O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lion, Antonio Ricardo Calori de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254731
Resumo: Este trabalho discute as relações de gênero entre 1953 e 1963 pela performance transformista de Ivaná no teatro de revista brasileiro. Este estudo de caso é realizado por meio do estudo da persona que era desempenhada pelo artista Yvan Monteiro Damião em teatros e boates da época e o arco temporal está atrelado ao universo teatral: do início de sua carreira no Brasil até seu retorno para a Europa. A investigação partiu do pressuposto de que a sua atuação iniciada na Companhia Walter Pinto provocou múltiplas interpretações de importantes agentes da imprensa. Teoricamente o trabalho se ancorou nas teorias de gênero, sobretudo de Judith Butler e Paul B. Preciado, assim como nas discussões da História Cultural por Roger Chartier. O corpus documental englobou periódicos, fotografias, peças teatrais e programas de peça o que levou a metodologias diversas, como a análise de conteúdos específicos em jornais e revistas, fotografias e espetáculos, além de fontes indiretas como entrevistas. A imprensa do período produziu representações que percorreram a performance de Ivaná como uma criação artística e a trajetória profissional de Yvan Monteiro Damião entre gênero e sexualidade. As interpretações agenciadas na imprensa e na memória histórica tentavam enquadrar e compreender a “natureza” de Ivaná pelas concepções de gênero que detinham, ou seja, numa leitura pela cisheteronormatividade o que ocasionou a ambiguidade sobre Yvan/Ivaná em meio a debates públicos acerca dos papéis de gênero naquele contexto. Isso indica que existia uma mudança em curso acerca da compreensão sobre gênero nas dinâmicas sociais e possibilita o debate sobre identidades em trânsito no campo social.
id UNSP_495b1ba076ab41639dc39ef9f9463d66
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/254731
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)The gift of ilusion: gender ambiguities in Ivaná in Brazilian revue theater (1953-1963)Teatro de revistaRelações de gêneroTransformistasYvan Victor Ulysse Monteiro Damião/IvanáRevue theaterGender relationsFemale impersonatorsEste trabalho discute as relações de gênero entre 1953 e 1963 pela performance transformista de Ivaná no teatro de revista brasileiro. Este estudo de caso é realizado por meio do estudo da persona que era desempenhada pelo artista Yvan Monteiro Damião em teatros e boates da época e o arco temporal está atrelado ao universo teatral: do início de sua carreira no Brasil até seu retorno para a Europa. A investigação partiu do pressuposto de que a sua atuação iniciada na Companhia Walter Pinto provocou múltiplas interpretações de importantes agentes da imprensa. Teoricamente o trabalho se ancorou nas teorias de gênero, sobretudo de Judith Butler e Paul B. Preciado, assim como nas discussões da História Cultural por Roger Chartier. O corpus documental englobou periódicos, fotografias, peças teatrais e programas de peça o que levou a metodologias diversas, como a análise de conteúdos específicos em jornais e revistas, fotografias e espetáculos, além de fontes indiretas como entrevistas. A imprensa do período produziu representações que percorreram a performance de Ivaná como uma criação artística e a trajetória profissional de Yvan Monteiro Damião entre gênero e sexualidade. As interpretações agenciadas na imprensa e na memória histórica tentavam enquadrar e compreender a “natureza” de Ivaná pelas concepções de gênero que detinham, ou seja, numa leitura pela cisheteronormatividade o que ocasionou a ambiguidade sobre Yvan/Ivaná em meio a debates públicos acerca dos papéis de gênero naquele contexto. Isso indica que existia uma mudança em curso acerca da compreensão sobre gênero nas dinâmicas sociais e possibilita o debate sobre identidades em trânsito no campo social.This thesis discusses gender relations between 1953 and 1963 through the female impersonation of Ivaná in Brazilian revue theater. This case study is carried out by the persona performed by artist Yvan Monteiro Damião in theaters and nightclubs of the time, and the chrononyms are tied to the theatrical universe: from the beginning of his career to the event of the show Les Girls. The investigation assumed that his performance, which began at the Walter Pinto Company, provoked multiple interpretations from important press agents. Theoretically, the work was anchored in gender theories, especially those of Judith Butler; and the discussions of Cultural History by Roger Chartier. The documentary corpus encompassed periodicals, photographs, and theatrical pieces, leading to various methodologies, such as the analysis of specific content in newspapers and magazines, photographs, and shows, as well as indirect sources such as interviews. The press of the period produced representations that ran through Ivaná’s performance as an artistic creation and Yvan Monteiro Damião’s professional trajectory between gender and sexuality. The interpretations brokered in the press and historical memory tried to frame and understand Ivaná’s “nature” by the conceptions of gender they held, that is, in a reading by cisheteronormativity, which caused ambiguity about Yvan/Ivaná amid public debates about gender roles in that context. This indicates that there was a change underway regarding understanding gender in social dynamics and allows for debate about identities in transit in the social field.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Zélia Lopes da [UNESP]Lion, Antonio Ricardo Calori de2024-03-25T22:59:01Z2024-03-25T22:59:01Z2024-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLION, Antonio Ricardo Calori de. O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963). 2024. 220 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciência e Letras e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25473186512489872765730000-0001-6746-2240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-26T06:25:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254731Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T20:52:15.448546Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
The gift of ilusion: gender ambiguities in Ivaná in Brazilian revue theater (1953-1963)
title O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
spellingShingle O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
Lion, Antonio Ricardo Calori de
Teatro de revista
Relações de gênero
Transformistas
Yvan Victor Ulysse Monteiro Damião/Ivaná
Revue theater
Gender relations
Female impersonators
title_short O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
title_full O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
title_fullStr O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
title_full_unstemmed O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
title_sort O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
author Lion, Antonio Ricardo Calori de
author_facet Lion, Antonio Ricardo Calori de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Zélia Lopes da [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lion, Antonio Ricardo Calori de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de revista
Relações de gênero
Transformistas
Yvan Victor Ulysse Monteiro Damião/Ivaná
Revue theater
Gender relations
Female impersonators
topic Teatro de revista
Relações de gênero
Transformistas
Yvan Victor Ulysse Monteiro Damião/Ivaná
Revue theater
Gender relations
Female impersonators
description Este trabalho discute as relações de gênero entre 1953 e 1963 pela performance transformista de Ivaná no teatro de revista brasileiro. Este estudo de caso é realizado por meio do estudo da persona que era desempenhada pelo artista Yvan Monteiro Damião em teatros e boates da época e o arco temporal está atrelado ao universo teatral: do início de sua carreira no Brasil até seu retorno para a Europa. A investigação partiu do pressuposto de que a sua atuação iniciada na Companhia Walter Pinto provocou múltiplas interpretações de importantes agentes da imprensa. Teoricamente o trabalho se ancorou nas teorias de gênero, sobretudo de Judith Butler e Paul B. Preciado, assim como nas discussões da História Cultural por Roger Chartier. O corpus documental englobou periódicos, fotografias, peças teatrais e programas de peça o que levou a metodologias diversas, como a análise de conteúdos específicos em jornais e revistas, fotografias e espetáculos, além de fontes indiretas como entrevistas. A imprensa do período produziu representações que percorreram a performance de Ivaná como uma criação artística e a trajetória profissional de Yvan Monteiro Damião entre gênero e sexualidade. As interpretações agenciadas na imprensa e na memória histórica tentavam enquadrar e compreender a “natureza” de Ivaná pelas concepções de gênero que detinham, ou seja, numa leitura pela cisheteronormatividade o que ocasionou a ambiguidade sobre Yvan/Ivaná em meio a debates públicos acerca dos papéis de gênero naquele contexto. Isso indica que existia uma mudança em curso acerca da compreensão sobre gênero nas dinâmicas sociais e possibilita o debate sobre identidades em trânsito no campo social.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-25T22:59:01Z
2024-03-25T22:59:01Z
2024-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LION, Antonio Ricardo Calori de. O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963). 2024. 220 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciência e Letras e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/254731
8651248987276573
0000-0001-6746-2240
identifier_str_mv LION, Antonio Ricardo Calori de. O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963). 2024. 220 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciência e Letras e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis, 2024.
8651248987276573
0000-0001-6746-2240
url https://hdl.handle.net/11449/254731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045700983848960