também contribuem para uma reavaliação de papéis sociais, uma vez que as peças de Three Dublin Plays podem ser consideradas como um ensaio das questões que envolvem o empoderamento das mulheres irlandesas. |
id |
UNSP_48d22481eecb0ade20bea67b180a5cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191705 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin PlaysConstruindo empoderamento por meio do drama: As representações femininas de Sean O'Casey em Three Dublin PlaysSean O’CaseyThree Dublin PlaysFemale representationEmpowermentRepresentação femininaEmpoderamentoA imagem da mulher irlandesa e sua associação com aspectos relativos a poder e questões de gênero durante o período de independência da Irlanda é uma relação que requer um exame mais aprofundado, principalmente no que diz respeito às mulheres pobres. Nas três primeiras produções de Sean O’Casey no Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) e The Plough and the Stars (1926), o autor surpreende a plateia ao levar para o palco representações de mulheres em diferentes contextos das tenement-houses em Dublin, subvertendo a predominante noção de fragilidade do feminino no drama irlandês, conferindo visibilidade e uma representação apropriada dessas mulheres marginalizadas, mas empoderadas. Essas personagens são representadas como mulheres fortes à medida que passam por um processo de empoderamento que lhes permite enfrentar e sobreviver a forças estruturais dominantes e desafiar presuposições conservadoras e opressivas sobre gênero no que diz respeito a poder. De uma perspectiva mais ampla, a tese mostra que as imagens femininas de O’Casey também contribuem para uma reavaliação de papéis sociais, uma vez que as peças de Three Dublin Plays podem ser consideradas como um ensaio das questões que envolvem o empoderamento das mulheres irlandesas.Irish female imagery and its connection with aspects related to power and gender expectations during the period of Ireland’s independence is an interrelation which requires further examination, particularly regarding those women who lacked any special social status and attention. In Sean O’Casey’s first three productions for the Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) and The Plough and the Stars (1926), the dramatist surprises the audience by staging representations of Dublin tenement women from different backgrounds, which subvert the prevailing image of powerless females in Irish drama, conferring visibility and an appropriate representation to those marginalised, but strong individuals. These characters are represented as empowered subjects as they undergo a process of strengthening which enables them to surpass domineering structural forces and challenge conservative and oppressive gender expectations about power. From a broader perspective, the thesis shows that O’Casey’s female images also contribute to a reassessment of social roles, since the Three Dublin Plays may be regarded as a rehearsal of issues surrounding the empowerment of Irish women.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPQ: 140054/2017-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Harris, Peter James [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Parra, Claudia2020-03-02T13:40:16Z2020-03-02T13:40:16Z2020-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19170500092932533004153015P216526237746160750000-0003-2399-5963enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:27:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:37.291471Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays Construindo empoderamento por meio do drama: As representações femininas de Sean O'Casey em Three Dublin Plays |
title |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays |
spellingShingle |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays Parra, Claudia Sean O’Casey Three Dublin Plays Female representation Empowerment Representação feminina Empoderamento |
title_short |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays |
title_full |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays |
title_fullStr |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays |
title_full_unstemmed |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays |
title_sort |
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays |
author |
Parra, Claudia |
author_facet |
Parra, Claudia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Harris, Peter James [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parra, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sean O’Casey Three Dublin Plays Female representation Empowerment Representação feminina Empoderamento |
topic |
Sean O’Casey Three Dublin Plays Female representation Empowerment Representação feminina Empoderamento |
description |
A imagem da mulher irlandesa e sua associação com aspectos relativos a poder e questões de gênero durante o período de independência da Irlanda é uma relação que requer um exame mais aprofundado, principalmente no que diz respeito às mulheres pobres. Nas três primeiras produções de Sean O’Casey no Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) e The Plough and the Stars (1926), o autor surpreende a plateia ao levar para o palco representações de mulheres em diferentes contextos das tenement-houses em Dublin, subvertendo a predominante noção de fragilidade do feminino no drama irlandês, conferindo visibilidade e uma representação apropriada dessas mulheres marginalizadas, mas empoderadas. Essas personagens são representadas como mulheres fortes à medida que passam por um processo de empoderamento que lhes permite enfrentar e sobreviver a forças estruturais dominantes e desafiar presuposições conservadoras e opressivas sobre gênero no que diz respeito a poder. De uma perspectiva mais ampla, a tese mostra que as imagens femininas de O’Casey também contribuem para uma reavaliação de papéis sociais, uma vez que as peças de Three Dublin Plays podem ser consideradas como um ensaio das questões que envolvem o empoderamento das mulheres irlandesas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02T13:40:16Z 2020-03-02T13:40:16Z 2020-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191705 000929325 33004153015P2 1652623774616075 0000-0003-2399-5963 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191705 |
identifier_str_mv |
000929325 33004153015P2 1652623774616075 0000-0003-2399-5963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129515413569536 |