O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101994
Resumo: Na descrição hierárquica do conhecimento biológico, o ser vivo é considerado como ponto central nas relações engendradas pelos seguintes níveis: ambiente externo (ecológico/evolutivo), organismo e ambiente interno (genético/ molecular). O organismo compreendido como nível focal da discussão biológica pode ressaltar a autonomia da Biologia em relação às outras áreas do conhecimento científico. No contexto do ensino, assume-se que as discussões epistemológicas do conhecimento biológico podem promover uma compreensão mais integrada dos fenômenos biológicos. Assim, organizou-se um grupo de pesquisa com graduandos de um curso de Ciências Biológicas para discutir conceitos centrais do conhecimento biológico, entre eles, o conceito de organismo. Esta pesquisa teve como objetivos: 1) Elaborar uma caracterização do conceito de organismo, partindo de uma abordagem hierárquica, integrando as discussões advindas da Filosofia da Biologia contemporânea referentes aos conceitos de auto-organização, autonomia agencial, propriedades emergentes e níveis hierárquicos; 2) Analisar como o conceito de organismo se impõe frente às explicações de vida presentes na literatura contemporânea da Filosofia da Biologia; 3) Utilizar a discussão teórica relativa ao conceito de organismo como fundamentação de um grupo de “Pesquisas em Epistemologia da Biologia”, verificando as contribuições desse aporte teórico para a formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas na área de Epistemologia da Biologia e Ensino de Ciências; 4) Analisar as discussões e produções escritas ocorridas no desenvolvimento do grupo de “Pesquisas em Epistemologia da Biologia” que abordaram o conceito de organismo, com a finalidade de verificar se uma abordagem hierárquica tendo o organismo como nível focal contribui para uma visão integrada do conhecimento biológico pelos...
id UNSP_4b226a824b7a3c5db48dec62639f2c31
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101994
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologiaBiologia - EpistemologiaBiologia - Formação de professoresOrganismoEpistemological of BiologyResearchers formationOrganismNa descrição hierárquica do conhecimento biológico, o ser vivo é considerado como ponto central nas relações engendradas pelos seguintes níveis: ambiente externo (ecológico/evolutivo), organismo e ambiente interno (genético/ molecular). O organismo compreendido como nível focal da discussão biológica pode ressaltar a autonomia da Biologia em relação às outras áreas do conhecimento científico. No contexto do ensino, assume-se que as discussões epistemológicas do conhecimento biológico podem promover uma compreensão mais integrada dos fenômenos biológicos. Assim, organizou-se um grupo de pesquisa com graduandos de um curso de Ciências Biológicas para discutir conceitos centrais do conhecimento biológico, entre eles, o conceito de organismo. Esta pesquisa teve como objetivos: 1) Elaborar uma caracterização do conceito de organismo, partindo de uma abordagem hierárquica, integrando as discussões advindas da Filosofia da Biologia contemporânea referentes aos conceitos de auto-organização, autonomia agencial, propriedades emergentes e níveis hierárquicos; 2) Analisar como o conceito de organismo se impõe frente às explicações de vida presentes na literatura contemporânea da Filosofia da Biologia; 3) Utilizar a discussão teórica relativa ao conceito de organismo como fundamentação de um grupo de “Pesquisas em Epistemologia da Biologia”, verificando as contribuições desse aporte teórico para a formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas na área de Epistemologia da Biologia e Ensino de Ciências; 4) Analisar as discussões e produções escritas ocorridas no desenvolvimento do grupo de “Pesquisas em Epistemologia da Biologia” que abordaram o conceito de organismo, com a finalidade de verificar se uma abordagem hierárquica tendo o organismo como nível focal contribui para uma visão integrada do conhecimento biológico pelos...In the hierarchical of biological knowledge, the living being could be considered as central point in the relations produced by three levels: external environment (ecological/evolution), organism and environment intern (genetic/molecular). The comprehension of the organism as a focal level in the biological debate can underline the autonomy of Biology among the other areas of the scientific knowledge. In the education context it is assumed that the epistemological discussions of the biological knowledge can promote an integrated understanding of the biological phenomena. Thus, a research group consisting of Biological Sciences undergraduates was organized to debate central concepts of the biological knowledge in which the discussions of the organism concept are included. This research aimed to: 1) develop a characterization of the concept of organism from a hierarchical approach by integrating the resulting discussions from contemporary philosophy of biology that are related to the concepts of self-organization, autonomy agents, emergent properties and hierarchical levels; 2) to analyze how the concept of organism is placed in front of the explications of life in the contemporary literature of philosophy of biology; 3) to use the theoretical discussion on the concept of organism as fundamentation for a group of Studies in Epistemology of Biology, noting the help of this theoretical contribution to the Biological Sciences students training in the Biology and Epistemology in Science Teaching; 4) to analyze discussions and written productions that occurred in the development of the ‘Research in Epistemology of Biology’s group which addressed the concept the organism in order to verify if a hierarchical approach in which the organism is the focal level contributes to an integrated view of biological knowledge for biology students. On the basis of the theoretical referential... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]El-Hani, Charbel Niño [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2009-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis254 f.application/pdfMEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia. 2009. 254 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.http://hdl.handle.net/11449/101994000590450meglhioratti_fa_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T06:15:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101994Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:08.831697Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia
title O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia
spellingShingle O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia
Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]
Biologia - Epistemologia
Biologia - Formação de professores
Organismo
Epistemological of Biology
Researchers formation
Organism
title_short O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia
title_full O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia
title_fullStr O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia
title_full_unstemmed O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia
title_sort O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia
author Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]
author_facet Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
El-Hani, Charbel Niño [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Epistemologia
Biologia - Formação de professores
Organismo
Epistemological of Biology
Researchers formation
Organism
topic Biologia - Epistemologia
Biologia - Formação de professores
Organismo
Epistemological of Biology
Researchers formation
Organism
description Na descrição hierárquica do conhecimento biológico, o ser vivo é considerado como ponto central nas relações engendradas pelos seguintes níveis: ambiente externo (ecológico/evolutivo), organismo e ambiente interno (genético/ molecular). O organismo compreendido como nível focal da discussão biológica pode ressaltar a autonomia da Biologia em relação às outras áreas do conhecimento científico. No contexto do ensino, assume-se que as discussões epistemológicas do conhecimento biológico podem promover uma compreensão mais integrada dos fenômenos biológicos. Assim, organizou-se um grupo de pesquisa com graduandos de um curso de Ciências Biológicas para discutir conceitos centrais do conhecimento biológico, entre eles, o conceito de organismo. Esta pesquisa teve como objetivos: 1) Elaborar uma caracterização do conceito de organismo, partindo de uma abordagem hierárquica, integrando as discussões advindas da Filosofia da Biologia contemporânea referentes aos conceitos de auto-organização, autonomia agencial, propriedades emergentes e níveis hierárquicos; 2) Analisar como o conceito de organismo se impõe frente às explicações de vida presentes na literatura contemporânea da Filosofia da Biologia; 3) Utilizar a discussão teórica relativa ao conceito de organismo como fundamentação de um grupo de “Pesquisas em Epistemologia da Biologia”, verificando as contribuições desse aporte teórico para a formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas na área de Epistemologia da Biologia e Ensino de Ciências; 4) Analisar as discussões e produções escritas ocorridas no desenvolvimento do grupo de “Pesquisas em Epistemologia da Biologia” que abordaram o conceito de organismo, com a finalidade de verificar se uma abordagem hierárquica tendo o organismo como nível focal contribui para uma visão integrada do conhecimento biológico pelos...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-27
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia. 2009. 254 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/101994
000590450
meglhioratti_fa_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de biologia. 2009. 254 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
000590450
meglhioratti_fa_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/101994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 254 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129152715325440