O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-131725/
Resumo: Este trabalho é voltado para o estudo do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de duas professoras no ensino de Ciências para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental a partir de uma intervenção formativa sobre argumentação. Olhamos para a gravação de duas sequências de aulas realizadas em uma escola privada situada na cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. As professoras receberam o nome fictício de Ana e Sara e participaram, no ano de 2012, na unidade de trabalho, de um curso sobre argumentação. No início dessa formação, uma sequência de aulas com seus alunos sobre o tópico ciclo da água foi registrada em áudio e vídeo. No ano de 2015 uma segunda sequência de aulas foi gravada com alunos do mesmo ano escolar ensinando o mesmo tópico. Nossos objetivos foram, conhecer a formação inicial e a trajetória docente das professoras, analisar se a formação a que foram submetidas agregou elementos que pudessem subsidiá-las na implementação da argumentação em suas aulas e acessar o PCK das professoras para o tópico ciclo da água. Para analisar o desenvolvimento do PCK das professoras nos pautamos no Modelo proposto por Padilla. As principais conclusões foram: o conhecimento do conteúdo tem forte influência no PCK e; a formação que as professoras participaram reverberou em suas práticas docentes. Apontamos como contribuições mais importantes em suas aulas, o aumento da voz e da autonomia intelectual dos alunos. Contudo, quando olhamos para as duas sequências de aulas percebemos que a formação não foi condição suficiente para que abandonassem o formato das aulas que estavam habituadas e passassem a propor aos alunos o ensino numa perspectiva da argumentação.
id USP_19240cccbc8ab48849555bd636096351
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05072018-131725
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentaçãoThe Development of Pedagogical Content Knowledge of elementary school teachers in science education: a look on the influence of a continuing professional development course focused on argumentationArgumentaçãoArgumentationConhecimento Pedagógico do ConteúdoPCKPCKPedagogical Content KnowledgeEste trabalho é voltado para o estudo do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de duas professoras no ensino de Ciências para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental a partir de uma intervenção formativa sobre argumentação. Olhamos para a gravação de duas sequências de aulas realizadas em uma escola privada situada na cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. As professoras receberam o nome fictício de Ana e Sara e participaram, no ano de 2012, na unidade de trabalho, de um curso sobre argumentação. No início dessa formação, uma sequência de aulas com seus alunos sobre o tópico ciclo da água foi registrada em áudio e vídeo. No ano de 2015 uma segunda sequência de aulas foi gravada com alunos do mesmo ano escolar ensinando o mesmo tópico. Nossos objetivos foram, conhecer a formação inicial e a trajetória docente das professoras, analisar se a formação a que foram submetidas agregou elementos que pudessem subsidiá-las na implementação da argumentação em suas aulas e acessar o PCK das professoras para o tópico ciclo da água. Para analisar o desenvolvimento do PCK das professoras nos pautamos no Modelo proposto por Padilla. As principais conclusões foram: o conhecimento do conteúdo tem forte influência no PCK e; a formação que as professoras participaram reverberou em suas práticas docentes. Apontamos como contribuições mais importantes em suas aulas, o aumento da voz e da autonomia intelectual dos alunos. Contudo, quando olhamos para as duas sequências de aulas percebemos que a formação não foi condição suficiente para que abandonassem o formato das aulas que estavam habituadas e passassem a propor aos alunos o ensino numa perspectiva da argumentação.The aim of this work is to study the development of Pedagogical Content Knowledge (PCK) of two elementary school science teachers at K-3 level from an educational intervention on argumentation. We looked at the recording of two sequences of classes held at a private school located in the city of São Caetano do Sul, metropolitan region of São Paulo. The teachers were given the fictitious name of Ana and Sara and participated of a course on argumentation in the year 2012, in the unit of work. At the beginning of this training, a sequence of classes with their students on the topic water cycle was recorded in audio and video. In the year of 2015 a second sequence of classes teaching the same topic was recorded with students of the same level. Our objectives were to know about initial education and the teaching trajectory of the teachers, to analyze if the training to which they were submitted added elements that could subsidize them in the implementation of the argumentation in their classes and to access the PCK of the teachers for the topic water cycle. In order to analyze the development of the PCK of the teachers we based on the Model proposed by Padilla. The main conclusions were that content knowledge has a strong influence on PCK and the training they participated reverberated in their teaching practices. We point out as the most important contributions in their classes, the increasing of the voice and the intellectual autonomy of students. However, when we looked at the two learning sequences we realized that the training was not enough condition for them to abandon the format of the classes they were using to and to propose to the students the teaching from an argumentative perspective.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, CarmenMontenegro, Vanda Luiza dos Santos2017-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-131725/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-05072018-131725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
The Development of Pedagogical Content Knowledge of elementary school teachers in science education: a look on the influence of a continuing professional development course focused on argumentation
title O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
spellingShingle O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
Argumentação
Argumentation
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
PCK
PCK
Pedagogical Content Knowledge
title_short O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
title_full O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
title_fullStr O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
title_full_unstemmed O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
title_sort O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
author Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
author_facet Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandez, Carmen
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Argumentation
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
PCK
PCK
Pedagogical Content Knowledge
topic Argumentação
Argumentation
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
PCK
PCK
Pedagogical Content Knowledge
description Este trabalho é voltado para o estudo do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de duas professoras no ensino de Ciências para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental a partir de uma intervenção formativa sobre argumentação. Olhamos para a gravação de duas sequências de aulas realizadas em uma escola privada situada na cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. As professoras receberam o nome fictício de Ana e Sara e participaram, no ano de 2012, na unidade de trabalho, de um curso sobre argumentação. No início dessa formação, uma sequência de aulas com seus alunos sobre o tópico ciclo da água foi registrada em áudio e vídeo. No ano de 2015 uma segunda sequência de aulas foi gravada com alunos do mesmo ano escolar ensinando o mesmo tópico. Nossos objetivos foram, conhecer a formação inicial e a trajetória docente das professoras, analisar se a formação a que foram submetidas agregou elementos que pudessem subsidiá-las na implementação da argumentação em suas aulas e acessar o PCK das professoras para o tópico ciclo da água. Para analisar o desenvolvimento do PCK das professoras nos pautamos no Modelo proposto por Padilla. As principais conclusões foram: o conhecimento do conteúdo tem forte influência no PCK e; a formação que as professoras participaram reverberou em suas práticas docentes. Apontamos como contribuições mais importantes em suas aulas, o aumento da voz e da autonomia intelectual dos alunos. Contudo, quando olhamos para as duas sequências de aulas percebemos que a formação não foi condição suficiente para que abandonassem o formato das aulas que estavam habituadas e passassem a propor aos alunos o ensino numa perspectiva da argumentação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-131725/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-131725/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256698700431360