A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102025
Resumo: O desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa em epistemologia da biologia, vem sendo considerado significativo na formação de professores e pesquisadores de Ensino de Ciências e Biologia. A formação de pesquisadores capazes de compreender a Ciência a que estudam caracteriza-se como um processo de superação de obstáculos e rupturas do conhecimento. As discussões sobre a natureza do conhecimento biológico conferem à Biologia seu caráter autônomo como área específica do saber. O conhecimento sobre os fenômenos do mundo vivo deve ser orientado por uma visão que considere a interação entre sistemas. Nesta perspecitva, foi proposto por Meglhioratti et al (2008) e Meglhioratti (2009) um modelo de hierarquia escalar sobre os fenômenos vivos, este modelo é formado por três níveis hierárquicos [ecológico [organismo [genético molecular]]]. Ao estipular esse modelo, entende-se que o nível superior (interações ecológicas) estabelece condições de contorno para processos no nível focal (organismo), enquanto o nível inferior estabelece condições iniciadoras potenciais para os processos focais. Esses três níveis de organização foram objeto de estudo de três trabalhos de doutorado. No presente trabalho o nível inferior, genético molecular, foi escolhido como foco de estudo epistemológico, optou-se por estudar o material genético e também a problemática atual sobre o conceito de gene. A partir destas discussões sobre formação de pesquisadores e o conhecimento epistemológico da Biologia e sobre o material genético, foi organizado o Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), o grupo foi formado por alunos de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três pesquisadoras desenvolvendo trabalhos de doutorado, a professora coordenadora e professores...
id UNSP_3b61eb9bb23752262b556ffb41702e45
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102025
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos molecularesBiologiaEpistemologiaPesquisadores - Formação profissionalEpistemology of biologyResearchers formationO desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa em epistemologia da biologia, vem sendo considerado significativo na formação de professores e pesquisadores de Ensino de Ciências e Biologia. A formação de pesquisadores capazes de compreender a Ciência a que estudam caracteriza-se como um processo de superação de obstáculos e rupturas do conhecimento. As discussões sobre a natureza do conhecimento biológico conferem à Biologia seu caráter autônomo como área específica do saber. O conhecimento sobre os fenômenos do mundo vivo deve ser orientado por uma visão que considere a interação entre sistemas. Nesta perspecitva, foi proposto por Meglhioratti et al (2008) e Meglhioratti (2009) um modelo de hierarquia escalar sobre os fenômenos vivos, este modelo é formado por três níveis hierárquicos [ecológico [organismo [genético molecular]]]. Ao estipular esse modelo, entende-se que o nível superior (interações ecológicas) estabelece condições de contorno para processos no nível focal (organismo), enquanto o nível inferior estabelece condições iniciadoras potenciais para os processos focais. Esses três níveis de organização foram objeto de estudo de três trabalhos de doutorado. No presente trabalho o nível inferior, genético molecular, foi escolhido como foco de estudo epistemológico, optou-se por estudar o material genético e também a problemática atual sobre o conceito de gene. A partir destas discussões sobre formação de pesquisadores e o conhecimento epistemológico da Biologia e sobre o material genético, foi organizado o Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), o grupo foi formado por alunos de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três pesquisadoras desenvolvendo trabalhos de doutorado, a professora coordenadora e professores...The development of studies and research on the Epistemology of Biology has been highly considered on the development of teachers and researchers whose area is the teaching of Science and Biology. The development of researchers capable to understand the science which they study is characterized as a process of overcoming obstacles and reaching new levels of knowledge. The discussions about the nature of the biological knowledge attribute to the biology its autonomous characteristic as a specific area of knowledge. The knowledge about the living world phenomena must be orientated by a vision that considers the interaction of systems. Looking into this perspective, it has been proposed by Meglhioratti (2009) a hierarchal model to be used when studying the living phenomena, this model is formed by three hierarchical levels [ecological [organism [molecular genetics]]]. Once this model is stipulated, it's understood that the superior level (ecological interactions) establish the conditions for the processes of the focal level (organism), while the inferior level establish initial conditions which are essential for the processes. These three levels of organization are the object of study of the study of the doctoring works. At this present work the inferior level, molecular genetics, has been chosen as the focus of the epistemological study, it has been chosen to study the genetical material and also the present problematic about the concept of gene. Based on these discussions about the development of researchers and the epistemological knowledge of biology and the genetical material, the Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB) has been organized. The group was formed by students of the bachelor biological sciences course, three researchers developin... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis219 f. : il.application/pdfANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares. 2011. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102025000677774andrade_mabs_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:04:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:24:15.336886Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
title A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
spellingShingle A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]
Biologia
Epistemologia
Pesquisadores - Formação profissional
Epistemology of biology
Researchers formation
title_short A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
title_full A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
title_fullStr A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
title_full_unstemmed A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
title_sort A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
author Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]
author_facet Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Epistemologia
Pesquisadores - Formação profissional
Epistemology of biology
Researchers formation
topic Biologia
Epistemologia
Pesquisadores - Formação profissional
Epistemology of biology
Researchers formation
description O desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa em epistemologia da biologia, vem sendo considerado significativo na formação de professores e pesquisadores de Ensino de Ciências e Biologia. A formação de pesquisadores capazes de compreender a Ciência a que estudam caracteriza-se como um processo de superação de obstáculos e rupturas do conhecimento. As discussões sobre a natureza do conhecimento biológico conferem à Biologia seu caráter autônomo como área específica do saber. O conhecimento sobre os fenômenos do mundo vivo deve ser orientado por uma visão que considere a interação entre sistemas. Nesta perspecitva, foi proposto por Meglhioratti et al (2008) e Meglhioratti (2009) um modelo de hierarquia escalar sobre os fenômenos vivos, este modelo é formado por três níveis hierárquicos [ecológico [organismo [genético molecular]]]. Ao estipular esse modelo, entende-se que o nível superior (interações ecológicas) estabelece condições de contorno para processos no nível focal (organismo), enquanto o nível inferior estabelece condições iniciadoras potenciais para os processos focais. Esses três níveis de organização foram objeto de estudo de três trabalhos de doutorado. No presente trabalho o nível inferior, genético molecular, foi escolhido como foco de estudo epistemológico, optou-se por estudar o material genético e também a problemática atual sobre o conceito de gene. A partir destas discussões sobre formação de pesquisadores e o conhecimento epistemológico da Biologia e sobre o material genético, foi organizado o Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), o grupo foi formado por alunos de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três pesquisadoras desenvolvendo trabalhos de doutorado, a professora coordenadora e professores...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-02
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares. 2011. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102025
000677774
andrade_mabs_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares. 2011. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000677774
andrade_mabs_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/102025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 219 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128509697064960