Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91256 |
Resumo: | A compreensão da importância da aplicação dos vários recursos e estratégias de ensino, utilizados em sala de aula, é fundamental para a obtenção de respostas a questões que envolvem um ensino heterogêneo, que respeite a diversidade dos alunos e possibilite sua aprendizagem. Objetivou-se com esse estudo identificar a percepção do professor do ensino regular da cidade de Marília sobre recursos e estratégias para o ensino do aluno deficiente e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem desse aluno quando inserido em sala de aula. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília que tinham alunos deficientes inseridos em suas salas. A pesquisa foi realizada através de dois estudos específicos. 1) Mudanças na prática pedagógica, identificadas pelo professor do ensino regular, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala, e 2) Percepção do professor sobre sua prática pedagógica, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala... |
id |
UNSP_4b11a06d07fc153186abe5b4436dc298 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91256 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professoresEducação especial - Estratégias de ensino - AprendizagemCrianças deficientes - EducaçãoEducação especial - Prática de ensinoCrianças deficientes - Processo de inclusãoPercepção - Professores de crianças deficientesSpecial educationHandicapped studentTeaching strategiesA compreensão da importância da aplicação dos vários recursos e estratégias de ensino, utilizados em sala de aula, é fundamental para a obtenção de respostas a questões que envolvem um ensino heterogêneo, que respeite a diversidade dos alunos e possibilite sua aprendizagem. Objetivou-se com esse estudo identificar a percepção do professor do ensino regular da cidade de Marília sobre recursos e estratégias para o ensino do aluno deficiente e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem desse aluno quando inserido em sala de aula. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília que tinham alunos deficientes inseridos em suas salas. A pesquisa foi realizada através de dois estudos específicos. 1) Mudanças na prática pedagógica, identificadas pelo professor do ensino regular, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala, e 2) Percepção do professor sobre sua prática pedagógica, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala...Understanding the importance of using various teaching resources and strategies in the classroom is fundamental to find the answers to issues involving a heterogeneous teaching that respects the students' diversity and promotes their learning. The purpose of the present study was to identify the regular school teacher's perception of the resources and strategies to teach handicapped children and the relationships between the teaching and learning of this student when inserted in the classroom. Sixty-eight teachers in the city of Marilia who had handicapped children inserted in their classrooms participated in the study. The research was carried out in 2 specific studies: 1) Changes in the pedagogical practice identified by the regular school teachers who had handicapped students in their classrooms, and 2) The teachers' perception of their pedagogical practice in teaching the handicapped student inserted in their classrooms... (Complete abstract, click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis216 f.: il. , graf., tab. estat.application/pdfREGANHAN, Walkiria Gonçalves. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91256000455431reganhan_wg_me_mar.pdf33004110040P55197619968036480Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91256Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores |
title |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores |
spellingShingle |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP] Educação especial - Estratégias de ensino - Aprendizagem Crianças deficientes - Educação Educação especial - Prática de ensino Crianças deficientes - Processo de inclusão Percepção - Professores de crianças deficientes Special education Handicapped student Teaching strategies |
title_short |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores |
title_full |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores |
title_fullStr |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores |
title_full_unstemmed |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores |
title_sort |
Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores |
author |
Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP] |
author_facet |
Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial - Estratégias de ensino - Aprendizagem Crianças deficientes - Educação Educação especial - Prática de ensino Crianças deficientes - Processo de inclusão Percepção - Professores de crianças deficientes Special education Handicapped student Teaching strategies |
topic |
Educação especial - Estratégias de ensino - Aprendizagem Crianças deficientes - Educação Educação especial - Prática de ensino Crianças deficientes - Processo de inclusão Percepção - Professores de crianças deficientes Special education Handicapped student Teaching strategies |
description |
A compreensão da importância da aplicação dos vários recursos e estratégias de ensino, utilizados em sala de aula, é fundamental para a obtenção de respostas a questões que envolvem um ensino heterogêneo, que respeite a diversidade dos alunos e possibilite sua aprendizagem. Objetivou-se com esse estudo identificar a percepção do professor do ensino regular da cidade de Marília sobre recursos e estratégias para o ensino do aluno deficiente e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem desse aluno quando inserido em sala de aula. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília que tinham alunos deficientes inseridos em suas salas. A pesquisa foi realizada através de dois estudos específicos. 1) Mudanças na prática pedagógica, identificadas pelo professor do ensino regular, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala, e 2) Percepção do professor sobre sua prática pedagógica, para o ensino do aluno deficiente inserido em sua sala... |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2014-06-11T19:24:57Z 2014-06-11T19:24:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REGANHAN, Walkiria Gonçalves. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006. http://hdl.handle.net/11449/91256 000455431 reganhan_wg_me_mar.pdf 33004110040P5 5197619968036480 |
identifier_str_mv |
REGANHAN, Walkiria Gonçalves. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006. 000455431 reganhan_wg_me_mar.pdf 33004110040P5 5197619968036480 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
216 f.: il. , graf., tab. estat. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128118541516800 |