As relações de estudantes de direito e biblioteconomia com a desinformação, fake news e pós verdade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238840 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta uma análise e discussão sobre os fenômenos: desinformação, pós-verdade, fake news, e o seu impacto em estudantes dos cursos de Direito e Biblioteconomia de duas Universidades na cidade de Marília/SP, sendo uma instituição privada a Univem – Centro Universitário Eurípides de Marília e a outra instituição pública, a Unesp – Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Marília e como este tipo de informação é apropriada, entendida e disseminada pelos discentes. Diante da imensa produção de dados e informações no contexto atual no âmbito científico e tecnológico, chegamos a seguinte problemática: apesar dos inúmeros mecanismos de checagem de autenticidade e confiabilidade da informação, de qual maneira os estudantes universitários dos cursos de Direito e Biblioteconomia compreendem a desinformação, pós verdade, fake news em seu cotidiano? Como objetivo geral foi analisada a percepção sobre os conceitos e a ocorrência de fake news, desinformação e pós-verdade em discentes em discentes de primeiro e quarto anos de duas Instituições de ensino, sendo uma pública e a outra particular, como objetivos específicos foram analisados os conceitos, características de fake news, desinformação, contrainformação e pós-verdade. Como corpus foi realizada uma pesquisa exploratória de como os estudantes universitários percebem a interferência da desinformação, pós verdade, fake news em seu dia a dia. Como forma de análise dos resultados, foi utilizada a Análise do Discurso, voltada para memória discursiva presente no corpus selecionado. Como resultados concretos percebe-se a utilização de internet e redes sociais pelos discentes de forma massiva, afirmam que os fenônemos supracitados podem prejudicar um indivíduo na sociedade, podem interferir no cotidiano de sua vida acadêmica e que já se sentiram prejudicados por alguma notícia falsa. Contribui, o presente trabalho, para os debates e discussões no âmbito acadêmico. |
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As relações de estudantes de direito e biblioteconomia com a desinformação, fake news e pós verdadeThe relations of law and librarianship students with misinformation, fake news and post truthDesinformaçãoFake newsPós-verdadeApropriação da informaçãoMisinformationPost-truthAppropriation of informationA presente dissertação apresenta uma análise e discussão sobre os fenômenos: desinformação, pós-verdade, fake news, e o seu impacto em estudantes dos cursos de Direito e Biblioteconomia de duas Universidades na cidade de Marília/SP, sendo uma instituição privada a Univem – Centro Universitário Eurípides de Marília e a outra instituição pública, a Unesp – Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Marília e como este tipo de informação é apropriada, entendida e disseminada pelos discentes. Diante da imensa produção de dados e informações no contexto atual no âmbito científico e tecnológico, chegamos a seguinte problemática: apesar dos inúmeros mecanismos de checagem de autenticidade e confiabilidade da informação, de qual maneira os estudantes universitários dos cursos de Direito e Biblioteconomia compreendem a desinformação, pós verdade, fake news em seu cotidiano? Como objetivo geral foi analisada a percepção sobre os conceitos e a ocorrência de fake news, desinformação e pós-verdade em discentes em discentes de primeiro e quarto anos de duas Instituições de ensino, sendo uma pública e a outra particular, como objetivos específicos foram analisados os conceitos, características de fake news, desinformação, contrainformação e pós-verdade. Como corpus foi realizada uma pesquisa exploratória de como os estudantes universitários percebem a interferência da desinformação, pós verdade, fake news em seu dia a dia. Como forma de análise dos resultados, foi utilizada a Análise do Discurso, voltada para memória discursiva presente no corpus selecionado. Como resultados concretos percebe-se a utilização de internet e redes sociais pelos discentes de forma massiva, afirmam que os fenônemos supracitados podem prejudicar um indivíduo na sociedade, podem interferir no cotidiano de sua vida acadêmica e que já se sentiram prejudicados por alguma notícia falsa. Contribui, o presente trabalho, para os debates e discussões no âmbito acadêmico.This dissertation presents an analysis and discussion about the phenomena: disinformation, post-truth, fake news, and its impact on students of Law and Library Science courses at two Universities in the city of Marília/SP, Univem being a private institution – Centro Universitário Eurípides de Marília and another public institution, Unesp – Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Marília, and how this type of information is appropriated, understood and disseminated by students. Faced with the immense production of data and information in the current context in the scientific and technological scope, we arrive at the following problem: despite the numerous mechanisms for checking the authenticity and reliability of information, how do university students of Law and Librarianship courses understand disinformation , post truth, fake news in your daily life? As a general objective, the perception of the concepts and occurrence of fake news, disinformation and post-truth in first and fourth year students from two educational institutions, one public and the other private, was analyzed as specific objectives. the concepts, characteristics of fake news, misinformation, counterinformation and post-truth. As a corpus, an exploratory research was carried out on how university students perceive the interference of misinformation, post-truth, fake news in their daily lives. As a way of analyzing the results, Discourse Analysis was used, focused on the discursive memory present in the selected corpus. As concrete results, students use the internet and social networks massively, claiming that the aforementioned phenomena can harm an individual in society, can interfere in their daily academic life and that they have already felt harmed by some false news. This work contributes to debates and discussions in the academic field.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Régis2023-01-19T14:05:58Z2023-01-19T14:05:58Z2022-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Régis. As relações de estudantes de direito e biblioteconomia com a desinformação, fake news e pós verdade. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23884033004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:34:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238840Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-24T06:34:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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