Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238050 |
Resumo: | Essa pesquisa aborda as relações entre arte educação e tecnologias da informação e comunicação a partir de práticas educativas em escolas da rede pública, trazendo um breve panorama histórico do ensino de arte no Brasil até chegar na Base Nacional Comum Curricular e as atuais normativas estabelecidas para a educação brasileira, tomando como base as definições presentes no documento no que diz respeito quinta competência, voltada para o campo tecnológico, e a unidade temática “artes integradas” do componente curricular arte (ensino fundamental). Para endossar a discussão, apresento duas propostas artístico-pedagógicas realizadas em escolas públicas no estado de São Paulo que relacionam arte e ferramentas tecnológicas. Por fim, trago uma proposta prática executada por esse proponente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tetsu Chinone na cidade de São Roque, realizada com o 9º ano A do ensino fundamental, acerca dos espaços de convivência dos alunos partindo de dispositivos tecnológicos eletrônicos e a vivência em arte, com o intuito de agregar para a discussão no tange este ensino. |
id |
UNSP_4aa3dc1f3e4dc70c45f7b7ef8b2b735b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238050 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicaçãoPrácticas educativas en educación artística y tecnologías de la información y la comunicaciónArte educaçãoTecnologias da informação e comunicaçãoArtes aplicadasEducación artísticaTecnologías de la información y las comunicacionesArtes aplicadasEssa pesquisa aborda as relações entre arte educação e tecnologias da informação e comunicação a partir de práticas educativas em escolas da rede pública, trazendo um breve panorama histórico do ensino de arte no Brasil até chegar na Base Nacional Comum Curricular e as atuais normativas estabelecidas para a educação brasileira, tomando como base as definições presentes no documento no que diz respeito quinta competência, voltada para o campo tecnológico, e a unidade temática “artes integradas” do componente curricular arte (ensino fundamental). Para endossar a discussão, apresento duas propostas artístico-pedagógicas realizadas em escolas públicas no estado de São Paulo que relacionam arte e ferramentas tecnológicas. Por fim, trago uma proposta prática executada por esse proponente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tetsu Chinone na cidade de São Roque, realizada com o 9º ano A do ensino fundamental, acerca dos espaços de convivência dos alunos partindo de dispositivos tecnológicos eletrônicos e a vivência em arte, com o intuito de agregar para a discussão no tange este ensino.Esta investigación aborda las relaciones entre la educación artística y las tecnologías de la información y la comunicación a partir de las prácticas educativas en las escuelas públicas, trayendo una breve reseña histórica de la educación artística en Brasil hasta alcanzar la Base Nacional Comum Curricular y a las normas actuales establecidas para la educación brasileña, basadas en las definiciones presentes en el documento respecto de la quinta competencia, centrado en el campo tecnológico, y la unidad temática "artes integradas" del componente curricular arte (educación básica). Para respaldar la discusión, presento dos propuestas artístico-pedagógicas realizadas en escuelas públicas del estado de São Paulo que relacionan arte y herramientas tecnológicas. Por último, traigo una propuesta práctica ejecutada por este proponente en la Escuela Municipal de Educación Básica Tetsu Chinone en la ciudad de São Roque, realizada con el 2º ESO A de la educación secundaria, sobre los espacios de convivencia de los estudiantes a partir de dispositivos tecnológicos electrónicos y la experiencia en el arte, para sumar a la discusión sobre esta enseñanza.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Vinicius Julião de [UNESP]2022-12-06T15:20:57Z2022-12-06T15:20:57Z2022-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:29:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:13:43.551509Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação Prácticas educativas en educación artística y tecnologías de la información y la comunicación |
title |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação |
spellingShingle |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação Oliveira, Vinicius Julião de [UNESP] Arte educação Tecnologias da informação e comunicação Artes aplicadas Educación artística Tecnologías de la información y las comunicaciones Artes aplicadas |
title_short |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação |
title_full |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação |
title_fullStr |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação |
title_sort |
Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação |
author |
Oliveira, Vinicius Julião de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Vinicius Julião de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vinicius Julião de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte educação Tecnologias da informação e comunicação Artes aplicadas Educación artística Tecnologías de la información y las comunicaciones Artes aplicadas |
topic |
Arte educação Tecnologias da informação e comunicação Artes aplicadas Educación artística Tecnologías de la información y las comunicaciones Artes aplicadas |
description |
Essa pesquisa aborda as relações entre arte educação e tecnologias da informação e comunicação a partir de práticas educativas em escolas da rede pública, trazendo um breve panorama histórico do ensino de arte no Brasil até chegar na Base Nacional Comum Curricular e as atuais normativas estabelecidas para a educação brasileira, tomando como base as definições presentes no documento no que diz respeito quinta competência, voltada para o campo tecnológico, e a unidade temática “artes integradas” do componente curricular arte (ensino fundamental). Para endossar a discussão, apresento duas propostas artístico-pedagógicas realizadas em escolas públicas no estado de São Paulo que relacionam arte e ferramentas tecnológicas. Por fim, trago uma proposta prática executada por esse proponente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tetsu Chinone na cidade de São Roque, realizada com o 9º ano A do ensino fundamental, acerca dos espaços de convivência dos alunos partindo de dispositivos tecnológicos eletrônicos e a vivência em arte, com o intuito de agregar para a discussão no tange este ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-06T15:20:57Z 2022-12-06T15:20:57Z 2022-11-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238050 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129597408018432 |