Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joel Silva de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192170
Resumo: De natureza interdisciplinar, esta pesquisa envolve a comparação e adaptação de conceitos das áreas de Neurociência, Cognição, Psicologia Cognitiva e Educação Física sobre a Memória Muscular para a Performance do Violoncelo. A pesquisa inicia-se com os fundamentos neurofisiológicos de como o cérebro aprende e acessa novas memórias motoras e como as emoções as influenciam, entre outros aspectos neurocientíficos. Pesquisa também as características funcionais e os tipos de memórias, incluindo a formação de agrupamentos ou chunks motores, na visão psicológica cognitiva. Apresenta cada um dos Estágios da Aprendizagem Motora e, fundamentada em estudos científicos, evidencia a importância do Estudo Preliminar e do Estudo Lento. Aborda também sobre a capacidade de Atenção Seletiva e a importância da Repetição para o Aprendizado Motor, com estratégias de estudo e sugestões para o desenvolvimento de um sistema de automatização motora mais eficiente. O estudo relaciona o aprendizado da linguagem e do vocabulário com o aprendizado da performance instrumental, adaptando os conceitos de Vocabulário Motor ao repertório violoncelístico, apresentando exemplos e algumas sugestões de soluções técnicas nesse processo. Por fim, com base nos dados científicos coletados por meio da pesquisa, apresentam-se estratégias para a aquisição de competências motoras, tanto para situações de ensino como para situações de performance em público, resultando em um Sistema Sensório-Motor de Precisão para o Estudo do Violoncelo.
id UNSP_48e914de5d05a7c72c1ee1f94b7e5237
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192170
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violonceloMuscle memory: an interdisciplinary study on cello performanceViolonceloMemória muscularPerformance musicalCogniçãoNeurociênciaCelloMuscle memoryMusic performanceCognitionNeuroscienceDe natureza interdisciplinar, esta pesquisa envolve a comparação e adaptação de conceitos das áreas de Neurociência, Cognição, Psicologia Cognitiva e Educação Física sobre a Memória Muscular para a Performance do Violoncelo. A pesquisa inicia-se com os fundamentos neurofisiológicos de como o cérebro aprende e acessa novas memórias motoras e como as emoções as influenciam, entre outros aspectos neurocientíficos. Pesquisa também as características funcionais e os tipos de memórias, incluindo a formação de agrupamentos ou chunks motores, na visão psicológica cognitiva. Apresenta cada um dos Estágios da Aprendizagem Motora e, fundamentada em estudos científicos, evidencia a importância do Estudo Preliminar e do Estudo Lento. Aborda também sobre a capacidade de Atenção Seletiva e a importância da Repetição para o Aprendizado Motor, com estratégias de estudo e sugestões para o desenvolvimento de um sistema de automatização motora mais eficiente. O estudo relaciona o aprendizado da linguagem e do vocabulário com o aprendizado da performance instrumental, adaptando os conceitos de Vocabulário Motor ao repertório violoncelístico, apresentando exemplos e algumas sugestões de soluções técnicas nesse processo. Por fim, com base nos dados científicos coletados por meio da pesquisa, apresentam-se estratégias para a aquisição de competências motoras, tanto para situações de ensino como para situações de performance em público, resultando em um Sistema Sensório-Motor de Precisão para o Estudo do Violoncelo.Of interdisciplinary nature, this research involves the comparison and adaptation of concepts from the areas of Neuroscience, Cognition, Cognitive Psychology and Physical Education on Muscle Memory for Cello Performance. The research begins with the neurophysiological foundations of how the brain learns and accesses new motor memories and how emotions influence them, among other neuroscientific aspects. It also researches the functional characteristics and types of memories, including the formation of motor chunks, from a cognitive psychological perspective. It presents each of the Stages of Motor Learning and, based on scientific studies, highlights the importance of Preliminary Study and Slow Practice. It also addresses our capacity for Selective Attention and the importance of Repetition for Motor Learning, with study strategies and suggestions for the development of a more efficient motor automation system. This study relates the learning of language and vocabulary with the learning of instrumental performance, adapting the concepts of Motor Vocabulary to the cello repertoire, presenting examples and some suggestions of technical solutions in this process. Finally, based on the scientific data collected through the research, the study presents strategies for the acquisition of motor skills, both for teaching situations and for public performance situations, resulting in a Precision Sensory-Motor System for cello study.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Nahim Marun [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Joel Silva de [UNESP]2020-04-14T19:40:01Z2020-04-14T19:40:01Z2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19217000093000633004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:16:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192170Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:16:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
Muscle memory: an interdisciplinary study on cello performance
title Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
spellingShingle Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
Souza, Joel Silva de [UNESP]
Violoncelo
Memória muscular
Performance musical
Cognição
Neurociência
Cello
Muscle memory
Music performance
Cognition
Neuroscience
title_short Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
title_full Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
title_fullStr Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
title_full_unstemmed Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
title_sort Memória muscular: um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
author Souza, Joel Silva de [UNESP]
author_facet Souza, Joel Silva de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Nahim Marun [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Joel Silva de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Violoncelo
Memória muscular
Performance musical
Cognição
Neurociência
Cello
Muscle memory
Music performance
Cognition
Neuroscience
topic Violoncelo
Memória muscular
Performance musical
Cognição
Neurociência
Cello
Muscle memory
Music performance
Cognition
Neuroscience
description De natureza interdisciplinar, esta pesquisa envolve a comparação e adaptação de conceitos das áreas de Neurociência, Cognição, Psicologia Cognitiva e Educação Física sobre a Memória Muscular para a Performance do Violoncelo. A pesquisa inicia-se com os fundamentos neurofisiológicos de como o cérebro aprende e acessa novas memórias motoras e como as emoções as influenciam, entre outros aspectos neurocientíficos. Pesquisa também as características funcionais e os tipos de memórias, incluindo a formação de agrupamentos ou chunks motores, na visão psicológica cognitiva. Apresenta cada um dos Estágios da Aprendizagem Motora e, fundamentada em estudos científicos, evidencia a importância do Estudo Preliminar e do Estudo Lento. Aborda também sobre a capacidade de Atenção Seletiva e a importância da Repetição para o Aprendizado Motor, com estratégias de estudo e sugestões para o desenvolvimento de um sistema de automatização motora mais eficiente. O estudo relaciona o aprendizado da linguagem e do vocabulário com o aprendizado da performance instrumental, adaptando os conceitos de Vocabulário Motor ao repertório violoncelístico, apresentando exemplos e algumas sugestões de soluções técnicas nesse processo. Por fim, com base nos dados científicos coletados por meio da pesquisa, apresentam-se estratégias para a aquisição de competências motoras, tanto para situações de ensino como para situações de performance em público, resultando em um Sistema Sensório-Motor de Precisão para o Estudo do Violoncelo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14T19:40:01Z
2020-04-14T19:40:01Z
2020-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192170
000930006
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/192170
identifier_str_mv 000930006
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650060288786432