Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91256
Resumo: A compreensão da importância da aplicação dos vários recursos e estratégias de ensino, utilizados em sala de aula, é fundamental para a obtenção de respostas a questões que envolvem um ensino heterogêneo, que respeite a diversidade dos alunos e possibilite sua aprendizagem. Objetivou-se com esse estudo identificar a percepção do professor do ensino regular da cidade de Marília sobre recursos e estratégias para o ensino do aluno deficiente e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem desse aluno quando inserido em sala de aula. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília que tinham alunos deficientes inseridos em suas salas. A pesquisa foi realizada através de dois estudos específicos. 1) Mudanças na prática pedagógica, identificadas pelo professor do ensino regular, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala, e 2) Percepção do professor sobre sua prática pedagógica, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala...
id UNSP_4b11a06d07fc153186abe5b4436dc298
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91256
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professoresEducação especial - Estratégias de ensino - AprendizagemCrianças deficientes - EducaçãoEducação especial - Prática de ensinoCrianças deficientes - Processo de inclusãoPercepção - Professores de crianças deficientesSpecial educationHandicapped studentTeaching strategiesA compreensão da importância da aplicação dos vários recursos e estratégias de ensino, utilizados em sala de aula, é fundamental para a obtenção de respostas a questões que envolvem um ensino heterogêneo, que respeite a diversidade dos alunos e possibilite sua aprendizagem. Objetivou-se com esse estudo identificar a percepção do professor do ensino regular da cidade de Marília sobre recursos e estratégias para o ensino do aluno deficiente e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem desse aluno quando inserido em sala de aula. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília que tinham alunos deficientes inseridos em suas salas. A pesquisa foi realizada através de dois estudos específicos. 1) Mudanças na prática pedagógica, identificadas pelo professor do ensino regular, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala, e 2) Percepção do professor sobre sua prática pedagógica, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala...Understanding the importance of using various teaching resources and strategies in the classroom is fundamental to find the answers to issues involving a heterogeneous teaching that respects the students' diversity and promotes their learning. The purpose of the present study was to identify the regular school teacher's perception of the resources and strategies to teach handicapped children and the relationships between the teaching and learning of this student when inserted in the classroom. Sixty-eight teachers in the city of Marilia who had handicapped children inserted in their classrooms participated in the study. The research was carried out in 2 specific studies: 1) Changes in the pedagogical practice identified by the regular school teachers who had handicapped students in their classrooms, and 2) The teachers' perception of their pedagogical practice in teaching the handicapped student inserted in their classrooms... (Complete abstract, click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis216 f.: il. , graf., tab. estat.application/pdfREGANHAN, Walkiria Gonçalves. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91256000455431reganhan_wg_me_mar.pdf33004110040P55197619968036480Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91256Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
title Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
spellingShingle Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]
Educação especial - Estratégias de ensino - Aprendizagem
Crianças deficientes - Educação
Educação especial - Prática de ensino
Crianças deficientes - Processo de inclusão
Percepção - Professores de crianças deficientes
Special education
Handicapped student
Teaching strategies
title_short Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
title_full Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
title_fullStr Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
title_full_unstemmed Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
title_sort Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
author Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]
author_facet Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial - Estratégias de ensino - Aprendizagem
Crianças deficientes - Educação
Educação especial - Prática de ensino
Crianças deficientes - Processo de inclusão
Percepção - Professores de crianças deficientes
Special education
Handicapped student
Teaching strategies
topic Educação especial - Estratégias de ensino - Aprendizagem
Crianças deficientes - Educação
Educação especial - Prática de ensino
Crianças deficientes - Processo de inclusão
Percepção - Professores de crianças deficientes
Special education
Handicapped student
Teaching strategies
description A compreensão da importância da aplicação dos vários recursos e estratégias de ensino, utilizados em sala de aula, é fundamental para a obtenção de respostas a questões que envolvem um ensino heterogêneo, que respeite a diversidade dos alunos e possibilite sua aprendizagem. Objetivou-se com esse estudo identificar a percepção do professor do ensino regular da cidade de Marília sobre recursos e estratégias para o ensino do aluno deficiente e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem desse aluno quando inserido em sala de aula. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília que tinham alunos deficientes inseridos em suas salas. A pesquisa foi realizada através de dois estudos específicos. 1) Mudanças na prática pedagógica, identificadas pelo professor do ensino regular, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala, e 2) Percepção do professor sobre sua prática pedagógica, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala...
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REGANHAN, Walkiria Gonçalves. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91256
000455431
reganhan_wg_me_mar.pdf
33004110040P5
5197619968036480
identifier_str_mv REGANHAN, Walkiria Gonçalves. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
000455431
reganhan_wg_me_mar.pdf
33004110040P5
5197619968036480
url http://hdl.handle.net/11449/91256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 f.: il. , graf., tab. estat.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128118541516800