Imagens em guerra: a memória visual do martírio na filmografia do Movimento Jihadista Global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Carolina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243614
Resumo: Esta pesquisa analisa cinco filmes produzidos por grupos e organizações vinculados ao Movimento Jihadista Global (MJG): The Martyrs of Bosnia, Russian Hell, The Destruction of American Destroyer USS Cole, Flames of War I e Flames of War II. Eles foram lançados, originalmente, entre 1997 e 2017. Por serem materiais de propaganda de fôlego, trabalham de modo exemplar a narrativa que o MJG tenta emplacar para justificar suas ações. Dentro dela, a temática do martírio é central, pois endossa a formação de um exército paraestatal de voluntários com a obrigação moral e espiritual de lutar para salvar a comunidade muçulmana (umma), historicamente subjugada e humilhada pelos inimigos do Islã. Embora a pesquisa seja um produto da área da Comunicação, o trabalho apresentado começa com uma incursão por discussões teóricas a respeito do sentido dos termos shahāda e jihād em sua relação com a ideia de tornar-se mártir no campo de batalha. Esse primeiro degrau permite que alcancemos o próximo: compreender como lideranças religiosas e militares do Movimento Jihadista Global se apropriaram de elementos específicos dessa discussão para gestar a cultura do jihadismo. Feita essa contextualização, o trabalho mapeia as características visuais dos cinco filmes da amostra. Defendemos a hipótese de que eles têm traços de duas linguagens audiovisuais principais: os documentários e noticiários televisivos. Esse diálogo vai influenciar a escolha e uso das imagens que compõem os materiais de propaganda. E são essas imagens que observamos com maior retidão para mapear os elementos que compõem a memória visual do martírio na filmografia do Movimento Jihadista Global. Para isso, partimos da concepção de que esses registros são argumentos visuais. Portanto, eles têm algo a dizer. E eles falam sobre duas coisas principais. Em primeiro lugar, porque os mártires precisam agir. Em segundo lugar, como morre e nasce um mártir.
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