O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Luciane Pereira de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182438
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta curricular voltada para o desenvolvimento integral do estudante. O estudo de caso que aqui desenvolvido, descreve e analisa os processos de ensino-aprendizagem musical como fator de desenvolvimento integral humano, realizados no Colégio Marupiara, instituição educacional privada, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, durante o período de 2002 a 2017. Definiu-se o conceito de desenvolvimento integral a partir da análise e convergência do “Relatório Delors” (1996), com foco nos quatro pilares educacionais (aprender a conhecer, fazer, conviver e ser) e da “Carta da Transdisciplinaridade” (1994), complementado pelo levantamento bibliográfico. Foram levantados artigos e trabalhos acadêmicos voltados para a música na educação básica, os quais traziam as palavras-chave desenvolvimento integral ou formação integral. Analisou-se os planejamentos, projetos, notas e relatos dos processos de ensino-aprendizagem musical que desenvolvi nesse colégio. Na análise desses procedimentos, trago a epistemologia musical do ensino musical do Colégio Marupiara e defino a incontestável fundamentação deste trabalho nas ações pedagógicas relatadas pelos compositores e educadores musicais, H. J. Koellreutter e Murray Schafer. Constatei, ao final da pesquisa, a relevância em construir o currículo de música desenvolvido no colégio, obedecendo princípios pedagógicos, respeitando o Projeto Pedagógico, para além da ideia de um ensino voltado exclusivamente ao aprendizado da linguagem musical, mas investindo no exercício da sensorialidade; da percepção sobre si, do mundo e do outro; da autonomia e da criticidade, demonstrando como e confirmando que os processos de ensino-aprendizagem musicais contribuem singularmente para o desenvolvimento integral humano.
id UNSP_4b242075dc9d7f6c96545eebbe1d3ad8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182438
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio MarupiaraEl proceso de enseñanza-aprendizaje musical: un factor de desarrollo integral humano en el Colégio MarupiaraThe process of musical teaching-learning: a factor of integral human development in Colégio MarupiaraEnsino musicalDesenvolvimento integral humanoProcesso de ensino-aprendizagem musicalMusic educationHuman integral developmentMusical teaching-learning processEsta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta curricular voltada para o desenvolvimento integral do estudante. O estudo de caso que aqui desenvolvido, descreve e analisa os processos de ensino-aprendizagem musical como fator de desenvolvimento integral humano, realizados no Colégio Marupiara, instituição educacional privada, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, durante o período de 2002 a 2017. Definiu-se o conceito de desenvolvimento integral a partir da análise e convergência do “Relatório Delors” (1996), com foco nos quatro pilares educacionais (aprender a conhecer, fazer, conviver e ser) e da “Carta da Transdisciplinaridade” (1994), complementado pelo levantamento bibliográfico. Foram levantados artigos e trabalhos acadêmicos voltados para a música na educação básica, os quais traziam as palavras-chave desenvolvimento integral ou formação integral. Analisou-se os planejamentos, projetos, notas e relatos dos processos de ensino-aprendizagem musical que desenvolvi nesse colégio. Na análise desses procedimentos, trago a epistemologia musical do ensino musical do Colégio Marupiara e defino a incontestável fundamentação deste trabalho nas ações pedagógicas relatadas pelos compositores e educadores musicais, H. J. Koellreutter e Murray Schafer. Constatei, ao final da pesquisa, a relevância em construir o currículo de música desenvolvido no colégio, obedecendo princípios pedagógicos, respeitando o Projeto Pedagógico, para além da ideia de um ensino voltado exclusivamente ao aprendizado da linguagem musical, mas investindo no exercício da sensorialidade; da percepção sobre si, do mundo e do outro; da autonomia e da criticidade, demonstrando como e confirmando que os processos de ensino-aprendizagem musicais contribuem singularmente para o desenvolvimento integral humano.This research aims to elaborate a curricular proposal focused on the integral development of the student. The case study that develops here describes and analyzes the processes of teaching musical learning as a factor of integral human development carried out in the Colégio Marupiara, private educational institution located in the East Zone of São Paulo, during the period from 2002 to 2017. The concept of integral development was defined from the analysis and convergence of the "Delors Report" (1996), focusing on the four educational pillars (learning to know, doing, living and being) and the " Charter of Transdisciplinarity " (1994), complemented by a bibliographical survey. Articles and academic works focused on music in basic education were brought up that included the words integral development or integral formation. The planning, projects, notes and reports of the teaching-learning processes that I developed in this college were analyzed. In the analysis of these procedures, I bring the musical epistemology of the musical education of the Colégio Marupiara and I define the undeniable foundation of this work in the pedagogical actions reported by musical composers and educators H. J. Koellreutter and Murray Schafer. I found at the end of the research, the relevance of constructing the music curriculum developed in this school obeying pedagogical principles, respecting the Pedagogical Project, besides the idea of a teaching focused exclusively on learning the musical language, investing in the exercise of sensorality; perception about oneself, the world and the other; autonomy and criticality, demonstrating how and confirming that the musical teaching-learning processes contribute singularly to the integral human development.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Luciane Pereira de [UNESP]2019-07-01T16:51:58Z2019-07-01T16:51:58Z2019-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18243800091811533004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:19:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182438Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:50:53.734385Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara
El proceso de enseñanza-aprendizaje musical: un factor de desarrollo integral humano en el Colégio Marupiara
The process of musical teaching-learning: a factor of integral human development in Colégio Marupiara
title O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara
spellingShingle O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara
Morais, Luciane Pereira de [UNESP]
Ensino musical
Desenvolvimento integral humano
Processo de ensino-aprendizagem musical
Music education
Human integral development
Musical teaching-learning process
title_short O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara
title_full O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara
title_fullStr O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara
title_full_unstemmed O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara
title_sort O processo de ensino-aprendizagem musical: um fator de desenvolvimento integral humano no Colégio Marupiara
author Morais, Luciane Pereira de [UNESP]
author_facet Morais, Luciane Pereira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Luciane Pereira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino musical
Desenvolvimento integral humano
Processo de ensino-aprendizagem musical
Music education
Human integral development
Musical teaching-learning process
topic Ensino musical
Desenvolvimento integral humano
Processo de ensino-aprendizagem musical
Music education
Human integral development
Musical teaching-learning process
description Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta curricular voltada para o desenvolvimento integral do estudante. O estudo de caso que aqui desenvolvido, descreve e analisa os processos de ensino-aprendizagem musical como fator de desenvolvimento integral humano, realizados no Colégio Marupiara, instituição educacional privada, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, durante o período de 2002 a 2017. Definiu-se o conceito de desenvolvimento integral a partir da análise e convergência do “Relatório Delors” (1996), com foco nos quatro pilares educacionais (aprender a conhecer, fazer, conviver e ser) e da “Carta da Transdisciplinaridade” (1994), complementado pelo levantamento bibliográfico. Foram levantados artigos e trabalhos acadêmicos voltados para a música na educação básica, os quais traziam as palavras-chave desenvolvimento integral ou formação integral. Analisou-se os planejamentos, projetos, notas e relatos dos processos de ensino-aprendizagem musical que desenvolvi nesse colégio. Na análise desses procedimentos, trago a epistemologia musical do ensino musical do Colégio Marupiara e defino a incontestável fundamentação deste trabalho nas ações pedagógicas relatadas pelos compositores e educadores musicais, H. J. Koellreutter e Murray Schafer. Constatei, ao final da pesquisa, a relevância em construir o currículo de música desenvolvido no colégio, obedecendo princípios pedagógicos, respeitando o Projeto Pedagógico, para além da ideia de um ensino voltado exclusivamente ao aprendizado da linguagem musical, mas investindo no exercício da sensorialidade; da percepção sobre si, do mundo e do outro; da autonomia e da criticidade, demonstrando como e confirmando que os processos de ensino-aprendizagem musicais contribuem singularmente para o desenvolvimento integral humano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01T16:51:58Z
2019-07-01T16:51:58Z
2019-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182438
000918115
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/182438
identifier_str_mv 000918115
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129127470858240