A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102025 |
Resumo: | O desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa em epistemologia da biologia, vem sendo considerado significativo na formação de professores e pesquisadores de Ensino de Ciências e Biologia. A formação de pesquisadores capazes de compreender a Ciência a que estudam caracteriza-se como um processo de superação de obstáculos e rupturas do conhecimento. As discussões sobre a natureza do conhecimento biológico conferem à Biologia seu caráter autônomo como área específica do saber. O conhecimento sobre os fenômenos do mundo vivo deve ser orientado por uma visão que considere a interação entre sistemas. Nesta perspecitva, foi proposto por Meglhioratti et al (2008) e Meglhioratti (2009) um modelo de hierarquia escalar sobre os fenômenos vivos, este modelo é formado por três níveis hierárquicos [ecológico [organismo [genético molecular]]]. Ao estipular esse modelo, entende-se que o nível superior (interações ecológicas) estabelece condições de contorno para processos no nível focal (organismo), enquanto o nível inferior estabelece condições iniciadoras potenciais para os processos focais. Esses três níveis de organização foram objeto de estudo de três trabalhos de doutorado. No presente trabalho o nível inferior, genético molecular, foi escolhido como foco de estudo epistemológico, optou-se por estudar o material genético e também a problemática atual sobre o conceito de gene. A partir destas discussões sobre formação de pesquisadores e o conhecimento epistemológico da Biologia e sobre o material genético, foi organizado o Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), o grupo foi formado por alunos de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três pesquisadoras desenvolvendo trabalhos de doutorado, a professora coordenadora e professores... |
id |
UNSP_3b61eb9bb23752262b556ffb41702e45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102025 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos molecularesBiologiaEpistemologiaPesquisadores - Formação profissionalEpistemology of biologyResearchers formationO desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa em epistemologia da biologia, vem sendo considerado significativo na formação de professores e pesquisadores de Ensino de Ciências e Biologia. A formação de pesquisadores capazes de compreender a Ciência a que estudam caracteriza-se como um processo de superação de obstáculos e rupturas do conhecimento. As discussões sobre a natureza do conhecimento biológico conferem à Biologia seu caráter autônomo como área específica do saber. O conhecimento sobre os fenômenos do mundo vivo deve ser orientado por uma visão que considere a interação entre sistemas. Nesta perspecitva, foi proposto por Meglhioratti et al (2008) e Meglhioratti (2009) um modelo de hierarquia escalar sobre os fenômenos vivos, este modelo é formado por três níveis hierárquicos [ecológico [organismo [genético molecular]]]. Ao estipular esse modelo, entende-se que o nível superior (interações ecológicas) estabelece condições de contorno para processos no nível focal (organismo), enquanto o nível inferior estabelece condições iniciadoras potenciais para os processos focais. Esses três níveis de organização foram objeto de estudo de três trabalhos de doutorado. No presente trabalho o nível inferior, genético molecular, foi escolhido como foco de estudo epistemológico, optou-se por estudar o material genético e também a problemática atual sobre o conceito de gene. A partir destas discussões sobre formação de pesquisadores e o conhecimento epistemológico da Biologia e sobre o material genético, foi organizado o Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), o grupo foi formado por alunos de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três pesquisadoras desenvolvendo trabalhos de doutorado, a professora coordenadora e professores...The development of studies and research on the Epistemology of Biology has been highly considered on the development of teachers and researchers whose area is the teaching of Science and Biology. The development of researchers capable to understand the science which they study is characterized as a process of overcoming obstacles and reaching new levels of knowledge. The discussions about the nature of the biological knowledge attribute to the biology its autonomous characteristic as a specific area of knowledge. The knowledge about the living world phenomena must be orientated by a vision that considers the interaction of systems. Looking into this perspective, it has been proposed by Meglhioratti (2009) a hierarchal model to be used when studying the living phenomena, this model is formed by three hierarchical levels [ecological [organism [molecular genetics]]]. Once this model is stipulated, it's understood that the superior level (ecological interactions) establish the conditions for the processes of the focal level (organism), while the inferior level establish initial conditions which are essential for the processes. These three levels of organization are the object of study of the study of the doctoring works. At this present work the inferior level, molecular genetics, has been chosen as the focus of the epistemological study, it has been chosen to study the genetical material and also the present problematic about the concept of gene. Based on these discussions about the development of researchers and the epistemological knowledge of biology and the genetical material, the Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB) has been organized. The group was formed by students of the bachelor biological sciences course, three researchers developin... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis219 f. : il.application/pdfANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares. 2011. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102025000677774andrade_mabs_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:04:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:24:15.336886Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares |
title |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares |
spellingShingle |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP] Biologia Epistemologia Pesquisadores - Formação profissional Epistemology of biology Researchers formation |
title_short |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares |
title_full |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares |
title_fullStr |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares |
title_full_unstemmed |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares |
title_sort |
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares |
author |
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP] |
author_facet |
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Epistemologia Pesquisadores - Formação profissional Epistemology of biology Researchers formation |
topic |
Biologia Epistemologia Pesquisadores - Formação profissional Epistemology of biology Researchers formation |
description |
O desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa em epistemologia da biologia, vem sendo considerado significativo na formação de professores e pesquisadores de Ensino de Ciências e Biologia. A formação de pesquisadores capazes de compreender a Ciência a que estudam caracteriza-se como um processo de superação de obstáculos e rupturas do conhecimento. As discussões sobre a natureza do conhecimento biológico conferem à Biologia seu caráter autônomo como área específica do saber. O conhecimento sobre os fenômenos do mundo vivo deve ser orientado por uma visão que considere a interação entre sistemas. Nesta perspecitva, foi proposto por Meglhioratti et al (2008) e Meglhioratti (2009) um modelo de hierarquia escalar sobre os fenômenos vivos, este modelo é formado por três níveis hierárquicos [ecológico [organismo [genético molecular]]]. Ao estipular esse modelo, entende-se que o nível superior (interações ecológicas) estabelece condições de contorno para processos no nível focal (organismo), enquanto o nível inferior estabelece condições iniciadoras potenciais para os processos focais. Esses três níveis de organização foram objeto de estudo de três trabalhos de doutorado. No presente trabalho o nível inferior, genético molecular, foi escolhido como foco de estudo epistemológico, optou-se por estudar o material genético e também a problemática atual sobre o conceito de gene. A partir destas discussões sobre formação de pesquisadores e o conhecimento epistemológico da Biologia e sobre o material genético, foi organizado o Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), o grupo foi formado por alunos de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três pesquisadoras desenvolvendo trabalhos de doutorado, a professora coordenadora e professores... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-02 2014-06-11T19:31:41Z 2014-06-11T19:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares. 2011. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. http://hdl.handle.net/11449/102025 000677774 andrade_mabs_dr_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares. 2011. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. 000677774 andrade_mabs_dr_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
219 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128509697064960 |