A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119987 |
Resumo: | A história da Educação Física Escolar (EFE) apresenta diversas questões que são interessantes de serem estudadas. Para compreensão do quadro atual dessa disciplina na escola é relevante analisar a sua história, pois esse quadro é conseqüência dos fatos passados. Na tentativa de atender o objetivo do trabalho o recorte feito foi a partir dos pontos relacionados com professor de Educação Física. Deste modo parte-se da formação inicial desse profissional, considerando que no Brasil são oferecidos dois tipos de formação, as ocorridas no modelo tradicional-esportivista e as que apresentam um currículo com caráter técnico científico. Acredita-se a formação inicial contribuí na constituição da concepção pedagógica do profissional em formação, porém não se pode desprezar as suas experiências anteriores essa formação e nem as experiências vividas no mercado de trabalho. Contudo o objetivo do trabalho é: a) identificar a concepção pedagógica de um professor de Educação Física Escolar e b) identificar quais foram os fatores determinantes para se chegar a essa concepção. Para realização da pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa do gênero história de vida. Essa metodologia permite a entrada no campo subjetivo das pessoas, uma vez que ela trabalha com as experiências dessas, nesse caso não há tanto um roteiro factual, porque as narrativas se fazem por meio de impressões, sentimentos e sonhos, o colaborador é objeto central do estudo, que nesse caso será um professor. A seleção do sujeito se fez com a utilização do critério do professor colaborador ser formado em uma Instituição de Ensino Superior Pública e estar atuando na rede de ensino, mas as características pessoais do professor que são bastante peculiares também... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) |
id |
UNSP_49921fdd977222c87f7db4854bc6e251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119987 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensãoEducação física - Estudo e ensinoEscolas - Exercicios e jogosEducação física - Professores - Concepção pedagógicaA história da Educação Física Escolar (EFE) apresenta diversas questões que são interessantes de serem estudadas. Para compreensão do quadro atual dessa disciplina na escola é relevante analisar a sua história, pois esse quadro é conseqüência dos fatos passados. Na tentativa de atender o objetivo do trabalho o recorte feito foi a partir dos pontos relacionados com professor de Educação Física. Deste modo parte-se da formação inicial desse profissional, considerando que no Brasil são oferecidos dois tipos de formação, as ocorridas no modelo tradicional-esportivista e as que apresentam um currículo com caráter técnico científico. Acredita-se a formação inicial contribuí na constituição da concepção pedagógica do profissional em formação, porém não se pode desprezar as suas experiências anteriores essa formação e nem as experiências vividas no mercado de trabalho. Contudo o objetivo do trabalho é: a) identificar a concepção pedagógica de um professor de Educação Física Escolar e b) identificar quais foram os fatores determinantes para se chegar a essa concepção. Para realização da pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa do gênero história de vida. Essa metodologia permite a entrada no campo subjetivo das pessoas, uma vez que ela trabalha com as experiências dessas, nesse caso não há tanto um roteiro factual, porque as narrativas se fazem por meio de impressões, sentimentos e sonhos, o colaborador é objeto central do estudo, que nesse caso será um professor. A seleção do sujeito se fez com a utilização do critério do professor colaborador ser formado em uma Instituição de Ensino Superior Pública e estar atuando na rede de ensino, mas as características pessoais do professor que são bastante peculiares também... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milani, Amanda Gabriele [UNESP]2015-03-23T15:23:05Z2015-03-23T15:23:05Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfMILANI, Amanda Gabriele. A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão. 2010. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119987000632242milani_ag_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:28:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119987Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:17:28.795861Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão |
title |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão |
spellingShingle |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão Milani, Amanda Gabriele [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Escolas - Exercicios e jogos Educação física - Professores - Concepção pedagógica |
title_short |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão |
title_full |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão |
title_fullStr |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão |
title_full_unstemmed |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão |
title_sort |
A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão |
author |
Milani, Amanda Gabriele [UNESP] |
author_facet |
Milani, Amanda Gabriele [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milani, Amanda Gabriele [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Escolas - Exercicios e jogos Educação física - Professores - Concepção pedagógica |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Escolas - Exercicios e jogos Educação física - Professores - Concepção pedagógica |
description |
A história da Educação Física Escolar (EFE) apresenta diversas questões que são interessantes de serem estudadas. Para compreensão do quadro atual dessa disciplina na escola é relevante analisar a sua história, pois esse quadro é conseqüência dos fatos passados. Na tentativa de atender o objetivo do trabalho o recorte feito foi a partir dos pontos relacionados com professor de Educação Física. Deste modo parte-se da formação inicial desse profissional, considerando que no Brasil são oferecidos dois tipos de formação, as ocorridas no modelo tradicional-esportivista e as que apresentam um currículo com caráter técnico científico. Acredita-se a formação inicial contribuí na constituição da concepção pedagógica do profissional em formação, porém não se pode desprezar as suas experiências anteriores essa formação e nem as experiências vividas no mercado de trabalho. Contudo o objetivo do trabalho é: a) identificar a concepção pedagógica de um professor de Educação Física Escolar e b) identificar quais foram os fatores determinantes para se chegar a essa concepção. Para realização da pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa do gênero história de vida. Essa metodologia permite a entrada no campo subjetivo das pessoas, uma vez que ela trabalha com as experiências dessas, nesse caso não há tanto um roteiro factual, porque as narrativas se fazem por meio de impressões, sentimentos e sonhos, o colaborador é objeto central do estudo, que nesse caso será um professor. A seleção do sujeito se fez com a utilização do critério do professor colaborador ser formado em uma Instituição de Ensino Superior Pública e estar atuando na rede de ensino, mas as características pessoais do professor que são bastante peculiares também... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:23:05Z 2015-03-23T15:23:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MILANI, Amanda Gabriele. A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão. 2010. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/119987 000632242 milani_ag_tcc_rcla.pdf |
identifier_str_mv |
MILANI, Amanda Gabriele. A concepção pedagógica de um professor de Educação Física escolar: a história de vida como meio de compreensão. 2010. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000632242 milani_ag_tcc_rcla.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129504541933568 |