Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giorgetti, Luiz Rafael Moretto [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155935
Resumo: A dissertação realizada investiga e reflete em que medida as variadas práticas pedagógicas podem auxiliar no refinamento da escuta musical no âmbito do ensino de percepção musical. A escuta musical apurada é uma das virtudes necessárias para que o músico se prepare para as demais disciplinas relacionadas à música e também atue de forma consistente no mercado profissional. Para tanto, foram traçados quatro objetivos: 1. Verificar nas publicações e nas práticas musicais, quais as diferentes metodologias de ensino da percepção musical, com o intuito de compreender qual a melhor forma de repassar esses ensinamentos para os alunos; 2. Averiguar quais as principais dificuldades dos alunos nessa disciplina; 3. Verificar, a partir do levantamento bibliográfico realizado, quais as capacidades e habilidades necessárias para que os alunos desenvolvam uma escuta musical mais refinada e satisfatória; 4. Reavaliar a metodologia do autor da presente pesquisa, a partir dos resultados coletados no levantamento bibliográfico e nas respostas obtidas nos questionários. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como base de análise o levantamento bibliográfico realizado com o termo “ensino de percepção musical”, além da avaliação dos dois questionários dirigidos para os alunos que cursaram a disciplina “Teoria e Percepção Musical” no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde atuo como docente. Os questionários realizados apontaram para as dificuldades e sugestões dadas pelos alunos na condução da disciplina. A análise do levantamento bibliográfico e da fundamentação teórica permitiu elencar as competências necessárias para o aprimoramento da escuta musical. Também foi objeto de reflexão a minha própria metodologia, considerando-se as diversas metas apontadas pelos pesquisadores avaliados. A discussão dos resultados tornou possível listar as seguintes propostas metodológicas que auxiliam um aluno de música a ter um bom desenvolvimento da escuta musical: contextualização e vivência dos exemplos e repertório musical empregado; adoção de um repertório misto em sala de aula; uso de softwares e recursos tecnológicos para os alunos utilizarem na prática diária; apreciação musical de obras em sala de aula, de acordo com o nível da classe; desenvolvimento, por parte do professor, da criatividade musical do aluno a partir da improvisação, transcrição e produção de arranjos.
id UNSP_3b227b900eecaaa3de8df252c03f621c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155935
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musicalPedagogical practices contributing to the development of musical hearing in the discipline of musical perceptionDesenvolvimento da escuta musicalDesenvolvimento musical integralEnsino da percepção musicalPesquisa quanti-qualiMusical hearing developmentTotal music developmentMusical perception teachingQuanti-quali researchA dissertação realizada investiga e reflete em que medida as variadas práticas pedagógicas podem auxiliar no refinamento da escuta musical no âmbito do ensino de percepção musical. A escuta musical apurada é uma das virtudes necessárias para que o músico se prepare para as demais disciplinas relacionadas à música e também atue de forma consistente no mercado profissional. Para tanto, foram traçados quatro objetivos: 1. Verificar nas publicações e nas práticas musicais, quais as diferentes metodologias de ensino da percepção musical, com o intuito de compreender qual a melhor forma de repassar esses ensinamentos para os alunos; 2. Averiguar quais as principais dificuldades dos alunos nessa disciplina; 3. Verificar, a partir do levantamento bibliográfico realizado, quais as capacidades e habilidades necessárias para que os alunos desenvolvam uma escuta musical mais refinada e satisfatória; 4. Reavaliar a metodologia do autor da presente pesquisa, a partir dos resultados coletados no levantamento bibliográfico e nas respostas obtidas nos questionários. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como base de análise o levantamento bibliográfico realizado com o termo “ensino de percepção musical”, além da avaliação dos dois questionários dirigidos para os alunos que cursaram a disciplina “Teoria e Percepção Musical” no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde atuo como docente. Os questionários realizados apontaram para as dificuldades e sugestões dadas pelos alunos na condução da disciplina. A análise do levantamento bibliográfico e da fundamentação teórica permitiu elencar as competências necessárias para o aprimoramento da escuta musical. Também foi objeto de reflexão a minha própria metodologia, considerando-se as diversas metas apontadas pelos pesquisadores avaliados. A discussão dos resultados tornou possível listar as seguintes propostas metodológicas que auxiliam um aluno de música a ter um bom desenvolvimento da escuta musical: contextualização e vivência dos exemplos e repertório musical empregado; adoção de um repertório misto em sala de aula; uso de softwares e recursos tecnológicos para os alunos utilizarem na prática diária; apreciação musical de obras em sala de aula, de acordo com o nível da classe; desenvolvimento, por parte do professor, da criatividade musical do aluno a partir da improvisação, transcrição e produção de arranjos.The present dissertation aims at checking and reflecting on pedagogical practices that contributes to a refined musical hearing related to musical perception teaching. A sharp musical hearing is required to musicians who intend to study, teach or work in the musical area. Hence, four purposes were set: 1. Checking in articles and musical practices, what are the best methods for teaching musical perception; 2. Finding out the students’ difficulties when learning music perception; 3. Verifying, by means of a bibliographical survey, what are the competences and abilities required to develop a more refined and satisfactory musical hearing; 4. Reevaluating the methodology of this thesis’ author from the results collected in the questionnaires and bibliography. This qualitative study was based on the term “Musical Perception Teaching” as well as two questionnaires answered by the students who studied the subject “Theory and Musical Perception” at the Drama and Music Conservatory “Dr. Carlos de Campos” in Tatuí, São Paulo, where this thesis’ author works as a teacher. The questionnaires pointed the students’ suggestions and difficulties related to Musical Perception. The theoretical reference and bibliographical analyses allowed listing the competences needed for improving musical hearing. Moreover, based on the several targets mentioned by the researchers, this thesis’s author reevaluated his own teaching methods. The results showed the following pedagogical practices for improving musical hearing: contextualization and background experiences from examples and musical repertoire; choosing a mixed repertoire for classes; using softwares and technological resources that students can apply for daily practice; promoting musical appreciation during classes according to students’ knowledge; teachers, as far as possible, should stimulate musical creativity by means of improvisation, transcription and development of musical arrangement.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giorgetti, Luiz Rafael Moretto [UNESP]2018-09-07T00:17:00Z2018-09-07T00:17:00Z2018-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15593500090754633004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-22T06:06:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-22T06:06:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical
Pedagogical practices contributing to the development of musical hearing in the discipline of musical perception
title Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical
spellingShingle Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical
Giorgetti, Luiz Rafael Moretto [UNESP]
Desenvolvimento da escuta musical
Desenvolvimento musical integral
Ensino da percepção musical
Pesquisa quanti-quali
Musical hearing development
Total music development
Musical perception teaching
Quanti-quali research
title_short Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical
title_full Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical
title_fullStr Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical
title_sort Práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical na disciplina de percepção musical
author Giorgetti, Luiz Rafael Moretto [UNESP]
author_facet Giorgetti, Luiz Rafael Moretto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Giorgetti, Luiz Rafael Moretto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da escuta musical
Desenvolvimento musical integral
Ensino da percepção musical
Pesquisa quanti-quali
Musical hearing development
Total music development
Musical perception teaching
Quanti-quali research
topic Desenvolvimento da escuta musical
Desenvolvimento musical integral
Ensino da percepção musical
Pesquisa quanti-quali
Musical hearing development
Total music development
Musical perception teaching
Quanti-quali research
description A dissertação realizada investiga e reflete em que medida as variadas práticas pedagógicas podem auxiliar no refinamento da escuta musical no âmbito do ensino de percepção musical. A escuta musical apurada é uma das virtudes necessárias para que o músico se prepare para as demais disciplinas relacionadas à música e também atue de forma consistente no mercado profissional. Para tanto, foram traçados quatro objetivos: 1. Verificar nas publicações e nas práticas musicais, quais as diferentes metodologias de ensino da percepção musical, com o intuito de compreender qual a melhor forma de repassar esses ensinamentos para os alunos; 2. Averiguar quais as principais dificuldades dos alunos nessa disciplina; 3. Verificar, a partir do levantamento bibliográfico realizado, quais as capacidades e habilidades necessárias para que os alunos desenvolvam uma escuta musical mais refinada e satisfatória; 4. Reavaliar a metodologia do autor da presente pesquisa, a partir dos resultados coletados no levantamento bibliográfico e nas respostas obtidas nos questionários. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como base de análise o levantamento bibliográfico realizado com o termo “ensino de percepção musical”, além da avaliação dos dois questionários dirigidos para os alunos que cursaram a disciplina “Teoria e Percepção Musical” no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde atuo como docente. Os questionários realizados apontaram para as dificuldades e sugestões dadas pelos alunos na condução da disciplina. A análise do levantamento bibliográfico e da fundamentação teórica permitiu elencar as competências necessárias para o aprimoramento da escuta musical. Também foi objeto de reflexão a minha própria metodologia, considerando-se as diversas metas apontadas pelos pesquisadores avaliados. A discussão dos resultados tornou possível listar as seguintes propostas metodológicas que auxiliam um aluno de música a ter um bom desenvolvimento da escuta musical: contextualização e vivência dos exemplos e repertório musical empregado; adoção de um repertório misto em sala de aula; uso de softwares e recursos tecnológicos para os alunos utilizarem na prática diária; apreciação musical de obras em sala de aula, de acordo com o nível da classe; desenvolvimento, por parte do professor, da criatividade musical do aluno a partir da improvisação, transcrição e produção de arranjos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-07T00:17:00Z
2018-09-07T00:17:00Z
2018-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/155935
000907546
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/155935
identifier_str_mv 000907546
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649488247586816