Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Regina Helena da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255542
Resumo: O tema dessa dissertação é ‘Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget’. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar as principais ideias do autor Casassus a respeito dos fundamentos da educação emocional, buscando pontos de convergência entre o autor e o desenvolvimento moral na perspectiva piagetiana. Em consonância ao estudo, apresentar como a educação emocional, aliada ao desenvolvimento moral e cognitivo, e dimensão corporal apontada por Casassus, pode contribuir para a educação integral do ser e na melhoria do ensino e aprendizagem e promover mudanças no âmbito social e psíquico dos alunos e professores, promovendo a inteligência emocional dos envolvidos, assim como maior participação e habilidades cognitivas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com ênfase à obra específica sobre educação emocional do autor Juan Casassus, “Fundamentos da educação emocional” (2009), apoiada principalmente pelos referenciais teóricos de Piaget. A pesquisa apresenta argumentos e exemplos que sugerem fortemente que, por meio da educação emocional, mediante um programa estruturado, há uma grande contribuição para o desenvolvimento moral, educacional e social, pois entendendo e gerenciando suas próprias emoções, o ser humano terá a mente mais livre, mais consciente e com maior autonomia para absorver e reter novos conhecimentos, além de interagir melhor com a sociedade e com a melhora produtiva e criativa em todas suas atividades. Os resultados obtidos demonstram cenário favorável, porém também desafios a serem vencidos e problematizados para que se avance na educação integral do indivíduo e na melhoria do ensino e aprendizagem.
id UNSP_4a0bef06e6d6aa5679702f1ade3ba52e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255542
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean PiagetConvergences between the fundaments of emotional education according to Juan Casassus and the theory of moral judgment development by Jean PiagetConvergencias entre los fundamentos de la educación emocional de Juan Casassus y la teoría del desarrollo del juicio moral de Jean PiagetEducação emocionalEducação integralDesenvolvimento moral e afetividadeJuan CasassusJean PiagetEmotional educationIntegral educationMoral development and affectivityEducación emocionalEducación integralDesarrollo moral y afectividadO tema dessa dissertação é ‘Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget’. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar as principais ideias do autor Casassus a respeito dos fundamentos da educação emocional, buscando pontos de convergência entre o autor e o desenvolvimento moral na perspectiva piagetiana. Em consonância ao estudo, apresentar como a educação emocional, aliada ao desenvolvimento moral e cognitivo, e dimensão corporal apontada por Casassus, pode contribuir para a educação integral do ser e na melhoria do ensino e aprendizagem e promover mudanças no âmbito social e psíquico dos alunos e professores, promovendo a inteligência emocional dos envolvidos, assim como maior participação e habilidades cognitivas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com ênfase à obra específica sobre educação emocional do autor Juan Casassus, “Fundamentos da educação emocional” (2009), apoiada principalmente pelos referenciais teóricos de Piaget. A pesquisa apresenta argumentos e exemplos que sugerem fortemente que, por meio da educação emocional, mediante um programa estruturado, há uma grande contribuição para o desenvolvimento moral, educacional e social, pois entendendo e gerenciando suas próprias emoções, o ser humano terá a mente mais livre, mais consciente e com maior autonomia para absorver e reter novos conhecimentos, além de interagir melhor com a sociedade e com a melhora produtiva e criativa em todas suas atividades. Os resultados obtidos demonstram cenário favorável, porém também desafios a serem vencidos e problematizados para que se avance na educação integral do indivíduo e na melhoria do ensino e aprendizagem.The theme of this dissertation is ‘Convergences between the fundaments of emotional education according to Juan Casassus and the theory of moral judgment development by Jean Piaget.’ The main objective of this research is to present the main ideas of the author Casassus regarding the fundaments of emotional education, seeking convergence points between the author and moral development from a piagetian perspective. In line with the study, present how emotional education, combined with moral and cognitive development, and bodily dimension pointed out by Casassus can contribute to the individual integral education and teaching and learning improvement, as also promote changes in the social and psychicological scope of students and teachers, promoting emotional intelligence of all involved, as well as greater participation and cognitive abilities of students. This is bibliographical research, with emphasis on the specific work on emotional education by the author Juan Casassus, “Fundaments of emotional education” (2009), mainly supported by the theoretical references of Piaget. The research presents arguments and examples that strongly suggest that, through emotional education and with a structured program, there is a great contribution to moral, educational and social development, because by understanding and managing their own emotions, the human beings will have a freer mind, more conscious and with greater autonomy to absorb and retain new knowledge, in addition to better interacting with society and with productive and creative improvement in all its activities. The results obtained demonstrate a favorable scenario, but also challenges to be overcome and problematized in order to advance in the integral education of the individual and in the improvement of teaching and learning.El tema de esta disertación es “Convergencias entre los fundamentos de la educación emocional de Juan Casassus y la teoría del desarrollo del juicio moral de Jean Piaget”. El principal objetivo de esta investigación es presentar las principales ideas del autor Casassus respecto a los fundamentos de la educación emocional, buscando puntos de convergencia entre el autor y el desarrollo moral desde una perspectiva piagetiana. En línea con el estudio, presentar cómo la educación emocional, combinada con el desarrollo moral, cognitivo y la dimensión corporal señalada por Casassus, puede contribuir a la educación integral del ser y a la mejora de la enseñanza y el aprendizaje y promover cambios en el ámbito social y psicológico. alcance de estudiantes y docentes, promoviendo la inteligencia emocional de los involucrados, así como una mayor participación y habilidades cognitivas de los estudiantes. Se trata de una investigación bibliográfica, con énfasis en el trabajo específico sobre educación emocional del autor Juan Casassus, “Fundamentos de educación emocional” (2009), sustentada principalmente en los referentes teóricos de Piaget. La investigación presenta argumentos y ejemplos que sugieren fuertemente que, a través de la educación emocional, a través de un programa estructurado, se hace un gran aporte al desarrollo moral, educativo y social, ya que al comprender y gestionar las propias emociones, el ser humano tendrá una mente más inteligente. . libres, más conscientes y con mayor autonomía para absorber y retener nuevos conocimientos, además de interactuar mejor con la sociedad y mejorar la producción y la creatividad en todas sus actividades. Los resultados obtenidos evidencian un escenario favorable, pero también desafíos a superar y problematizar para avanzar en la educación integral de la persona y en la mejora de la enseñanza y el aprendizaje.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bataglia, Patrícia Unger Raphael [UNESP]Leite, Regina Helena da Silva2024-05-08T20:47:26Z2024-05-08T20:47:26Z2024-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Regina Helena da Silva. Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25554233004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255542Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
Convergences between the fundaments of emotional education according to Juan Casassus and the theory of moral judgment development by Jean Piaget
Convergencias entre los fundamentos de la educación emocional de Juan Casassus y la teoría del desarrollo del juicio moral de Jean Piaget
title Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
spellingShingle Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
Leite, Regina Helena da Silva
Educação emocional
Educação integral
Desenvolvimento moral e afetividade
Juan Casassus
Jean Piaget
Emotional education
Integral education
Moral development and affectivity
Educación emocional
Educación integral
Desarrollo moral y afectividad
title_short Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
title_full Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
title_fullStr Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
title_full_unstemmed Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
title_sort Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
author Leite, Regina Helena da Silva
author_facet Leite, Regina Helena da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bataglia, Patrícia Unger Raphael [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Regina Helena da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação emocional
Educação integral
Desenvolvimento moral e afetividade
Juan Casassus
Jean Piaget
Emotional education
Integral education
Moral development and affectivity
Educación emocional
Educación integral
Desarrollo moral y afectividad
topic Educação emocional
Educação integral
Desenvolvimento moral e afetividade
Juan Casassus
Jean Piaget
Emotional education
Integral education
Moral development and affectivity
Educación emocional
Educación integral
Desarrollo moral y afectividad
description O tema dessa dissertação é ‘Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget’. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar as principais ideias do autor Casassus a respeito dos fundamentos da educação emocional, buscando pontos de convergência entre o autor e o desenvolvimento moral na perspectiva piagetiana. Em consonância ao estudo, apresentar como a educação emocional, aliada ao desenvolvimento moral e cognitivo, e dimensão corporal apontada por Casassus, pode contribuir para a educação integral do ser e na melhoria do ensino e aprendizagem e promover mudanças no âmbito social e psíquico dos alunos e professores, promovendo a inteligência emocional dos envolvidos, assim como maior participação e habilidades cognitivas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com ênfase à obra específica sobre educação emocional do autor Juan Casassus, “Fundamentos da educação emocional” (2009), apoiada principalmente pelos referenciais teóricos de Piaget. A pesquisa apresenta argumentos e exemplos que sugerem fortemente que, por meio da educação emocional, mediante um programa estruturado, há uma grande contribuição para o desenvolvimento moral, educacional e social, pois entendendo e gerenciando suas próprias emoções, o ser humano terá a mente mais livre, mais consciente e com maior autonomia para absorver e reter novos conhecimentos, além de interagir melhor com a sociedade e com a melhora produtiva e criativa em todas suas atividades. Os resultados obtidos demonstram cenário favorável, porém também desafios a serem vencidos e problematizados para que se avance na educação integral do indivíduo e na melhoria do ensino e aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-08T20:47:26Z
2024-05-08T20:47:26Z
2024-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Regina Helena da Silva. Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255542
33004110040P5
identifier_str_mv LEITE, Regina Helena da Silva. Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
33004110040P5
url https://hdl.handle.net/11449/255542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128180916060160