Aluno com deficiência em grêmio estudantil: um programa de formação visando a sua participação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181531 |
Resumo: | O presente estudo refere-se à formação do aluno com deficiência visando à sua participação no grêmio estudantil, o que representa um desafio à escola, quando se pensa uma educação na perspectiva Inclusiva e de Gestão Democrática. Nesse sentido os objetivos deste estudo foram: analisar o efeito de um programa de formação com atividades didático-pedagógicas no desenvolvimento da autonomia e da participação no grêmio estudantil e, de forma específica, mapear a participação de alunos com deficiência nos grêmios estudantis das escolas de uma Secretaria Municipal de Educação, em uma cidade do interior de São Paulo; identificar esses alunos em turmas de quarto ano do ensino fundamental I; analisar a participação deles nas atividades didático-pedagógicas sobre grêmios; descrever sua participação no grêmio estudantil, verificar os indicativos de participação nas atividades, na concepção dos alunos com deficiência; e elaborar uma cartilha digital com atividades didático-pedagógicas para estimular a participação desses alunos no grêmio estudantil. O percurso metodológico foi realizado por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo e delineamento a partir da pesquisa-intervenção, que contou com seis fases para sua construção. A primeira fase caracterizou-se pelo mapeamento nas escolas, por meio de análise de materiais e com questionários sobre a existência de alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no grêmio estudantil, entre 2013 e 2017. A segunda pautou-se em identificar em quais escolas estavam os alunos com deficiência, especificamente em salas de 4º ano. A terceira foi caracterizada pelo programa de formação de alunos do 4º ano, a partir de atividades didático-pedagógicas. A quarta pautou-se na participação do aluno no grêmio estudantil eleito em uma das escolas pesquisadas. A quinta centrou-se no levantamento da concepção do aluno com deficiência, em relação à sua participação tanto no programa de formação quanto no grupo do grêmio. E por fim, na sexta fase foi elaborada uma cartilha com atividades didático-pedagógicas para a sala de aula e nos grêmios. Os principais resultados demonstraram que, no período entre 2013 e 2017, ocorreram grêmios nas escolas da Secretaria Municipal de Educação, porém, sem a participação do aluno PAEE. O programa de formação possibilitou evidenciar vários episódios de participação dos alunos tanto em sala de aula, quanto no grêmio em escolas, em que alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) fizeram parte. Ainda foi possível verificar, na concepção dos alunos, o reconhecimento da sua própria participação. As conclusões deste estudo apontam que a escola ainda precisa avançar muito na democratização das relações escolares, transcendendo a ideia de concessão para uma prática democrática, em que se legitima o direito de participação de todos, incluindo o aluno PAEE. Outra constatação foi que o programa de formação com atividades didático-pedagógicas contribui para a participação dos alunos e possibilita a eles maior autonomia. Visto que há escassez na literatura sobre a temática e que este estudo é um dos primeiros a ser realizados e outras pesquisas seriam necessárias a fim de aprofundar o tema e ainda pensar em novas questões a partir do seu desdobramento. |
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Aluno com deficiência em grêmio estudantil: um programa de formação visando a sua participaçãoDisabled student in student council: a training program aiming their participationDeficiênciaTEAGrêmio estudantilParticipaçãoEnsinoDisabilityASDStudent councilParticipationEducationO presente estudo refere-se à formação do aluno com deficiência visando à sua participação no grêmio estudantil, o que representa um desafio à escola, quando se pensa uma educação na perspectiva Inclusiva e de Gestão Democrática. Nesse sentido os objetivos deste estudo foram: analisar o efeito de um programa de formação com atividades didático-pedagógicas no desenvolvimento da autonomia e da participação no grêmio estudantil e, de forma específica, mapear a participação de alunos com deficiência nos grêmios estudantis das escolas de uma Secretaria Municipal de Educação, em uma cidade do interior de São Paulo; identificar esses alunos em turmas de quarto ano do ensino fundamental I; analisar a participação deles nas atividades didático-pedagógicas sobre grêmios; descrever sua participação no grêmio estudantil, verificar os indicativos de participação nas atividades, na concepção dos alunos com deficiência; e elaborar uma cartilha digital com atividades didático-pedagógicas para estimular a participação desses alunos no grêmio estudantil. O percurso metodológico foi realizado por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo e delineamento a partir da pesquisa-intervenção, que contou com seis fases para sua construção. A primeira fase caracterizou-se pelo mapeamento nas escolas, por meio de análise de materiais e com questionários sobre a existência de alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no grêmio estudantil, entre 2013 e 2017. A segunda pautou-se em identificar em quais escolas estavam os alunos com deficiência, especificamente em salas de 4º ano. A terceira foi caracterizada pelo programa de formação de alunos do 4º ano, a partir de atividades didático-pedagógicas. A quarta pautou-se na participação do aluno no grêmio estudantil eleito em uma das escolas pesquisadas. A quinta centrou-se no levantamento da concepção do aluno com deficiência, em relação à sua participação tanto no programa de formação quanto no grupo do grêmio. E por fim, na sexta fase foi elaborada uma cartilha com atividades didático-pedagógicas para a sala de aula e nos grêmios. Os principais resultados demonstraram que, no período entre 2013 e 2017, ocorreram grêmios nas escolas da Secretaria Municipal de Educação, porém, sem a participação do aluno PAEE. O programa de formação possibilitou evidenciar vários episódios de participação dos alunos tanto em sala de aula, quanto no grêmio em escolas, em que alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) fizeram parte. Ainda foi possível verificar, na concepção dos alunos, o reconhecimento da sua própria participação. As conclusões deste estudo apontam que a escola ainda precisa avançar muito na democratização das relações escolares, transcendendo a ideia de concessão para uma prática democrática, em que se legitima o direito de participação de todos, incluindo o aluno PAEE. Outra constatação foi que o programa de formação com atividades didático-pedagógicas contribui para a participação dos alunos e possibilita a eles maior autonomia. Visto que há escassez na literatura sobre a temática e que este estudo é um dos primeiros a ser realizados e outras pesquisas seriam necessárias a fim de aprofundar o tema e ainda pensar em novas questões a partir do seu desdobramento.The present study refers to deals with the education of students with disabilities, aiming at their participation in the student council, which represents a challenge to the school, when one thinks an education in a perspective of Inclusive Education and Democratic management. In this sense the objectives of this study were: analyze the effect of a training program with didactic-pedagogical activities in the development of autonomy and participation in the student council and in a specific; to map the participation of students with disabilities in the school student council of a Municipal Education System in a country town of São Paulo; to identify these students in fourth year classes of elementary school I; to analyze their participation in didactic-pedagogical activities; to describe their participation in the student council; to verify the indicatives of participation in the activities, in the conception of students with disabilities and to elaborate a digital booklet with didactic-pedagogical activities to stimulate the participation of these students in the student council.The methodological course was carried out through a qualitative research and design from the intervention research, which had 6 phases for its construction. The first phase was characterized by mapping in schools, through material analysis and questionnaires on the existence of target public students of special education (PAEE) in the student council, between 2013 and 2017. The second phase was to identify in which are schools were students with disabilities, specifically in fourth grade rooms. The third was characterized by the 4th year student training program, based on didactic-pedagogical activities. The fourth one was based on student participation in the elected student council at one of the schools surveyed. The fifth focused on the conception of the student with disabilities, in relation to their participation in both training program and student council group. Finally, in the sixth phase, a booklet was developed with didactic-pedagogical activities for the classroom and in the school council. The main results demonstrated that in the period of 2013 and 2017, there were student councils, however, without the participation of the student PAEE. The training program made it possible to highlight several episodes of student participation both in the classroom and in of the schools where students with autism spectrum disorder (ASD) took part of it. Besides, it was possible to verify in the students' conception, the recognition of their own participation. The conclusions of this study indicated that the school still needs to advance much in the democratization of school relations, transcending the idea of granting a democratic practice in which legitimises the right to participate of all, including the student PAEE. Another observation is that a training program with didactic-pedagogical activities, contributes to the participation of the students and allows a greater autonomy. Due to the scarcity in the literature on the subject and since this study is one of the first to be carried out and further research would be required to deepen the theme and certainly think about new issues from its outcome.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cássia Aparecida Magna2019-04-15T17:31:56Z2019-04-15T17:31:56Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18153100091513633004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-26T06:31:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181531Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:01:42.796013Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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