O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Gabriela da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195
Resumo: A avaliação assume um papel de grande importância no processo de ensino. Se o ambiente escolar tem como um de seus propósitos a construção de conhecimentos, a avaliação é responsável por analisar a constituição das aprendizagens. Sendo assim, o presente trabalho surge da inquietação com a forma como a avaliação vem sendo desenvolvida dentro do espaço escolar, especificamente na área da Educação Física. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar como um grupo de professores compreende e desenvolve o processo de avaliação na sua atuação docente no âmbito escolar. Esta investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. A pesquisa teve a participação de oito professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio de escolas das redes estadual e privada como docentes de Educação Física. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi um questionário, sendo as respostas analisadas na ótica da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados apresentados indicam que os professores entendem que a avaliação é importante, porém possuem uma compreensão parcial ou mesmo limitada desse processo, à medida que a maioria deles não tem o entendimento de que é determinante avaliar aquilo que se ensina. Nesse sentido, as formas utilizadas para averiguação da aprendizagem não avaliam de fato a evolução dos conhecimentos de seus alunos. Entende-se que um dos problemas dessa constatação, esteja vinculado à formação inicial dos docentes.
id UNIJ_dd6882f8da854e929da8da26fb931f6a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5195
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.2018-08-2720182018-08-27T17:32:20Z2018-08-27T17:32:20ZA avaliação assume um papel de grande importância no processo de ensino. Se o ambiente escolar tem como um de seus propósitos a construção de conhecimentos, a avaliação é responsável por analisar a constituição das aprendizagens. Sendo assim, o presente trabalho surge da inquietação com a forma como a avaliação vem sendo desenvolvida dentro do espaço escolar, especificamente na área da Educação Física. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar como um grupo de professores compreende e desenvolve o processo de avaliação na sua atuação docente no âmbito escolar. Esta investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. A pesquisa teve a participação de oito professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio de escolas das redes estadual e privada como docentes de Educação Física. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi um questionário, sendo as respostas analisadas na ótica da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados apresentados indicam que os professores entendem que a avaliação é importante, porém possuem uma compreensão parcial ou mesmo limitada desse processo, à medida que a maioria deles não tem o entendimento de que é determinante avaliar aquilo que se ensina. Nesse sentido, as formas utilizadas para averiguação da aprendizagem não avaliam de fato a evolução dos conhecimentos de seus alunos. Entende-se que um dos problemas dessa constatação, esteja vinculado à formação inicial dos docentes.45 f.Ciências da saúde.Educação física.Avaliação.Concepção.Professores.Educação Física escolar.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195DMD_hdl_123456789/5195Rosa, Gabriela daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriela%20da%20Rosa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5195/3/Gabriela%20da%20Rosa.pdfapplication/pdf5650409http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5195/3/Gabriela%20da%20Rosa.pdfbf786b42f95fe3dbf1ec0318a8482d6aMD5123456789_5195_32019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
title O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
spellingShingle O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
Rosa, Gabriela da
Ciências da saúde.
Educação física.
Avaliação.
Concepção.
Professores.
Educação Física escolar.
title_short O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
title_full O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
title_fullStr O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
title_full_unstemmed O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
title_sort O processo de avaliação nas aulas de Educação Física escolar: identificando concepções dos professores.
author Rosa, Gabriela da
author_facet Rosa, Gabriela da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Gabriela da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Avaliação.
Concepção.
Professores.
Educação Física escolar.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Avaliação.
Concepção.
Professores.
Educação Física escolar.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A avaliação assume um papel de grande importância no processo de ensino. Se o ambiente escolar tem como um de seus propósitos a construção de conhecimentos, a avaliação é responsável por analisar a constituição das aprendizagens. Sendo assim, o presente trabalho surge da inquietação com a forma como a avaliação vem sendo desenvolvida dentro do espaço escolar, especificamente na área da Educação Física. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar como um grupo de professores compreende e desenvolve o processo de avaliação na sua atuação docente no âmbito escolar. Esta investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. A pesquisa teve a participação de oito professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio de escolas das redes estadual e privada como docentes de Educação Física. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi um questionário, sendo as respostas analisadas na ótica da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados apresentados indicam que os professores entendem que a avaliação é importante, porém possuem uma compreensão parcial ou mesmo limitada desse processo, à medida que a maioria deles não tem o entendimento de que é determinante avaliar aquilo que se ensina. Nesse sentido, as formas utilizadas para averiguação da aprendizagem não avaliam de fato a evolução dos conhecimentos de seus alunos. Entende-se que um dos problemas dessa constatação, esteja vinculado à formação inicial dos docentes.
45 f.
description A avaliação assume um papel de grande importância no processo de ensino. Se o ambiente escolar tem como um de seus propósitos a construção de conhecimentos, a avaliação é responsável por analisar a constituição das aprendizagens. Sendo assim, o presente trabalho surge da inquietação com a forma como a avaliação vem sendo desenvolvida dentro do espaço escolar, especificamente na área da Educação Física. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar como um grupo de professores compreende e desenvolve o processo de avaliação na sua atuação docente no âmbito escolar. Esta investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. A pesquisa teve a participação de oito professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio de escolas das redes estadual e privada como docentes de Educação Física. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi um questionário, sendo as respostas analisadas na ótica da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados apresentados indicam que os professores entendem que a avaliação é importante, porém possuem uma compreensão parcial ou mesmo limitada desse processo, à medida que a maioria deles não tem o entendimento de que é determinante avaliar aquilo que se ensina. Nesse sentido, as formas utilizadas para averiguação da aprendizagem não avaliam de fato a evolução dos conhecimentos de seus alunos. Entende-se que um dos problemas dessa constatação, esteja vinculado à formação inicial dos docentes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-08-27T17:32:20Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-27T17:32:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195
DMD_hdl_123456789/5195
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817770823680