O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195 |
Resumo: | A avaliação assume um papel de grande importância no processo de ensino. Se o ambiente escolar tem como um de seus propósitos a construção de conhecimentos, a avaliação é responsável por analisar a constituição das aprendizagens. Sendo assim, o presente trabalho surge da inquietação com a forma como a avaliação vem sendo desenvolvida dentro do espaço escolar, especificamente na área da Educação Física. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar como um grupo de professores compreende e desenvolve o processo de avaliação na sua atuação docente no âmbito escolar. Esta investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. A pesquisa teve a participação de oito professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio de escolas das redes estadual e privada como docentes de Educação Física. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi um questionário, sendo as respostas analisadas na ótica da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados apresentados indicam que os professores entendem que a avaliação é importante, porém possuem uma compreensão parcial ou mesmo limitada desse processo, à medida que a maioria deles não tem o entendimento de que é determinante avaliar aquilo que se ensina. Nesse sentido, as formas utilizadas para averiguação da aprendizagem não avaliam de fato a evolução dos conhecimentos de seus alunos. Entende-se que um dos problemas dessa constatação, esteja vinculado à formação inicial dos docentes. |
id |
UNIJ_dd6882f8da854e929da8da26fb931f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5195 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.2018-08-2720182018-08-27T17:32:20Z2018-08-27T17:32:20ZA avaliação assume um papel de grande importância no processo de ensino. Se o ambiente escolar tem como um de seus propósitos a construção de conhecimentos, a avaliação é responsável por analisar a constituição das aprendizagens. Sendo assim, o presente trabalho surge da inquietação com a forma como a avaliação vem sendo desenvolvida dentro do espaço escolar, especificamente na área da Educação Física. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar como um grupo de professores compreende e desenvolve o processo de avaliação na sua atuação docente no âmbito escolar. Esta investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. A pesquisa teve a participação de oito professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio de escolas das redes estadual e privada como docentes de Educação Física. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi um questionário, sendo as respostas analisadas na ótica da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados apresentados indicam que os professores entendem que a avaliação é importante, porém possuem uma compreensão parcial ou mesmo limitada desse processo, à medida que a maioria deles não tem o entendimento de que é determinante avaliar aquilo que se ensina. Nesse sentido, as formas utilizadas para averiguação da aprendizagem não avaliam de fato a evolução dos conhecimentos de seus alunos. Entende-se que um dos problemas dessa constatação, esteja vinculado à formação inicial dos docentes.45 f.Ciências da saúde.Educação física.Avaliação.Concepção.Professores.Educação Física escolar.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195DMD_hdl_123456789/5195Rosa, Gabriela daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriela%20da%20Rosa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5195/3/Gabriela%20da%20Rosa.pdfapplication/pdf5650409http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5195/3/Gabriela%20da%20Rosa.pdfbf786b42f95fe3dbf1ec0318a8482d6aMD5123456789_5195_32019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores. |
title |
O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores. |
spellingShingle |
O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores. Rosa, Gabriela da Ciências da saúde. Educação física. Avaliação. Concepção. Professores. Educação Física escolar. |
title_short |
O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores. |
title_full |
O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores. |
title_fullStr |
O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores. |
title_full_unstemmed |
O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores. |
title_sort |
O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores. |
author |
Rosa, Gabriela da |
author_facet |
Rosa, Gabriela da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Gabriela da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde. Educação física. Avaliação. Concepção. Professores. Educação Física escolar. |
topic |
Ciências da saúde. Educação física. Avaliação. Concepção. Professores. Educação Física escolar. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A avaliação assume um papel de grande importância no processo de ensino. Se o ambiente escolar tem como um de seus propósitos a construção de conhecimentos, a avaliação é responsável por analisar a constituição das aprendizagens. Sendo assim, o presente trabalho surge da inquietação com a forma como a avaliação vem sendo desenvolvida dentro do espaço escolar, especificamente na área da Educação Física. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar como um grupo de professores compreende e desenvolve o processo de avaliação na sua atuação docente no âmbito escolar. Esta investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. A pesquisa teve a participação de oito professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio de escolas das redes estadual e privada como docentes de Educação Física. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi um questionário, sendo as respostas analisadas na ótica da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados apresentados indicam que os professores entendem que a avaliação é importante, porém possuem uma compreensão parcial ou mesmo limitada desse processo, à medida que a maioria deles não tem o entendimento de que é determinante avaliar aquilo que se ensina. Nesse sentido, as formas utilizadas para averiguação da aprendizagem não avaliam de fato a evolução dos conhecimentos de seus alunos. Entende-se que um dos problemas dessa constatação, esteja vinculado à formação inicial dos docentes. 45 f. |
description |
A avaliação assume um papel de grande importância no processo de ensino. Se o ambiente escolar tem como um de seus propósitos a construção de conhecimentos, a avaliação é responsável por analisar a constituição das aprendizagens. Sendo assim, o presente trabalho surge da inquietação com a forma como a avaliação vem sendo desenvolvida dentro do espaço escolar, especificamente na área da Educação Física. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar como um grupo de professores compreende e desenvolve o processo de avaliação na sua atuação docente no âmbito escolar. Esta investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. A pesquisa teve a participação de oito professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio de escolas das redes estadual e privada como docentes de Educação Física. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi um questionário, sendo as respostas analisadas na ótica da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados apresentados indicam que os professores entendem que a avaliação é importante, porém possuem uma compreensão parcial ou mesmo limitada desse processo, à medida que a maioria deles não tem o entendimento de que é determinante avaliar aquilo que se ensina. Nesse sentido, as formas utilizadas para averiguação da aprendizagem não avaliam de fato a evolução dos conhecimentos de seus alunos. Entende-se que um dos problemas dessa constatação, esteja vinculado à formação inicial dos docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2018-08-27T17:32:20Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-27T17:32:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195 DMD_hdl_123456789/5195 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817770823680 |