O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mirian Pacheco
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100007
http://hdl.handle.net/11449/26462
Resumo: Neste artigo, relatamos uma investigação sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de Sexualidade entre professoras que trabalham com essa temática. Através da utilização do método fenomenológico foram realizadas entrevistas individuais com três professoras do Ensino Fundamental, que trabalham na rede municipal de ensino de Uberlândia. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível apontar algumas conclusões a respeito do desenvolvimento profissional de professores e sua relação com um ensino efetivo.
id UNSP_4b0e602930e4e5f4ab8692fda0771e93
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26462
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professorasThe development of the pedagogical content knowledge about the sexuality in teachers' practiceEducação SexualConhecimento Pedagógico do ConteúdoFenomenologiaSexual EducationPedagogical Content KnowledgePhenomelogicalNeste artigo, relatamos uma investigação sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de Sexualidade entre professoras que trabalham com essa temática. Através da utilização do método fenomenológico foram realizadas entrevistas individuais com três professoras do Ensino Fundamental, que trabalham na rede municipal de ensino de Uberlândia. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível apontar algumas conclusões a respeito do desenvolvimento profissional de professores e sua relação com um ensino efetivo.This article presents the results of a survey carried out to understand the development of pedagogical content knowledge in the teaching of sexuality amongst teachers who work with this topic. Using the phenomenological approach, individual interviews were carried out with three female Elementary School teachers working in Uberlândia municipal school system, in Minas gerais State, Brazil. By analyzing these interviews, it was possible to reach some conclusions regarding teachers' professional development and its relationship with effective teaching.UnicampUnesp FCUnesp FCUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Mirian PachecoCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]2014-05-20T15:07:19Z2014-05-20T15:07:19Z2005-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article73-82application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 73-82, 2005.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646210.1590/S1516-73132005000100007S1516-73132005000100007S1516-73132005000100007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26462Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:42:07.246280Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras
The development of the pedagogical content knowledge about the sexuality in teachers' practice
title O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras
spellingShingle O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras
Silva, Mirian Pacheco
Educação Sexual
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Fenomenologia
Sexual Education
Pedagogical Content Knowledge
Phenomelogical
title_short O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras
title_full O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras
title_fullStr O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras
title_full_unstemmed O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras
title_sort O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras
author Silva, Mirian Pacheco
author_facet Silva, Mirian Pacheco
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mirian Pacheco
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Fenomenologia
Sexual Education
Pedagogical Content Knowledge
Phenomelogical
topic Educação Sexual
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Fenomenologia
Sexual Education
Pedagogical Content Knowledge
Phenomelogical
description Neste artigo, relatamos uma investigação sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de Sexualidade entre professoras que trabalham com essa temática. Através da utilização do método fenomenológico foram realizadas entrevistas individuais com três professoras do Ensino Fundamental, que trabalham na rede municipal de ensino de Uberlândia. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível apontar algumas conclusões a respeito do desenvolvimento profissional de professores e sua relação com um ensino efetivo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
2014-05-20T15:07:19Z
2014-05-20T15:07:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100007
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 73-82, 2005.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26462
10.1590/S1516-73132005000100007
S1516-73132005000100007
S1516-73132005000100007.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100007
http://hdl.handle.net/11449/26462
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 73-82, 2005.
1516-7313
10.1590/S1516-73132005000100007
S1516-73132005000100007
S1516-73132005000100007.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73-82
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128688064036864